O que é uma alimentação anti-inflamatória e como ela beneficia sua saúde?

por Giulia Coronato

Se você se interessa por wellness e está sempre em busca de novas formas para ser mais saudável, com certeza já se deparou com o termo alimentação anti-inflamatória. A dieta com foco na desinflamação do organismo está sendo muito falada pela comunidade médica e nutricionista e ganhando cada vez mais espaço no dia a dia de milhares de pessoas. 

A alimentação anti-inflamatória é capaz de mudar para sempre seu corpo e a forma como você se relaciona com os alimentos e nutrientes, por isso, para conhecer a fundo o tema e tirar todas as possíveis dúvidas, nos juntamos a Muriel Parisotto, Natural Chef à frente do Instagram Cura Alimentar - e expert no assunto - para nos contar tudo sobre esse estilo de alimentação. Além de esclarecer os benefícios, os sinais de um corpo inflamado e, de quebra, indicar duas receitas deliciosas e super saudáveis para você fazer já! Confira:

primeiramente, conte um pouco sobre você, quem você é e o que faz;

M.P.: "Oi, eu sou a Muri Parisotto, sou Natural Chef, cozinheira formada em gastronomia funcional. Após realizar vários cursos tanto no Brasil, quanto em Barcelona, local no qual eu vivo há 6 anos, e experienciando a implementação diária de hábitos de vida saudáveis, pude sentir na pele, literalmente, todos os benefícios por ter incorporado uma alimentação limpa e que tem o intuito de nutrir o meu corpo. Mudei os meus (maus) hábitos, e me entreguei por completo ao universo da cozinha e alimentação anti-inflamatória. Hoje em dia, eu trabalho acompanhando e orientando famílias de todos os lugares do mundo, faço imersões na casa dos meus clientes, realizo programas de desinflamação do organismo, acompanhamentos particulares ensinando receitas muito saborosas e nutritivas, ministro workshops, ajudando as pessoas que queiram vivenciar a experiência de ter uma alimentação mais consciente, com o objetivo de ter mais saúde, e assim ter mais qualidade de vida e mais sensação de bem estar. Esta é a minha missão: ser uma célula multiplicadora de alimentação consciente e anti-inflamatória, ajudando as pessoas a combaterem sinais e sintomas, e consequentemente, ajudando o nosso corpo a prevenir doenças futuras tão comuns na atualidade."

atualmente, muito se fala da alimentação anti-inflamatória, no que ela consiste?

M.P.: "Quando falamos em alimentação anti-inflamatória, nos referimos à uma alimentação que promove saúde. O principal objetivo é, através do alimento, combater e prevenir processos inflamatórios no organismo, ajudando na prevenção e surgimento de vários tipos de doenças, tão frequentes na atualidade, como: artrite, diabetes, Alzheimer, doenças auto imunes, obesidade e até mesmo o câncer. Porém, quando existe a manifestação de um corpo doente, ou, quando já existe uma doença instalada em nosso corpo, esta alimentação pode evitar a evolução deste problema, prevenindo o aparecimento de complicações. Além disso, a alimentação anti-inflamatória também ajuda a aumentar as defesas do corpo, facilitando os processos de cicatrização e diminuindo a formação de radicais livres, retardando desta forma o processo de envelhecimento."

It girls - alimentação anti-inflamatória, wellness, vida saudável, vegano - alimentação anti-inflamatória - Primavera - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: @cura.alimentar (Reprodução/Instagram)


quais os benefícios de introduzir uma alimentação anti-inflamatória no cotidiano?

M.P.: "Quando desinflamamos o nosso corpo, além de emagrecer com eficiência, eliminamos as toxinas que sobrecarregam nossos órgãos e nos deixam doentes, purificamos nosso organismo, e ele volta a funcionar em perfeita harmonia. O nosso paladar muda e começamos a sentir o real sabor dos alimentos e, naturalmente, não aceitamos mais alimentos muito salgados, ou muito doces, ou produtos altamente processados. É assim que acontece, de uma forma gradual e natural! Todos os benefícios se devem ao fato de a dieta se basear no consumo de alimentos naturais e ricos em antioxidantes, ao mesmo tempo que evita a ingestão de carnes, produtos alimentícios industrializados e ultraprocessados e ricos em gorduras ruins e açúcares refinados. Passamos a ter mais qualidade de vida! As dores desaparecem ou se atenuam, o nosso organismo funciona, existe uma melhora cognitiva muito expressiva, a nossa capacidade de raciocínio aumenta, a pele muda, o cabelo, as unhas, o nosso sono passa a ser reparador, acordamos descansados e com disposição! O humor muda, recuperamos a nossa autoestima, pois o emagrecimento acontece de uma forma natural, já que a gordura é sinal de inflamação, assim como não dormir bem… Quando estabelecemos uma reeducação alimentar para a vida, priorizando sempre comidas que encontramos nas feiras orgânicas, ou seja, alimentos que sejam mais naturais possíveis, percebemos com rapidez as mudanças em nosso organismo."

quais os sinais que podemos ter quando nosso corpo esta inflamado?

