Com o retorno da Ana Paula Renault ao BBB dez anos depois da primeira participação, o que não passou despercebido foi sua pele saudável e bem cuidada, gerando curiosidade sobre produtos de sua rotina de skincare. E um item que ela usa sempre dentro da casa é a centella asiática.
Para falar tudo sobre esse ativo, conversamos com a Dra. Ligia Novais, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e fundadora da Sablier Clinique.

afinal, o que é a centella asiática?
A centella asiática é derivada de uma planta asiática milenar, que é usada na medicina, oferecendo benefícios calmantes, cicatrizantes e anti-inflamatórios. Ela se popularizou no mercado dermatológico pela atuação de pele acneica. No entanto, também tem outros benefícios.
“Ela tem ação multifuncional, com aplicação antiaging, de firmeza e também associada a exossomas vegetais, como o ativo Centella Reversa, obtido das células-tronco da Centella asiática, que foca na firmeza e na redução de linhas”, explica a dermatologista Dra. Ligia Novais.
para que serve e quais os benefícios?
Por conta de sua ação anti-inflamatória, ela auxilia principalmente a pele acneica, pois ajuda a reduzir a vermelhidão, alivia desconfortos, mas também é hidratante, aumenta a elasticidade e suaviza linhas. “Ela estimula a síntese de colágeno, proteína fundamental para a firmeza da pele", diz a dermatologista.
Mas não para por aí. “Também tem ação na reparação e cicatrização pois ajuda na regeneração e fortalecimento da barreira cutânea e acelera a cicatrização, dessa forma podendo ser usada também durante o tratamento de manchas e na sua prevenção ao melhorar a cicatrização de pequenas lesões, feridas e espinhas", complementa.
quando a centella asiática é indicada?
Segundo a Dra. Ligia, todas as peles podem se beneficiar desse ativo. No entanto, é importante consultar um dermatologista para escolher corretamente a forma e o produto com centella asiática mais adequado para a sua pele.
“Em uma rotina para a pele acneica, por exemplo, a centella asiática tem lugar como sérum na rotina matinal e noturna para o equilíbrio e controle da inflamação cutânea. Também pode substituir ativos como aloe vera ou pantenol trazendo mais benefícios junto com a hidratação, como a ação calmante, antiaging e reparadora", conta.
quando ela é contra-indicada?
No geral, não existem contraindicações para o ativo, mas é importante garantir com um médico que não há alergia ou hipersensibilidade para garantir a saúde da pele.
