Os corsets de tênis são a nova tendência polêmica da moda e eu posso provar
Aposto que nas últimas semanas você deve ter se deparado com os corsets de tênis se infiltrando na sua timeline, certo? Luísa Sonza, Jade Picon e Cardi B são apenas alguns dos nomes que podemos citar ao falar dessa trend polêmica, que certamente está dividindo opiniões. Apesar disso, não podemos negar que essa micro tendência possui uma ideia sustentável realmente bacana por trás.
Afinal, os corsets de tênis têm certa essência do upcycling — ou seja, é a técnica de reaproveitamento de produtos têxteis já existentes —, e, ao invés de ficarem parados por meses no armário, ganham um novo significado. Provando que as peças podem ser usadas de muitas outras maneiras, inclusive como um top.
Bom, pode ser que você não se renda a essa “blusa diferentona”, e que essa seja só mais uma tendência passageira do mundo da moda, mas acredito que ela mereça um espacinho aqui. Se interessou? Abaixo separei algumas curiosidades e inspirações para você. Vem comigo:
Cierra Boyd - @friksmegood -, é uma designer autodidata de 24 anos, de Ohaio, nos Estados Unidos. Foi graças a ela que os corsets de tênis — especialmente os feitos de Nike e de New Balance — ganharam visibilidade e reconhecimento nos últimos meses. Em entrevista ao portal Hypebae, a artista contou que, procura manter-se fiel a sua ideia de sustentabilidade e seu estilo pessoal.
Além disso, foi graças a um concurso, em fevereiro de 2019, que Cierra teve a oportunidade de criar seus corsets pela primeira vez. O tema dado a ela, era para uma mini coleção de heavy metal, e um dos seus desafios era criar uma peça original, sem utilizar nenhum tecido. Então, naquela noite, ao assistir um episódio de VICE, se deparou com um homem fazendo blusas a partir de máscaras de gás, e foi exatamente aí que ela se inspirou.
Depois de ter vendido sua primeira peça on-line, a designer não parou mais, inclusive, desenhou um modelo para a influencer brasileira, Lívia Nunes.
A modelo aproveitou a oportunidade para usar a peça durante a semana de moda de Paris, e combinou o corset amarelo com uma calça preta bem fashionista e botas tratoradas.
Os corsets de tênis também caíram na graça da cantora Pocah, e a musa aproveitou o Lollapalooza para botar o look para jogo. Afinal, atualmente, os festivais são excelentes oportunidades para testar novas tendências, combinações e visuais inusitados, já que o que importa é se sentir confortável e feliz. O modelo usado por ela, é criação do designer Lazaro Alexandre, fundador da marca @designlzro.
Lá fora, a rapper Cardi B deu o que falar ao aparecer pela primeira vez com um tênis todo desconstruído da Balenciaga. A responsável por esse modelo? A própria Cierra — de quem falamos acima —, que vem colecionando nomes importantes para o seu portfólio.
Luísa Sonza não escondeu que também gostou dessa tendência, e aproveitou para usar o corset no clipe da sua nova música, “Sentadona”. Anteriormente, a cantora também já havia encomendado uma outra versão com a brasileira Ana Laura, criadora da marca IULLT.
Jade Picon, que nunca deixa uma tendência escapar, não perdeu tempo e também investiu no corset de tênis. Esse modelo foi criação de Raquel Viana, criadora da marca Rachel's. A influenciadora, também aproveitou o Lolla e combinou o top com calças loose jeans.
Por fim, outra marca que também vem apostando muito nos corsets de tênis é a Haram — que, inclusive, desenhou o modelo usado por Luísa Sonza acima. Ah! Se você quer apostar nessa trend, mas não se vê usando a peça sozinha, a minha dica é para que você comece aos poucos. Por exemplo, que tal usá-la como sobreposição? Apesar de continuar chamativo, é uma alternativa interessante.
LEIA MAIS: Fetiche core: a tendência polêmica do mundo da moda retorna aos holofotes
Polêmicas à parte, a cintura baixa está de volta e te mostramos como usar
Uma lista de sapatos polêmicos para você dar uma chance em 2022