Anunciado em 8 de novembro, o Met Gala, um dos eventos mais aclamados do universo fashion, já tem uma temática para o ano que vem. "Sleeping Beauties: Reawakening Fashion", ou em tradução livre, "Belas Adormecidas: O Despertar da Moda", será o foco do Met Gala 2024, que acontece hoje (06.05) a partir das 19h, horário de Brasília, e será transmitido pelo canal E!. Além disso, teremos nossa cobertura oficial e em tempo real tanto no Instagram quanto por aqui. Ainda não sabemos sobre os convidados, mas com certeza veremos muitos looks de tirar o fôlego. Em relação à exposição, está prevista para ser inaugurada no Metropolitan Museum of Art, na cidade de Nova York, em 10 de maio.
A ideia central é que os convidados possam ver e apreciar peças icônicas do acervo da instituição, sendo algumas delas jamais vistas antes. De acordo com o Costume Institute, filial do museu focada em moda e figurino, cerca de 250 itens do arquivo permanente do instituto serão exibidos de forma única e exclusiva durante o evento. Com essa proposta, podemos esperar anos de história, técnicas que moldaram a moda como a conhecemos e muitas referências atemporais.
Leia Mais: Met Gala 2024: os melhores looks da noite
mas afinal, por que "belas adormecidas"?
Não, isso não está ligado a dorminhocas de plantão, mas sim a peças que estão guardadas há anos e não podem ser usadas novamente devido à sua extrema fragilidade. Porém, elas irão "despertar" para o Met Gala 2024. Estamos falando de itens como um corpete inglês da era elisabetana do século XVII assim como muitas peças dos "titãs" da moda como Elsa Schiaparelli, Yves Saint Laurent, Christian Dior, Hubert de Givenchy e outras personalidades aclamadas por décadas. Além disso, fortes nomes atuais, como Stella McCartney e Phillip Lim, também terão peças expostas. Estamos contando os minutos para ver tudo na íntegra.
Leia Mais: Tudo o que você precisa saber sobre a Stella McCartney e a moda sustentável
Andrew Bolton, curador responsável pelo Costume Institute, compartilhou com a Vogue que "a moda é uma das formas artísticas mais emocionais devido à sua ligação com o corpo. Está imbuída de memória e emoções, e nos relacionamos muito com ela através dos nossos sentidos. Uma coisa que espero que este desfile ative é a apreciação sensorial da moda."
Bolton ainda acrescentou que a exposição será dividida em três zonas principais: Terra, Mar e Céu. Essa estrutura pretende traçar a evolução das atitudes em relação ao mundo natural, destacando o artesanato e a manipulação de materiais naturais na criação de peças de vestuário. Em uma entrevista, ele explicou: 'É uma homenagem à natureza e à poesia emocional da moda'.
De acordo com as informações divulgadas, muitos dos trabalhos antigos serão exibidos ao lado de peças contemporâneas, já que serviram como inspiração para muitos estilistas. A exposição incluirá elementos como inteligência artificial, projeções de luz e som, e outras formas de estímulo sensorial, criando um contexto único e imersivo para cada uma das peças.
Leia Mais
quem são os coanfitriões?
Este ano, ao lado de Anna Wintour, os coanfitriões do Met Gala serão Bad Bunny, Jennifer Lopez, Chris Hemsworth e Zendaya. Sob o dress code "The Garden of Time" ou, em português, "O Jardim do Tempo", as celebridades estarão todas presentes no museu hoje, 6 de maio. Mal podemos esperar para ver os looks!
e o que é o met gala?
Nossa colaborada, Beta Weber, te conta tudo o que você precisa saber sobre o Met Gala, é só clicar aqui para descobrir mais.
quem vai ao met gala 2024?
A lista de convidados oficial ainda não foi divulgada, entretanto, Anna Wintour é aquela presença de sempre. No ano passado, Penélope Cruz, Michaela Coel, Roger Federer e Dua Lipa foram os apresentadores da noite e nomes como Kendall Jenner, Rihanna e A$AP Rocky, Jared Leto, Gisele Bündchen, Nicole Kidman e Anok Yai passaram pelo tapete vermelho do evento. Quem são suas apostas para 2024?
onde posso assistir?
Assim como nos demais anos, o evento foi transmitido ao vivo na Vogue.com. Mas você também poderá ver no canal E!