Beyoncé está viajando o mundo com a Renaissance World Tour e além de, é claro, muita música e toda a história por trás de seu álbum, ela também tem um apelo fashion bem forte. As peças ajudam na narrativa do show e têm referências diretas ao ballroom e à era disco, ao renascimento do Harlem e ao período renascentista na arte, mas com um apelo futurista através de peças que remetem a andróides e robôs de verdade fazendo parte das apresentações.
A cantora transformou sua turnê em um fashion show, e se apresenta com produções dos designers mais relevantes do mundo. Balmain, Gucci, Loewe, Jacquemus, Iris Van Herpen, Paco Rabbane, Mugler, Alexander McQueen e Coperni são apenas algumas das dezenas de grifes que assinam os looks da tour.
Todas as peças são customizadas exclusivamente para Beyoncé e a maioria é inspirada em looks das coleções do ano passado das marcas. De uma apresentação para outra, há uma grande rotatividade de peças, que mudam de acordo com o propósito do show. Confira os mais icônicos — até agora:
O look de abelha foi com certeza um dos mais marcantes da turnê. Para quem não sabe, os fãs de Beyoncé são chamados de beyhive (hive significa colmeia) e ela é a abelha rainha. Então, nada mais representativo que um custom Mugler que faz referência aos olhos, cores e antena do inseto. A produção teve até um capacete que é uma recriação de um dos acessórios da coleção de primavera-verão 1997 haute couture de Thierry Mugler.
Em uma das apresentações de Amsterdã, Beyoncé usou um Iris Van Herpen chamado “Heliosphere”, feito especialmente para a cantora. Foram criadas 980 formas em 3D, costuradas individualmente no tule e intercaladas com cristais Swarovski. Doze pessoas se dedicaram a esse trabalho, que levou 700 horas para ficar pronto. E valeu a pena!
Na segunda apresentação da turnê, em Estocolmo, Beyoncé usou um Balmain feito especialmente para ela por Olivier Rousteing. A parceria com o diretor criativo da marca não é de agora, já que eles lançaram juntos uma coleção inspirada no álbum Renaissance. Além da roupa prata, que remete às disco balls, Olivier foi responsável por outros seis looks que a cantora usou durante a turnê até agora.
Um dos looks favoritos dos fãs e mais usados durante a turnê foi um macacão da Loewe, todo de cristais e com o desenho de mãos ao longo do corpo, também customizado para Beyoncé por Jonathan Anderson em colaboração com a figurinista Shiona Turini. Ele foi inspirado em um vestido da coleção de outono-inverno 2022 da marca.
Baseado na coleção de outono-inverno 2023 da Off White, Ibrahim Kamara criou um look todo vermelho, que foi usado na estreia de Beyoncé em Londres. A produção sob medida foi feita com 40 mil cristais e tem muitos elementos do utilitarismo como bolsos, fivelas, zíperes e cintos. Em Amsterdã, ela trocou o body por um sem cristais e adicionou uma jaqueta.
O look de encerramento do show, quando Beyoncé sobe no cavalo espelhado e voa sobre o público é um dos mais icônicos. Ele foi feito a partir de um vestido curto, presente na coleção de outono-inverno 2023 da Coperni. A capa toda bordada foi feita na Índia, com penas prateadas que foram cortadas a laser, e precisou de centenas de horas de trabalho manual, segundo a marca.
Mais uma produção icônica da Renaissance World Tour é o look psicodélico de David Koma. Assim como as outras peças da turnê, ele foi customizado com base em uma coleção já existente, a de primavera-verão 2023. O body e a saia foram usados com uma jaqueta holográfica que também foi feita exclusivamente para Beyoncé.
No segundo show de Amsterdã, no último dia 18, Beyoncé usou apenas looks de designers negros em celebração ao Juneteenth, feriado que comemora a libertação dos afro-americanos escravizados. Uma das produções foi um vestido exclusivo, todo de paetês de Adidas x Ivy Park. Em seu Instagram, a cantora disse que está “orgulhosa de estar entre os designers negros muito talentosos destacados no show”. Ela ainda aproveitou para anunciar uma nova coleção da collab, a Ivy Paradise.
Beyoncé tem usado nos shows, roupas de designers dos locais que sediam as apresentações. Em Marselha, na França, ela usou um vestido Jacquemus acinturado, combinado com botas e luvas, todos espelhados. O criador da marca, Simon Jacquemus, compartilhou que foi a realização de um sonho idealizar o look para ela se apresentar na cidade natal dele.
E por último, não podemos deixar de falar das joias usadas durante a turnê. Elas são todas da Tiffany & Co e foram criadas apenas para os shows. Colares, brincos, pulseiras e até o fone é customizado, incrustado de diamantes. Beyoncé é embaixadora da marca desde 2021, por isso a parceria faz todo o sentido.
Já estamos ansiosas pelos próximos looks da Renaissance World Tour. E também para que ela anuncie shows no Brasil!