Os 6 tratamentos mais eficazes para queda capilar e calvície feminina

por Giovana Marcon

Em mais uma conversa com o Dr. Leandro Copetti sobre cabelos, dessa vez fomos mais a fundo e pedimos um dossiê completo sobre os principais tratamentos para queda capilar. E como sabemos que o assunto rende e que os cabelos são grande parte da autoestima feminina, trouxemos tudo o que você precisa saber para encontrar o tratamento certo para você:

"Em julho do ano passado falamos um pouco sobre questões gerais em relação a queda capilar e calvície. E, novamente, estávamos conversando sobre alguns tratamento específicos e me pediram para explicar um pouco como cada um funciona e o que esperar deles. Vamos de menor a maior complexidade, que é exatamente como encaro no consultório em pacientes com uma causa isolada para a calvície/perda capilar.

Então, tendo em vista que: exames estão normais, que foram descartados doenças que possam cursar com perda de cabelo e que alopecias não-genéticas não fazem parte do quadro, vamos às possibilidades de tratamentos!

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering


Os olhos se viram quando se fala desse medicamento tópico, mas ainda é um dos melhores estimuladores aplicados, é de fácil uso e tem poucas limitações.

É o primeiro passo no tratamento de calvícies androgenéticas e funciona em muitos pacientes. A maioria das pessoas que consultam já tem alguma experiência com o uso desse medicamento.

Seu mecanismo de ação não é 100% compreendido, mas acredita que o aumento do fluxo sanguíneo na região promove melhor aporte de nutrientes aos folículos.

Quando há boa resposta o resultado começa a ser perceptível em 3-6 meses com o crescimento de 2-4 centímetros de cabelo em folículos previamente dormentes ou de crescimento lento.

O uso deve ser permanente para manter o resultado, entrando na rotina de cuidados com os cabelos. A maioria das fórmulas prontas contém álcool, que pode ser irritante para muitas pessoas quando aplicado todos os dias, caso isso aconteça é apropriado procurar fórmulas individualizadas com um profissional.

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering

Existe uma boa evidência que tratamento com luz de baixa intensidade (não só de LED) estimula folículos capilares em pacientes com queda de cabelo ou miniaturização (afinamento). A circulação sanguínea contínua sendo o “alvo” dessa tecnologia.

Esse tratamento é feito em sessões que duram em volta de 30 minutos todas as semanas durante 6 meses. Separar um tempo toda semana e se programar é essencial.

Normalmente, a resposta ao tratamento começa a ser percebida depois do segundo mês na maioria das pessoas, porém alguns casos podem responder ao tratamento mais tardiamente, perto do final do protocolo de tratamento.

Como essa luz não causa nenhuma lesão na pele, não é necessário ter nenhuma precaução após o tratamento, podendo terminar a sessão e seguir a vida normalmente.

A manutenção desse tratamento pode ser feita com o mesmo estímulo de luz a cada 4 meses (um mês de tratamento semanal, e três de “repouso”).

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering

Existem duas grandes abordagens no uso desse laser para a terapia capilar. Protocolos com tecnologia mais antiga usam o laser para causar uma abertura na pele e facilitar a penetração de outros ativos que estimulam o folículo.

Existe uma tecnologia mais recente do Fotona chamada de SMOOTH que permite aumentar o fluxo sanguíneo diretamente com o laser. Nesse caso, como não há abertura da pele, existe menos inflamação e mais tolerância permitindo voltar às atividades imediatamente.

Como o estímulo é direto e maior (em comparação aos procedimentos anteriores), a resposta pode ser percebida após a segunda sessão, mesmo assim, o tratamento completo é de seis a dez sessões, realizadas a cada 15 dias.

Cada sessão do procedimento é relativamente rápida, dependendo da área a ser tratada, cada sessão pode ser realizada em menos de 15 minutos.

Uma leve sensação de calor pode permanecer durante o dia no couro cabeludo e intolerância à água quente no dia do procedimento. A única precaução recomendada é não utilizar nenhum produto que permaneça no cabelo, como mousse, géis ou fixadores, no mesmo dia.

