Já sabemos que o TikTok é o reino da geração Z é por lá que os jovens apostam nas suas maiores tendências de moda, beleza e até comportamento, e é sobre este último tema que vamos falar hoje! É comum que os jovens se interessem por coisas que bombaram em décadas anteriores, e as vítimas da vez são as câmeras digitais e analógicas.
Seja pela sensação de nostalgia, pela simplicidade que estes objetos carregam ou até por terem aquele ar mais cult, os jovens gostam de tudo que é vintage e as câmeras digitais e analógicas não ficariam de fora.
Mesmo com celulares incríveis que fazem de tudo, inclusive tirar fotos perfeitas com uma qualidade surreal, a geração Z está apegada às câmeras. Seja pela saturação das digitais ou pela granulação das 35mm, a realidade é que os jovens estão amando registrar seus momentos com estes dispositivos.
Celebridades também entraram para o túnel do tempo e estão usando as câmeras digitais e analógicas, como Zendaya, Charli D'Amelio, Kendall Jenner e Bella Hadid, e isso reforça ainda mais a volta triunfal destes dispositivos que brilharam em décadas passadas.
No eBay, a procura por "câmeras digitais" aumentou 10% de 2021 para 2022, já a busca por modelos específicos, como "Nikon COOLPIX", teve um aumento de 90%, de acordo com Davina Ramnarine, porta-voz da empresa de comércio eletrônico.
Para Brielle Saggese, estrategista de comportamento da WGSN Insight, tanto as câmeras digitais quanto as analógicas trazem uma aparência mais autêntica nas redes sociais, mas não as tornam uma quebra da internet. Para ela, fotos feitas a partir destes dispositivos trazem mais personalidade aos conteúdos do que os celulares atuais.
É interessante analisar que, mesmo sem uma câmera vintage, os jovens gostam desta estética e usam aplicativos de celulares para que as fotos fiquem com este mesmo aspecto, mas a sensação não é a mesma.
A febre entre os estudantes mostra que as câmeras digitais são usadas com maior cautela, em média, para cada 5 fotos tiradas com o celular, uma é tirada através destes dispositivos, o que deixa as imagens mais espontâneas e livres de planejamentos em excesso. Nem precisamos comentar sobre as analógicas, certo? Com filmes que permitem 36 fotos, as imagens esbanjam autenticidade.
No fim, independente de quais câmeras - analógicas ou digitais - nós optamos, parece que as fotos tiradas com elas se tornam alguma memória mais especial, diferente das imagens captadas pelos celulares, que acabam se tornando apenas mais uma foto na galeria.