Os livros autobiográficos favoritos da nossa editora-chefe

por Aline Santos

Quem me conhece sabe, nem de longe sou a pessoa que tem uma extensa lista de livros para ler. Tenho déficit de atenção e não consigo ficar 100% focada em uma leitura por muito tempo, ou seja, cada livro que eu consigo terminar é uma pequena vitória. Mas, se tem algo que eu amo e que consegue me prender do começo ao fim, com certeza são as histórias dos livros autobiográficos, ou até mesmo biográficos, que vão desde mulheres que deixaram sua marca na moda até pessoas reais compartilhando suas experiências do passado.

Acredito que a autobiografia consegue nos teletransportar para aquele momento da história, a partir da visão real de quem viveu aquilo. Sempre gostei de saber a versão de quem realmente esteve lá, acho que isso ajuda a florescer ainda mais a minha imaginação, talvez, por isso eu goste tanto de ler histórias contadas pelas próprias personagens.

A Estante Virtual, lugar onde compro todos os meus livros on-line, sejam eles novos ou de segunda mão, me desafiou a contar quais são as minhas 5 indicações de autobiografias, dos títulos que me fizeram perceber que uma boa história contada é capaz de prender a minha atenção sem grandes esforços. Ficou curiosa? Vem saber mais:

Man Repeller - livros autobiográficos - livros - inverno - estante virtual - https://stealthelook.com.br
Foto: Man Repeller (Reprodução)

Para entender o fenômeno por trás do antigo site Man Repeller, que por anos foi fonte de inspiração para mim e para muitas daqui do STL, essa autobiografia foi essencial e me fez gostar ainda mais do que eu acompanhava nas redes sociais. Leandra Medine é uma das mulheres mais engraçadas e geniais que já ouvi falar, e lendo o seu livro tive ainda mais certeza disso. Para quem sempre ouviu falar sobre o MR, mas nunca entendeu muito bem a pegada de humor que o veículo trazia em seus conteúdos, super indico a leitura - inclusive, ele irá te render ótimas risadas!

Se a sua vibe é livros autobiográficos leves, divertidos e inteligentes, com certeza Man Repeller é a escolha certa e vai te prender do início ao fim. Ah! É impossível não se identificar com a autora em certos momentos, então prepara as suas memórias, pois elas serão despertadas logo nas primeiras páginas. 

I'm With The Band - livros autobiográficos - livros - inverno - estante virtual - https://stealthelook.com.br
Foto: I'm With The Band (Reprodução)

Se tem algo que eu amo e estou sempre em busca de saber mais, é sobre a vida de mulheres que acompanharam grandes artistas em décadas passadas. Neste caso, Pamela Des Barres narra toda a sua experiência com Keith Moon, Mick Jagger, Jimi Hendrix e muitos outros nomes de peso que marcaram a história do rock entre 1960 e 1980. Na autobiografia, a ex-groupie detalha suas relações e as aventuras amorosas, contando fatos e curiosidades do backstage.

Se você assistiu ao filme "Quase Famosos" e se apaixonou pela personagem ​​Penny Lane, saiba que Miss Pam foi a musa inspiradora para o papel interpretado por Kate Hudson.

Girlboss - livros autobiográficos - livros - inverno - estante virtual - https://stealthelook.com.br
Foto: Girlboss (Reprodução)

Se você adora temas sobre moda e empreendedorismo, com certeza já ouviu falar sobre o livro autobiográfico de Sophia Amoruso. #Girlboss conta toda a trajetória (pessoal e profissional) da fundadora da Nasty Gal, que por anos foi uma das marcas mais desejadas do mundo. Vale muito a pena a leitura, além de dar uma boa dose de inspiração para quem sonha alto e não desiste fácil.

Rita Lee - livros autobiográficos - livros - inverno - estante virtual - https://stealthelook.com.br
Foto: Rita Lee (Reprodução)

Um livro escrito, produzido e pensado do começo ao fim por ela, a rainha do rock nacional, Rita Lee. Considerada uma rebelde nata e sempre a frente de seu tempo, a brasileira é símbolo de coragem e ousadia. Nesta autobiografia, Rita conta tudo de forma aberta e sincera, tanto que às vezes nem parece ter sido escrito por ela. 

Heavier Than Heaven: Mais Pesado que o Céu - livros autobiográficos - livros - inverno - estante virtual - https://stealthelook.com.br
Foto: Heavier Than Heaven: Mais Pesado que o Céu (Reprodução)

Ok, esse não é um livro autobiográfico, mas decidi colocá-lo na lista porque ele merece esse espaço. Kurt Cobain é um mito do rock e apesar de ter partido cedo, tinha muita história para contar. Ler Heavier Than Heaven: Mais Pesado que o Céu, me fez entender e compreender muitas músicas do Nirvana, além de me deixar totalmente imersa na leitura - e olha que isso é um pouco difícil para alguém com DDA como eu.

Gostou das minhas indicações? Agora conta para mim aqui abaixo, quais são os seus livros autobiográficos favoritos?

Você também vai gostar