Se você segue perfis que falam sobre moda, beleza ou até mesmo economia - sim, economia! -, já deve ter ouvido sobre o Lipstick Index - ou Índice do Batom, em tradução livre. Esse index geralmente é atribuído a Leonard Lauder, um dos herdeiros da fortuna dos cosméticos da Estée Lauder.
Em 2001, quando a economia dos Estados Unidos estava em recessão, a marca notou que as vendas de batons aumentaram e com isso, a teoria diz que estes dois pontos são inversamente proporcionais. Em outras palavras, quando a economia está em baixa, as vendas de batons estão em alta.
"Quando a economia de um país está em crise e gastar dinheiro com bens não essenciais não é uma opção, comprar um batom pode ser uma forma de escapismo", de acordo com Natallia Bambiza, diretora e analista de beleza da empresa de pesquisa e mercado NPD Group.
Bambiza descreveu os batons como "luxo acessível", que as pessoas estão dispostas a comprar mesmo quando abrem mão de luxos como uma bolsa de grife ou joia.
quais outros pequenos luxos que as pessoas compram durante uma crise econômica?
Durante a recessão de 2008, as vendas de esmaltes decolaram, quando as pessoas deixaram de ir ao salão de beleza para fazer as unhas em casa.
Durante o primeiro ano de pandemia, a necessidade de usar máscaras tornou o batom uma compra inútil. Ao invés desse produto, as pessoas começaram a optar por fragrâncias, assim, é possível ver um aumento de 45% das vendas no primeiro trimestre de 2021 em relação ao ano anterior - mesmo se compararmos com os períodos pré-pandêmicos.
Larissa Jensen, vice-presidente e conselheira da indústria de beleza do NPD Group, disse ao Insider que os aromas ofereciam um momento de escapismo, durante um período especialmente sombrio e se tornavam "um meio de elevar nossos espíritos".
o índice do batom pode realmente prever uma recessão?
Provavelmente não. Nem sempre existe uma correlação entre as vendas de batons e a saúde econômica. Em alguns casos, as vendas de cosméticos cresceram em períodos de relativa prosperidade econômica, e caíram durante as crises.
"Quanto menores os dados econômicos se tornam, mais voláteis tendem a ser, e mais difícil é extrair o sinal subjacente", disse o economista Lou Crandall, ao The New York Times, sobre o índice de batom durante a recessão de 2008.
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Ainda assim, as vendas de produtos para lábios estão se recuperando em um momento em que muitos americanos têm uma visão complicada da economia. Os dados do NPD mostraram que os produtos para lábios, que incluem itens como batom e gloss, tiveram maior crescimento de janeiro a junho de 2022, com receita aumentando 28% no segundo trimestre.
No Brasil, depois da queda durante a pandemia, as vendas do mercado de beleza só voltaram ao ritmo em 2022, crescendo mais de 14% em relação a 2021, segundo matéria do Valor Econômico. Entretanto, de acordo com dados do E-Commerce Brasil, foi este ano que o setor viu os números de maquiagem decolarem novamente, com um aumento de 47% em relação ao primeiro trimestre de 2022, sendo que as categorias de batom, gloss e delineadores para lábios têm sido as grandes propulsoras desse crescimento.
Seja um reflexo real ou não do comportamento e do poder econômico dos consumidores, fato é que o Lipstick Index é uma forma interessante de analisar os movimentos do mercado de beleza. E isso nós adoramos acompanhar por aqui.
E é claro que aproveitamos o gancho para indicar vários batons nacionais e internacionais: