O que já sabemos sobre o Super Bowl 2024 e o efeito Taylor Swift

por Izabela Suzuki

Me perdoe pela capa da matéria, mas é impossível falar sobre o Super Bowl 2024 e não pensar em Travis Kelce e Taylor Swift - pelo menos para mim. Mas prometo que, no fim das contas, essa escolha é relevante. Afinal, é o time do tight end (responsável por receber os passes do quarterback) do Chiefs que está na final do evento, lutando pelo quarto título e também bicampeonato.

Para quem quiser assistir, o evento acontece no domingo, 11 de fevereiro, a partir das 20h30 no horário de Brasília, e será transmitido pela RedeTV! e também pela ESPN. Abaixo, nós te contamos mais detalhes dessa disputa esportiva tão aguardada pelos fãs de futebol americano.

mas primeiro, o que é o Super Bowl?

O Super Bowl é a final do campeonato da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos. Após meses de competição, essa partida única define, de fato, qual é o melhor time da temporada. São quase três horas e meia de jogo, em média, e meia hora de show no intervalo.

Chiefs x San Francisco 49ers

Junto do Kansas City Chiefs está o San Francisco 49ers, time cinco vezes campeão do Super Bowl, mas que há anos não conquista o título. As duas franquias se reencontram pela segunda vez e essa pode ser a redenção dos 49ers, uma vez que, no primeiro encontro, foi Patrick Mahomes, companheiro de time de Travis, quem levou o anel de campeão para casa.

Fãs do Kansas City Chiefs - casaco listrado branco e vermelho, gorro vermelho e óculos rendondo preto - Super Bowl 2024 - inverno - mulher loira segurando um cartaz escrito 'Where's Taylor?
Foto: Muitos dos fãs do time, também atendem aos jogos para ver a Taylor (Reprodução/Instagram)


efeito Taylor Swift

Goste ou não da loirinha, é impossível negar o impacto que Taylor Swift tem na NFL em 2023. Segundo informações do Apex Marketing Group, a cantora gerou um valor de marca equivalente a US$ 331.5 milhões para o Kansas City Chiefs e a NFL. 

Esse número, calculado em 22 de Janeiro, resulta de menções em mídia impressa, digital, rádio, TV, destaques e mídias sociais relacionadas à aparição de Swift desde seu primeiro jogo, em 24 de Setembro. O cálculo envolve a determinação do valor equivalente em dólares para cada instância, considerando seu alcance e impacto. 

Travis Kelce e Taylor Swift - N/A - Super Bowl 2024 - inverno - casal abraçado sorrindo - https://stealthelook.com.br
Foto: Travis Kelce e Taylor Swift (Reprodução/Instagram)

Além disso, Taylor também é uma das grandes responsáveis por aumentar a audiência feminina da NFL, registrando a melhor temporada regular entre jovens de 18 a 34 anos desde 2019. E, apesar de não ser o motivo principal pelo qual os fãs dos Chiefs estão presentes no estádio ou assistindo à televisão, a visibilidade que ela trouxe para o esporte é tão grande que no jogo contra os Buffalo Bills, estabeleceu-se um recorde histórico de 50,4 milhões de espectadores.

Mesmo com números impressionantes e um aumento no número de espectadores e possíveis admiradores do esporte, ainda há quem diga que a cantora "arruinou" o esporte. Muitos fãs, especialmente homens, têm demonstrado revolta em relação à atenção que Taylor vem atraindo. Você pode até não gostar das músicas dela, mas seria interessante pensar sobre como ela pode elevar a NFL ainda mais, tanto em número de espectadores quanto em termos financeiros.

Todos os dados foram retirados do portal Front Office Sports e se você quiser ler ainda mais sobre o efeito Swift, é só clicar aqui.

Usher - colete branco e calça branca de alfaiataria - Super Bowl 2024 - inverno - homem negro usando vários colares sorrindo em um palsco - https://stealthelook.com.br
Foto: Usher (Reprodução/Instagram)

voltando ao show do intervalo...

Este ano, o responsável pelo show do intervalo do Super Bowl 2024 é ninguém mais, ninguém menos que Usher. Uma figura histórica do cenário musical norte-americano e que deve entregar uma mega performance ao som de hits como Yeah!, Good Good e até mesmo o mais novo lançamento Standing Next to You, com o cantor sul-coreano Jung Kook. Mal podemos esperar para assistir!

Rihanna, Beyoncé, Shakira, J-Lo e Lady Gaga - roupas diversas - Super Bowl 2024 - inverno - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Rihanna, Beyoncé, Shakira, J-Lo e Lady Gaga (Reprodução/Pinterest)

É difícil esquecer certas apresentações do Super Bowl, entre elas está o show da Rihanna no ano passado, quando a cantora, ainda grávida do seu segundo filho, apresentou-se usando um look vermelho poderoso. Em 2020, Shakira, Jennifer Lopez, Bad Bunny, J Balvin e Emme Muniz botaram o estádio para tremer. Em 2017, foi a vez de Lady Gaga e, em 2013, Beyoncé também fez história.

Apesar desses nomes de peso terem feito um enorme sucesso, é impossível não mencionar o ano de 1993, com a performance Heal The World, de Michael Jackson, ou a apresentação de Diana Ross em 1996. O show do intervalo do Super Bowl acontece desde 1967 e, a cada ano, ele fica maior e mais emocionante. E aí, quem você gostaria de ver no próximo ano?

escolha para quem vai sua torcida!

Os fãs do San Francisco 49ers que me perdoem, mas a minha torcida vai para os Chiefs. Brincadeiras à parte, seja você fã da NFL ou alguém que caiu de paraquedas (como eu) por conta da Taylor, mas que está, aos poucos, se interessando pelo esporte, que tal dar uma espiada na merch dos times? Separei algumas peças bem legais logo abaixo para você. Olha só:

Você também vai gostar