O que é a bolsa baguete, modelos icônicos e suas versões baratex

por Karen Merilyn

A bolsa baguete é com certeza um dos modelos mais marcantes da moda de todos os tempos. Não é por acaso que se tornou a primeira it-bag da história, se reinventou ao longo dos anos e hoje é praticamente obrigatória no catálogo de toda marca. Prática, bonita e muito fashionista, é definitivamente um acessório para ter no armário. 

Com um design tão memorável, é claro que teve versões icônicas em várias grifes. Agora, nós te explicamos o que torna uma bolsa, uma baguete, e quais são as histórias por trás de cinco delas, além de opções similares baratex para você garantir uma para chamar de sua. 

Leia também: 7 curiosidades sobre a Paris Fashion Week

tá, mas o que caracteriza uma bolsa baguete?

Para falar da bolsa, precisamos falar sobre as suas principais características. A bolsa baguete geralmente é retangular e com uma alça curtinha, que a deixa bem próxima ao ombro.

Outro fato curioso sobre a bolsa baguete é a origem do nome. Ele foi inspirado no pão tradicional da França, a baguete, que parece um pão francês, só que bem mais longo. Os franceses costumam carregá-lo embaixo do braço, dentro de um saco de papel. Por realmente remeter à imagem de uma baguete sendo levada por uma francesa no dia a dia, o acessório ganhou esse nome.

as bolsas baguete mais icônicas:

Sarah Jessica Parker - bolsa - bolsa baguete - acessório - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Sarah Jessica Parker (Getty Images)


Fendi Baguette

É claro que a primeira bolsa baguete icônica não poderia ser outra. A Fendi Baguette deu origem à popularidade do modelo e fez história. Lançada em 1997, seu boom veio com a série "Sex And The City". Quando Carrie Bradshaw usou o modelo, ela se tornou tão desejada que esgotou rapidamente e originou as listas de espera que hoje são tão comuns nas grifes.

Atualmente, a Fendi tem diversas versões dessa bolsa que nunca deixou de ser queridinha das fashionistas. 

Kendall Jenner - bolsa - bolsa baguete - acessório - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Kendall Jenner (Getty Images)

Prada Nylon Bag

Outro modelo que fez história foi a Nylon Bag, da Prada. Em 1984, uma época que o luxo e a ostentação reinavam nas passarelas, Miuccia Prada foi na contramão e criou uma bolsa feita de nylon. O resultado não poderia ser outro: ela se tornou um clássico da grife, que se tornou referência no material. Atualmente, o modelo mais popular é a Re-Edition 2005, que traz o design dos anos 2000 com um nylon sustentável. 

Dakota Johnson - bolsa - bolsa baguete - acessório - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Dakota Johnson (Divulgação)

Gucci Jackie

A bolsa baguete da Gucci, criada em 1961, foi batizada com esse nome porque era a favorita da primeira-dama Jackie Kennedy. Originalmente, ela era maior, mas, em 2020, o então diretor criativo da grife, Alessandro Michele, relançou a peça em tamanho menor e em diversas cores, tornando-a a bolsa perfeita para se ter no armário. 

Kylie Jenner - bolsa - bolsa baguete - acessório - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Kylie Jenner (Reprodução/Instagram)

Diesel 1DR

Apesar de ser uma novidade, a 1DR bag da Diesel já conquistou status icônico por diversos motivos. O principal deles é que ela solidifica a posição da marca como uma das mais populares do mundo, de acordo com a Lyst, especialmente após a estreia de Glenn Martens como diretor criativo.

O design da bolsa apresenta uma estética característica da era Y2K, distintiva da grife. Após conquistar o gosto das fashionistas, a 1DR bag foi lançada em diversas cores e tamanhos.

Kōki - bolsa - bolsa baguete - acessórios - campanha - https://stealthelook.com.br
Foto: Kōki (Divulgação)

Coach Tabby

A primeira versão da bolsa Coach Tabby foi lançada nos anos 1970 e sempre foi querida pelos consumidores da marca. No entanto, foi com seu relançamento em 2021 que ela ficou mais popular que nunca.

Além de um design mais moderno, ela ganhou versões trendy — como a pillow, que tem um efeito inflado — e várias opções de cores. Com isso, ela conquistou tanto o público mais velho quanto a Gen Z, e até viralizou no TikTok.

a precursora da baguete:

Gigi Hadid - bolsa - bolsa baguete - acessório - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Gigi Hadid (Reprodução)

Chanel 2.55

Embora não seja bem uma bolsa baguete, a Chanel 2.55 possibilitou que esses modelos com alças mais longas, para usar nos ombros, fossem popularizadas. Ela foi criada pela própria Coco Chanel, que buscava estilo e praticidade, e podia ser usada tanto como a baguete, pendurada no ombro e embaixo do braço, quanto na transversal.

A partir daí, ela foi eternizada na maison e inspirou centenas de outros modelos, inclusive a 11.12, recriação de Karl Lagerfeld que se tornou uma das mais desejadas da marca, e a “Baguette Bag”, da coleção cruise 2024. 

Você também vai gostar