Tudo o que rolou de mais incrível na Semana de Moda de Paris 2024

por Izabela Suzuki

Estamos na reta final da Paris Fashion Week 2024 e, sim, já podemos dizer que estamos com saudades de acompanhar o mês mais movimentado e intenso da moda. De Nova York à Cidade Luz, tentamos ao máximo ficar de olho nas novidades, desfiles, highlights e no street style — haja disposição! Agora, com o fim do mês mais agitado do ano, é hora de fazer um recap do que aconteceu de mais incrível na PFW, a fashion week mais aguardada do calendário.

Da coleção de Alessandro Michele para a Valentino até a estreia da Ganni na Paris Fashion Week 2024, continue lendo conosco para descobrir nossos destaques favoritos e mais marcantes da temporada. E aí, nos vemos em 2025, lá em Copenhagen?

Alessandro Michele e Valentino

Apesar de ter dividido opiniões, a estreia da coleção primavera/verão de Alessandro Michele para a Valentino foi, sem dúvida, um dos pontos altos da Paris Fashion Week. Ouvimos de tudo: que Michele merece sua própria marca, que as roupas eram puramente "Gucci", entre outros comentários. No entanto, se mergulharmos nos arquivos da Valentino de décadas atrás, veremos que Michele é, de fato, uma das melhores escolhas para a grife, especialmente após ficarmos órfãos de Pierpaolo.

Na primeira fila? Elton John, Harry Styles, Florence Welch, Colman Domingo e Damiano David, do Måneskin, marcaram presença para prestigiar Michele e seus 85 looks, repletos de referências sazonais que só ele sabe fazer.

Bella Hadid na Saint Laurent

Para muitos, esse pode não ter sido o maior acontecimento da PFW, mas ver Bella Hadid de volta às passarelas, ainda por cima com um terninho preto de cair o queixo, foi marcante. Embora a presença da irmã Hadid tenha encantado muitos, o destaque também vai para a coleção da Saint Laurent. Anthony Vaccarello retornou à Rue de Bellechasse após oito anos — desde sua estreia na grife — e apresentou mais uma coleção atemporal, imune às microtendências, evocando o estilo pessoal de YSL. Ele praticamente abriu a Paris Fashion Week com o pé direito.

Ganni vai à Paris

De Copenhagen a Paris, a descolada Ganni trouxe às ruas da França uma coleção despojada, ousada e cheia de personalidade, feita para as fiéis seguidoras da marca dinamarquesa. Alternando entre tons sóbrios e uma paleta neon — com destaque para o verde "brat" —, e flertando com o xadrez e até uma alfaiataria com toques modernos, a Ganni prova que seu espaço no mundo da moda é merecido e que a marca está destinada a crescer ainda mais. Estamos ansiosas para acompanhar de perto essa evolução.

Christian Louboutin e o show na Piscine Molitor

Quem diria que veríamos um espetáculo nos pés das pessoas na Paris Fashion Week 2024? Aliás, Christian Louboutin quase sempre se empenha em criar uma verdadeira performance, e em um momento em que vemos menos shows teatrais à la Mugler ou Galliano, foi um deleite presenciar a equipe de natação artística da França em uma performance retrô — e, ao mesmo tempo, futurista — intitulada "Paris is Louboutining."

O ponto alto, sem dúvidas, foi o escorregador gigante em forma de Louboutin, com cores psicodélicas em tons de vermelho e azul, provocando euforia e tirando o termo "minimalista" do nosso vocabulário por alguns instantes. 

Coperni na Disney Paris

Definitivamente, um dos momentos mais aguardados da Paris Fashion Week 2024 foi o show da Coperni. Primeiro, porque Arnaud Vaillant e Sébastien Meyer nunca deixam de surpreender, e segundo, porque o desfile, pela primeira vez na história, foi realizado na Disney Paris. Repleto de referências aos filmes icônicos da companhia, como Branca de Neve e Malévola, além dos personagens clássicos como Mickey, o desfile foi amplamente comentado e ainda contou com um casting de peso, incluindo Kylie Jenner.

Chemena Kamali e o boho na Chloé

Outro acontecimento que parou as redes sociais e as inundou de comentários positivos foi a segunda coleção de Chemena Kamali para a Chloé. Evocando o melhor do espírito de verão, Kamali flertou com o balonê, brincou com estampas, e trouxe rendas e transparências para a passarela. Além disso, ela incorporou o elemento essencial para qualquer coleção: diversão e satisfação pessoal. Dá gosto de ver alguém tão apaixonada pelo que faz na moda, e é igualmente prazeroso se apaixonar pelas peças tão bem executadas da marca.

Você também vai gostar