M.P.: "Vou comentar aqui alguns sinais e sintomas que o corpo pode manifestar, sinalizando que você possui inflamação crônica que pode ser de baixo grau ou um grau mais elevado:

Se você sente dores em geral, como: dores de cabeça, dores nas articulações, dores nas costas;

Se você tem sintomas como: coceira na garganta, está sempre encatarrada, constipada, se você possui alguma das “ites” (otite, amigdalite, bronquite, sinusite);

Se você toma remédios com frequência como: antibióticos, anti-inflamatórios, omeprazol, remédios para dor em geral;

Se o seu sono não é um sono reparador e você acorda com a sensação de cansaço, má disposição, dificuldade de iniciar o seu dia, raciocínio lento;

Se você tem insônia ou não consegue manter uma rotina de sono adequada;

Se você tem falta de energia durante o dia;

Se você sofre de retenção de líquido, celulites, gordura localizada, dificuldade para perder peso, se você está com gordura visceral elevada, aumento da circunferência abdominal;

Se você tem cistite e/ou candidíase de repetição;

Se você não vai ao banheiro todos os dias e se, quando vai, não observa as suas fezes;

Se você sente necessidade de comer o tempo todo, ficar sempre mastigando algo, tem muita vontade de açúcar, tem muita necessidade de tomar café para se sentir com disposição e sem sono durante o dia;

Se a única forma de você ter energia e se manter acordado durante o dia é tomando café e, por este motivo, você abusa do ingrediente, seguramente você está inflamada;

Se você consome alimentos ultraprocessados com frequência e não lê os rótulos dos produtos que você compra, sim seu corpo está inflamado."

It girls - alimentação anti-inflamatória, wellness, vida saudável, vegano - alimentação anti-inflamatória - Primavera - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: @cura.alimentar (Reprodução/Instagram)

quais os melhores alimentos para esse tipo de alimentação?

M.P.: "Primeiro precisamos entender o que inflama o nosso corpo e, assim, excluir por completo do nosso cotidiano: Trigo, leites e derivados, produtos alimentícios industrializados, ultraprocessados, carnes, açúcar, óleos vegetais (canola, soja, girassol) carboidratos refinados, embutidos, álcool, entre outros. 

Produtos lácteos: além de sua ação inflamatória, os laticínios, hoje em dia, estão carregados de hormônios, antibióticos e outros ingredientes que fazem muito mal para a nossa saúde.

Produtos derivados do trigo, pois este ingrediente é altamente acidificante e inflamatório. Além disso, é comum o trigo geneticamente modificado, e muitas condições graves de saúde são associadas a esse tipo de alimento. O glúten, proteína presente no trigo, é também encontrado em outros grãos, está associado a causa de intolerâncias e o desenvolvimento de doenças em muitas pessoas. 

Açúcar: o nosso corpo reage à presença excessiva do açúcar no sangue e acaba gerando reações inflamatórias que acarretam mudanças prejudiciais à nossa saúde. O seu consumo está associado ao desequilíbrio hormonal, obesidade, diabetes, problemas digestivos, doenças cardiovasculares e transtornos neurológicos. 

Aditivos alimentares: corantes, conservantes, intensificadores de sabor, etc. Infelizmente, quase todos os produtos alimentícios industrializados contêm esses ingredientes tóxicos e nada positivos para a saúde.

O álcool afeta o seu sistema imunológico, alterando e enfraquecendo o mesmo. Embora beber ocasionalmente possa nos ajudar a relaxar e tornar o contato social mais agradável, o álcool também pode causar desidratação, esgotar vitaminas e nutrientes, piorar o sono, causar inflamação e desequilibrar a flora intestinal, e tudo isso pode enfraquecer a capacidade de imunidade do nosso corpo.

Quando falamos em comida de verdade, falamos em nutrientes para o nosso organismo. Quando assumimos a responsabilidade de nos nutrir, nos alimentamos de uma forma consciente, e através de uma alimentação correta, que irá nos curar, gerar bem-estar em nosso corpo, possivelmente teremos uma vida mais longa, e com mais qualidade. 

O que não pode faltar para que o nosso corpo esteja trabalhando em sua máxima potência: priorize o consumo dos alimentos orgânicos que possuem em torno de 98% mais nutrientes  e mais energia vital. Frutas de todos os tipos, verduras de todos os tipos, cereais integrais, grãos, leguminosas e sementes. Procure experimentar os grãos ou sementes sem a contaminação do glúten, como a quinoa, trigo sarraceno, painço, entre outros. Busque por variedades de arroz integral, arroz vermelho, arroz negro."

