O guia para encontrar a máscara capilar ideal

por Lara Lincoln

De uns tempos para cá só da ele nos cuidados com as madeixas: o cronograma capilar! O tratamento funciona como uma agenda de beleza que envolve hidratação, nutrição e reconstrução. A frequência e repetição de cada passo vai depender das necessidades dos seus fios e de uma análise para identificar quais ingredientes o seu cabelo precisa.

Na hidratação o objetivo é repor a água na fibra capilar, por isso, glicerina, pantenol, aloe vera e extratos de frutas são indispensáveis. Na nutrição, os óleos são protagonistas, eles melhoram a elasticidade dos fios e fazem parte da rotina dos cachos definidos. Por último, a reconstrução, tratamento intensivo que repõe massa e queratina, máscaras com colágeno, aminoácidos e queratinas entram nesse cuidado. 

E, sim, entender o básico faz toda a diferença na hora de escolher a máscara capilar ideal. Apostar em um produto que atenda as necessidades do cabelo cacheado, liso, oleoso, ressecado e com frizz garante madeixas saudáveis. Se você ainda fica confusa, faz o teste de porosidade em casa: coloque um fio de cabelo em um copo d'água, se ele afundar, aposte nas reconstruções, se ficar no meio do copo, vá de nutrição, mas se boiar, você só precisa de hidratação. Depois, é só escolher a sua máscara favorita neste guia

Candice Swanepoel
Foto: Candice Swanepoel
hidratar

A hidratação pode ser feita semanalmente, até nos fios sem químicas e saudáveis. Ela ajuda a repor água nos fios e funciona em todos os tipos de cabelo. O tratamento é mais leve mas é indispensável para manter a vitalidade e elasticidade das madeixas. 

nutrir

Nutrição é sinônimo de óleo. Ela é o tratamento indispensável das cacheadas porque ajuda a remover o frizz e dar definição nos fios. Produtos com óleo de argan, rícino, karité, cacau e ceras vegetais integram as máscaras nutritivas. 

reconstruir

A reconstrução é ideal no pós-química e ajuda a devolver a massa capilar. Ela fortalece, melhora a estrutura das cutículas e a elasticidade do cabelo. O mais importante: não exagere na reconstrução, ok? O ideal é apostar no tratamento de 15 em 15 dias para não deixar os fíos rígidos pelo excesso de queratina. 

cachos

Existem máscaras específicas para as cacheadas, elas são enriquecidas com óleos e ingredientes que ajudam a controlar o frizz, volume e definem a estrutura capilar. Elas são ideais porque não pesam nos cachos e não deixam os fios oleosos. 

liso

A hidratação dá uma força na conquista pelo liso perfeito, longe de porosidade e indefinição. Uma boa opção são as máscaras que hidratam e, ao mesmo tempo, removem as impurezas e acúmulos de produtos nas cutículas - o que deixa o cabelo liso oleoso e muito pesado. 

colorido

Precisa manter a cor por mais tempo e, de quebra, garantir fios nutridos? Máscaras pós-química são essenciais na missão! Elas possuem diversos ingredientes que, em conjunto, fecham as cutículas, intensificam a cor, equilibram o pH e ainda restauram massa capilar. 

Você também vai gostar