O nosso resumão de tendências do SPFW N58

por Izabela Suzuki

Mais uma edição do São Paulo Fashion Week chegou ao fim. Com estreias nas passarelas como Dario Mittmann, trazendo uma estética divertida e colorida, e as aguardadas Artemisi e Bold Strap, com seus looks ousados e cheios de personalidade, proporcionando um verdadeiro show no Parque Ibirapuera e também no Shopping Iguatemi, a última semana nos reservou muitas boas surpresas. E claro, de olho nas tendências do SPFW N58, trouxemos um compilado das coisas mais legais que vimos.

Abaixo, você confere um pouco sobre os desfiles do São Paulo Fashion Week e as trends que marcaram a edição, que encerra a temporada mais agitada da moda com muitas referências ao Brasil e uma valorização da nossa moda nacional. Vem conferir.

1. brasilidades: inspiração na cultura regional e tradicional

Marcas como Dendezeiro, Angela Brito e Catarina Mina exploram a riqueza cultural e as tradições de suas raízes, seja do sertão brasileiro, Cabo Verde ou do Ceará. O uso de técnicas artesanais, como trançados, redendê, crochê e bordados, reflete a valorização do trabalho manual e do patrimônio cultural local, algo que foi destaque no SPFW N58.

2. sustentabilidade e tecnologias ecológicas

A preocupação com o meio ambiente segue como uma forte tendência. A Amapô Jeans, por exemplo, utiliza fibras naturais e recicladas em suas peças, enquanto a Normando aposta em fibras alternativas como juta, algodão e malva, promovendo práticas têxteis mais sustentáveis.

3. novas texturas e materiais inusitados

A coleção da Handred destaca bordados em 3D, enquanto Catarina Mina utiliza uma colaboração com borracha amazônica - que ficou lindo na passarela. Enquanto a Silvério aposta em cetim e veludo, combinando técnicas de alfaiataria com cortes inovadores, como os espiralados. Essas escolhas materiais buscam trazer inovação estética e funcionalidade no dia a dia.

4. paleta de cores terrosas e neutras

Tons que remetem à terra, como marrom, bege, camelo e vermelho, aparecem fortemente nas coleções de Dendezeiro, Angela Brito e Handred. Essas cores evocam uma conexão com a natureza e refletem um desejo por raízes e uma maior conexão com a nossa terra. 

Leia Também: Está apaixonada por looks marrons estilosos? Aqui estão 30 peças

5. modelagens fluidas e volumosas

O destaque para volumes é marcante, como nos designs de Angela Brito, que se inspira nos volumes carregados por mulheres criolas, e na Silvério, que explora modelagens espiraladas e cortes em viés, criando formas que abraçam o corpo e resultam em movimentos com fluidez e impacto nas passarelas. Com certeza uma das tendências do SPFW N58 que mais gostamos de ver.

6. fusão entre moda e outras formas de arte

O uso de narrativas literárias e artísticas também ganha força, como visto na Dendezeiro, inspirada em Vidas Secas, na The Paradise, com sua ode aos contos infantis, e na Silvério, que bebe da fonte do cyberpunk e da literatura romântica erótica e Dario Mittmann e seus dupes divertidos. Isso reflete uma tendência de moda conceitual que vai além da estética, promovendo reflexões culturais e sociais.

Você também vai gostar