Os códigos de estilo de Meghan Markle

por Beta Weber

A aguardada série-documental da Netflix, Harry & Meghan, mostrando os bastidores da vida do duque e duquesa de Sussex nos últimos anos, já foi assistida por milhões de pessoas e entre as várias revelações do casal, uma das mais comentadas foi a de Meghan Markle falando sobre seus looks durante o período como membro ativo da família Real Britânica.

Afinal, nossas roupas falam e, no caso de figuras públicas, são especialmente instrumentais na valiosa comunicação não verbal, tendo a capacidade de construir e reforçar narrativas, servindo como manifesto de identidade e até posicionamento político. Assim como Diana e Kate antes dela, tudo que Markle usa vira objeto de desejo e também de fascínio. A seguir, a gente analisa os códigos de estilo de Meghan Markle e desvenda os significados por trás de seus looks.

Meghan Markle - looks - códigos de estilo - família real - estilo - https://stealthelook.com.br
Foto: Meghan Markle (Reprodução/Instagram)


A rainha Elizabeth era mestre na arte de passar mensagens através de suas composições e Meghan também vem demonstrando ser, começando pelas roupas usadas durante as entrevistas gravadas para a série: Peças básicas de apelo clássico que buscam despertar identificação e comunicar simplicidade, o intuito é aproximar a audiência do casal. Tricôs em materiais nobres como cashmere, que convidam ao toque são recorrentes. A malha azul claro é um ótimo exemplo, a tonalidade é suave e a textura aconchegante, a preferência por peças de alta qualidade é visível, fazendo da duquesa um ótimo exemplo de quiet luxury.

Meghan Markle - look - códigos de estilo - família real - estilo - https://stealthelook.com.br
Foto: Meghan Markle (Reprodução/Instagram)

Os poucos acessórios, normalmente dourados, também têm papel a cumprir na história. Dentre eles, o relógio Tank Française da Cartier - que ela vem usando há anos - é destaque, o modelo atemporal era favorito de Diana e especula-se que seja herança da sogra. Uma homenagem sutil à figura que parece ser exemplo máximo do casal.

Surpreendentemente, a maior parte das peças usadas não são de grandes grifes de luxo como se esperaria de alguém em sua posição, a predileção é por marcas menores de essenciais elevados, mas sem preços exorbitantes, reforçando a ideia de acessibilidade e discrição. Nada de logos ou itens demasiadamente chamativos, a única exceção é para a icônica manta Avalon da Hermès, estampada com o H, letra inicial da maison francesa e que também é apelido de Harry. Ela aparece casualmente posicionada no sofá em algumas cenas. Ao longo dos episódios, várias imagens de acervo pessoal são compartilhadas, mostrando um pouco da intimidade do casal e revelando algumas das peças obrigatórias do guarda-roupa de Meghan em momentos de lazer: shorts jeans, camisas xadrez, parkas e óculos aviador. Itens que a maioria das mulheres tem no guarda-roupa, mais uma vez afirmando sua simplicidade, apesar da vida sob os holofotes.

Meghan Markle - look - códigos de estilo - família real - estilo - https://stealthelook.com.br
Foto: Meghan Markle (Reprodução/Instagram)

Meghan Markle entende o poder das roupas de comunicar mensagens e isso fica claro quando ela comenta sobre o processo para decidir seus looks pós entrada na Família Real, discutindo abertamente os desafios enfrentados em um ambiente com tantas regras veladas e o peso do constante escrutínio público.  Tudo passou a ser cuidadosamente considerado, desde questões diplomáticas, como a preocupação em priorizar designers britânicos - prestigiando talentos locais - o apoio à causas importantes - buscando por marcas sustentáveis e éticas - até as escolhas cromáticas: Os blocos de cores vibrantes eram marca registrada da rainha Elizabeth, e Kate Middleton já tinha ficado conhecida como entusiasta de tons de pedras preciosas. Percebendo que usar a mesma cor que um membro mais sênior da família não seria bem visto, ela buscou uma paleta sóbria, compostas por variações de marfim, beges, caramelos e marrons que segundo a própria, também a ajudavam a se misturar ao ambiente sem chamar muita atenção.

Meghan Markle e Harry - looks - códigos de estilo - família real - estilo - https://stealthelook.com.br
Foto: Meghan Markle e Harry (Reprodução/Instagram)

As tonalidades neutras e quentes, mega sofisticadas, conquistaram o público e seu estilo virou alvo de cópias. Sempre privilegiando peças clássicas como um casaco camel ou trench coat.

Meghan Markle e Harry - look - códigos de estilo - família real - estilo - https://stealthelook.com.br
Foto: Meghan Markle e Harry (Reprodução/Instagram)

As roupas também foram fundamentais para sinalizar o encerramento oficial da participação do casal como membros ativos da Realeza Britânica: Nos últimos compromissos Reais, a duquesa, temporariamente, deixou de lado os tons neutros, elegendo vermelhos, turquesa e esmeralda para celebrar o fim do ciclo. As cores alegres e chamativas foram escolhidas para expressar o otimismo com o recomeço. 

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar