Já desbravamos alguns tipos de escritórios de moda – vide nossas dicas, da redação da Glamour e até do pessoal da Schutz –, mas nunca fomos ao começo de tudo: as escolas de moda. Então resolvemos buscar os maiores nomes no assunto para te contar um pouco mais sobre cada um desses lugares renomados, suas características e quem se formou lá. Confira:
1. A Esmod é uma escola francesa que fica na capital que cedia a mais concorrida semana de moda do mundo: Paris. Fundada em 1841, ela é a primeira escola do gênero, especializada em modelagem, e já formou grandes nomes como Thierry Mugler e Christopher Balmain. Um nome atual formado na escola, que foge à regra da Esmod, é a jornalista e editora de moda da Elle e Marie Claire americanas, Nina García.
2. Outra das escolas de moda mais famosas é o Instituto Marangoni, fundado em 1935 e que concentra sua sede principal em Milão, berço da moda italiana. Essa escola abrange um leque bem variado de cursos, que vai do styling aos negócios de moda, passando pela comunicação. Entre os grandes deisgners que passaram por lá, estão Domenico Dolce, da Dolce & Gabbana, e Franco Moschino, por exemplo.
3. Se você gosta de moda e adoraria morar em Londres, a Central Saint Martins é o seu destino. Essa escola de moda é sinônimo de inovação e movimenta a semana de moda da cidade. Com alunos como Alexander McQueen e Stella McCartney, a CSM (como muitos chamam) foi fundada em 1896 e continua até hoje como referência na área.
4. Quem sonha em morar em NY, tem a opção da FIT ou Fashion Institute of Technology. Essa escola de moda é especializada em design, negócios e principalmente tecnologia – dã, como o nome mesmo diz. Entre os nomes que já passaram por lá, vale destacar o designer Calvin Klein, fundador da marca homônima.
5. A Parsons é uma das escolas de moda que mais mescla arte e indústria, afinal seu fundador William Merit Chase era pintor. Também é uma das mais conhecidas do mundo e está em NY! Alguns dos seus alunos mais famosos são Richard Chai, Alexander Wang e Jason Wu, por exemplo, que esbanjam contemporaneidade nas suas criações.
6. A FASM ou Faculdade Santa Marcelina é talvez a mais tradicional e uma das melhores opções para quem deseja cursar moda, e não quer ou não pode sair do país. Vale lembrar que é uma faculdade paga, e entre os alunos famosos que se formaram lá está, principalmente, Alexandre Herchcovitch.