It girls - alimentação anti-inflamatória, wellness, vida saudável, vegano - alimentação anti-inflamatória - Primavera - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: @cura.alimentar (Reprodução/Instagram)

conselhos para quem quer começar com uma alimentação anti-inflamatória:

M.P.: "Estabeleça uma reeducação alimentar para a vida toda. Priorize sempre o que chamamos de comida de verdade, comida que encontramos nas feiras orgânicas! Alimentos que sejam  os mais naturais possíveis. Exclua alimentos industrializados, que engordam, intoxicam e inflamam o nosso organismo. Precisamos detoxificar o nosso corpo com uma alimentação consciente, alcalina e anti-inflamatória. Apenas tenha um novo olhar para o alimento, escolha o que irá nutrir você de verdade e fazer bem para você! O alimento deve fazer bem antes, durante e após seu consumo. Toda cura exige um recomeço e uma mudança de consciência! Dica: reduza o consumo de cafés e tome mais chá! As ervas possuem inúmeros compostos bioativos e fitoquímicos que auxiliam no equilíbrio do nosso organismo."

receitas

M.P.: "Pensei em trazer duas receitas curingas que usam o tofu como base, para desmistificar que o ingrediente é sem graça e encorajar vocês a usarem este alimento super aliado à saúde. Mas atenção! Sempre comprar o tofu orgânico, a fim de garantir que a soja não seja transgênica!"

iogurte para substituir os lácteos

Para a base:

- 1/2 abobrinha sem casca;
- 1 pedaço pequeno de tofu, aproximadamente 40g;
- bebida vegetal ou água - quantidade suficiente para processar;
- 1 banana;
- 2 pedaços de maçã;
- 1 col sopa de chia;
- col sopa de linhaça;

Bata tudo até chegar na consistência desejada!

Para trazer o doce para o iogurte você pode utilizar:
* Masala de: canela, cardamomo, noz-moscada moscada e cravo;
* tâmaras de molho;
* 1 col de sopa de agave;
* 1 col de sopa de néctar de coco;
* canela;
* cardamomo;
* meia maçã assada;

Utilizando esta base você pode ir incrementando com:
* frutas vermelhas frescas ou congeladas;
* cacau em pó 100%;
* mistura de chlorella, spirulina e psyllium;
* proteína vegetal: indico proteína de hemp, proteínas de ervilha ou mescla de ervilha com arroz integral;
* aveia em flocos;

Para toppings:
* sementes de abóbora, girassol;
* nuts;
* damasco, tâmaras, uvas passas;
* goji;
* maçã desidratada;
* outras frutas: kiwi, pêra, morangos, frutas vermelhas;

Usem a criatividade de vocês e xô monotonia alimentar!

It girls - alimentação anti-inflamatória, wellness, vida saudável, vegano - alimentação anti-inflamatória - Primavera - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: @cura.alimentar (Reprodução/Instagram)

estrogonofe saudável

- 500 g de cogumelos variados;
- 1 cebola média picada;
- 1 ou 2 dentes de alho;
- 1 xícara de molho de tomate orgânico;
- 3 colheres de chá de mostarda Dijon;
- 1 xícara de castanha de caju crua;
- 50g de tofu orgânico;
- azeite de oliva a gosto;
- água filtrada; 
- pimenta do reino, noz moscada e sal a gosto;
- temperinhos como: salsinha e cebolinha, frescos ou desidratados!

Como complemento, indico um arroz vermelho, ou você pode escolher combinar com arroz integral cateto, multi grãos ou negro! Comece refogando o molho com alho, cebola e um pouco de azeite de oliva ou óleo de coco, e reserve. Em outra panela, vamos refogar os cogumelos. Para prepará-los, faremos o seguinte: esquente muito bem a panela, adicione um pouco de azeite de oliva ou óleo de coco, adicione 1 colher de sopa da pasta de cebola e alho e refogue por uns 3 minutos, adicionando em seguida os cogumelos já fatiados, e reserve. 

Para preparo do creme de castanhas e tofu:
Levar a um liquidificador potente 1 xícara de castanha de caju já de molho, sem a água do molho. Descartar a mesma!
Adicionar 50 g de tofu e 1 xícara de água filtrada - ou mais, vá adicionando aos poucos até chegar na consistência desejada - finalize com 2 colheres de sopa de azeite de oliva, uma pitada de sal e pimenta. Bata muito bem até que fique um creme aveludado mais líquido do que cremoso, e reserve. Em seguida, acrescente os cogumelos ao molho de tomate já refogado, e vá adicionando aos poucos o creme branco, até chegar na coloração que você deseja. Adicione as 3 colheres e mostarda Dijon e tempere a gosto, com noz moscada, sal e pimenta. 

Você também vai gostar