A manutenção é feita cada 4-6 meses do tratamento: duas sessões com intervalo de 15 dias entre si.

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering

Parecido com o mecanismo de ação do laser, esse procedimento causa microperfurações na pele do couro cabeludo com dois objetivos: 1. permitir a entrada de ativos aplicados durante a sessão (quando indicados) 2. ao causar sangramento, permite que o plasma do sangue se ative e libere fatores de crescimento presentes nele.

Esses mecanismos estimulam a vascularização local dos folículos, similar ao que acontece com os demais procedimentos. É uma alternativa à quem não se adaptou aos outros procedimentos.

Similar ao laser, alguns casos veem resposta após a segunda sessão. O protocolo também é bastante similar, sendo feito de seis a dez sessões com duas semanas de intervalo entre elas.

O procedimento pode levar em volta de 1h para ser feito, já que é necessário algum tipo de anestesia do couro cabeludo para tolerar as microagulhas. É provável que o paciente precise evitar exposição à ambientes externos até o dia seguinte e cuidados extra ao lavar o cabelo no dia após o procedimento.

É comum indicar uma sessão de manutenção cada 3-4 meses.

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering

PRP signific Plasma Rico em Plaquetas e muitos nunca ouviram falar nesse procedimento, mas esse material (retirado próprio do paciente) é utilizado em vários aspecto na medicina. As plaquetas presentes no plasma são as que carregam as maiores concentrações de proteínas de crescimento celular. Quando isolamos esse material, que é coletado do sangue, estamos elevando a dose do princípio ativo que faz com que as células crescem e os vasos se multipliquem.

No procedimento, o sangue é coletado do paciente (cerca de 30mL), processado em centrífugas, isolado menos de 2mL de material que será injetado diretamente. Todo o processo pode levar até 2h e o paciente costuma voltar às atividades normais, evitando qualquer produto que permaneça no cabelo no dia.

São indicados quatro a cinco sessões, com intervalo mensal. A resposta começam a ser perceptível após a segunda sessão.

A manutenção é feita repetindo 1-2 sessões após um ano da última sessão.

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering

Essa é a carta final quando a calvície está muito avançada ou quando não existe resposta adequada aos tratamentos anteriores. São procedimentos cirúrgicos que normalmente são feitos sob algum tipo de anestesia em ambiente hospitalar.

Existem duas técnicas que podem ser realizadas, de acordo a necessidades de cada caso: FUE e FUT.

Na FUE, milhares de folículos são coletados, um-a-um, da região doadora em todo o couro cabeludo e transplantados para as regiões com o problema.

Na FUT, uma faixa de couro cabeludo com milhares de folículos é retirada, depois, os folículos são cortados e processados para o transplante individual de cada um.

Os resultado aparecem somente após 6 meses. Isso é importante saber, porque os cabelos que são transplantados juntos com os folículos caem logo após a cirurgia, o que assusta muita gente. Os folículos transplantados ficam “dormente” nesse período e somente após 4-6 meses que começam a produzir cabelo novamente.

O resultado costuma ser permanente. Porém, pode ser necessário algumas sessões de transplante caso a área a ser coberta seja muito extensa porque o tempo de cada sessão idealmente não deve ser muito extendido para evitar riscos próprios da anestesia e de cirurgias prolongadas.

Para finalizar, é importante saber que o tratamento global de queda de cabelo e calvície são complexos e devem ser individualizados a cada caso. É comum a associação de técnicas ou até a troca de estratégia durante o acompanhamento, já que a resposta pode variar. Observar esses detalhes e ter paciência é essencial.

Afinal de contas, nunca vamos ver resposta rápida com um processo natural que leva 30 dias para crescer menos de um centímetro de cabelo. Qualquer promessa de resultado rápido ou imediato está fora do que a própria biologia pode oferecer."

STEAL THE LOOK ON instagram


Deixe um Comentário
Você também vai gostar