O dossiê completo sobre os benefícios da Kombucha

por Giulia Coronato

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da Kombucha ou até ter esbarrado em uma na geladeira do supermercado. Mas será que você sabe o que ela é e quais os benefícios da Kombucha? A bebida fermentada super gasosa, vem aos poucos dominando o mundo fitness e o universo do wellness, por suas quase infinitas vantagens. 

Pouco se sabe sobre a origem da Kombucha, diz a lenda que a bebida é datada da dinastia do imperador Qin Shi Huang (221-206 AC). A história conta que o imperador Qin, procurava todos os meios possíveis para prolongar sua vida e tomava Kombucha como seu “chá para imortalidade’’. Esse chá era feito especialmente para ele por alquimistas. É muito provável que a Kombucha tenha surgido na China, já que o chá é originário do país, assim como muitas fermentações que consumimos. Em documentos antigos, podemos achar diversas menções ao “elixir da vida longa” como um chá fermentado a partir de um cogumelo, muitos acreditam que esse cogumelo é o scoby (cultura de bactérias usadas para produzir a Kombucha).

Se você já conhece a bebida, já consome ou está lendo esse nome pela primeira vez, continue aqui e descubra os benefícios da Kombucha, o que ela é, onde encontrá-la e como consumi-la:

It girls - Kombucha - Kombucha - Outono - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Smart Liv (Reprodução)

_o que é?

A Kombucha é uma bebida gasosa fermentada feita a partir de chás, normalmente o chá preto ou o chá verde, fermentado por leveduras e bactérias que levam o nome de scoby. O scoby é uma placa gelatinosa de uma cultura de bactérias e é formado após um processo único de fermentação de bactérias de ácido láctico, bactérias de ácido acético e fermento, além de possuir várias vitaminas, como a B1, B2, B6, B12 e C, aminoácidos, lipídios, proteínas e minerais, sendo por isso, uma bebida que fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal. Sua forma de preparo é parecida com a do iogurte caseiro e do Kefir, mas usa-se o chá preto ao invés do leite como ingrediente fundamental. Após o chá estar fermentado, o líquido é saborizado, com sucos ou até outros chás. Deixando-a mais apetitosa e saborosa, porque cá entre nós, o gosto da Kombucha pura não é dos melhores.

_quais os benefícios?

Os benefícios da Kombucha são diversos e não é à toa que a bebida se tornou tão popular no universo do wellness e do bem-estar. As principais funções da bebida gasosa são melhorar a função intestinal e aumentar a imunidade. Além disso, ela regula o apetite, combate a gastrite regulando o pH do estômago, atua como desintoxicante do organismo, melhora o funcionamento do intestino e acelera o metabolismo, melhora o funcionamento do fígado e, por ser rico em antioxidantes, dá um boost na imunidade (perfeito para o momento, né?). Os benefícios da Kombucha são tantos, que apesar do gosto duvidoso, cada vez mais a bebida conquista adeptos ao redor do mundo.

_aonde encontrar?

A Kombucha pode ser feita em casa e não é uma receita assim tão complicada, mas pra isso, você precisa ter em mãos um scoby orgânico e de fonte confiável, a fim de reduzir o risco de exposição a bactérias ruins e garantir a qualidade final do produto. Por isso, o mais recomendado para quem quer introduzir a bebida em sua rotina e apreciar os benefícios da Kombucha, é comprá-la pronta. Hoje, já existe uma grande variedade no mercado, de diversos sabores e marcas. Em redes de supermercados maiores é super fácil de encontrar, ou em lojas especializadas de produtos orgânicos e saudáveis.

_como consumir?

A bebida pode ser consumida a qualquer hora do dia, mas especialistas e estudiosos do tema, dizem que para absorvermos todos os benefícios da Kombucha, o ideal é consumi-la pela manhã, em jejum ou assim que acordar. Mas, claro que nada impede de você ingerir no período da tarde ou durante a noite.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar