O que são as manchas brancas nas unhas, ondulações e enfraquecimento.

por Inaê Ribeiro

A relação com as unhas vai além de procurar qual a tendência de nail art do momento e como replicar. Apesar da gente amar escolher as cores e desenhos, é necessário estar atenta aos sinais que surgem como as manchas brancas nas unhas, ondulações e enfraquecimento. 

Sabemos que a tentação de emendar um estilo de unha no outro é grande, mas é apenas quando estamos sem esmalte que podemos observar algumas dessas alterações como as manchas brancas nas unhas, por exemplo. A aparição de manchas é super comum, mas gera sim uma preocupação e se você notou a presença delas nas suas unhas ou ondulações, convidamos a dermatologista Dra. Silvia Quaggio para nos ajudar a entender a causa e como tratar para garantir unhas sempre lindas e saudáveis. 

Amyle Nails - unhas - manchas brancas nas unhas - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Amyle Nails (Reprodução/Instagram)

_manchas brancas nas unhas

As manchas brancas na unha, são chamadas de leuconíquia, mas elas não são consideradas uma doença. Segundo a Dra. Silvia, elas estão ligadas ao uso constante de esmalte, onde a unha não tem um tempo de descanso e está sempre em contato com todos os químicos presentes nos esmaltes.

Se você notou a aparição delas, o recomendado é deixar a unha livre de esmalte por um tempo, de preferência por mais ou menos dois meses. E é completamente sem esmalte, até mesmo base, aproveite o tempo para hidratar as unhas e cutículas, quando a unha crescer, você cortará as manchas brancas na unha e o problema estará resolvido. Caso você dê a pausa no uso de esmalte e as manchas ainda estejam presentes, o recomendado é procurar um dermatologista, pois ele poderá investigar a causa mais a fundo. 

Paint Box Nails - unhas - manchas brancas nas unhas - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Paint Box Nails (Reprodução/Instagram)

_ondulações

Você está notando ondulações em suas unhas junto ou não com manchas brancas na unhas? O motivo para isso pode ser a retira excessiva de cutícula. Isso ocorre porque se fere as camadas que produzem a unha, tendo destruição ou descamação, então a unha nova nasce com as ondulações. 

Outros fatores para isso podem ser a deficiência de zinco, alergia ou inflamação do tecido ao redor da unha. Para tratar o mais indicado é evitar a retira da cutila e procurar um médico, ele terá a habilidade de identificar a causa real.

Paint Box Nails - unhas - manchas brancas nas unhas - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Paint Box Nails (Reprodução/Instagram)

_unhas frágeis

Outro problema muito comum nas unhas é a síndrome das unhas frágeis, que é a descamação da lâmina, que pode gerar estrias em diferentes direções, descolamento e até mesmo o espessamento das mesmas. Mas o problema mais comum é chamado de onicosquizia, que é o descolamento da lâmina da unha pois ela está muito frágil. 

A lâmina de nossas unhas possui pouca hidratação e isso é natural, então qualquer coisa que aumente este quadro pode deixar ela ainda mais fraca. Se você está se perguntando o que pode causar essa desidratação, nós te contamos, é o uso de acetona em excesso, lixamento e remoção de cutícula de maneira inadequada.

Se você identificou os sinais em suas unhas, o recomendado é, quando for lixar as unhas, fazer de uma maneira bem delicada, com leveza, se possível não retirar as cutículas, apenas empurrar elas no banho, mas se precisar, retire o mínimo possível. Você pode também procurar por vitaminas específicas como biotina e claro, hidratar na medida certa, mas Dra. Silvia alerta: cuidado com a hiper hidratação, pois a unha pode ficar mais exposta a formação de fungos.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar