Em Paris, Pharrell Williams faz sua estreia como Diretor Criativo da Louis Vuitton
Essa terça-feira (20) entrou para a história como mais um capítulo da já antiga relação entre a moda e Pharrell Williams. Inspirado pelo amor, o desfile de hoje, que aconteceu em Paris, na iluminada Pont Neuf, revelou a tão aguardada estreia da primeira coleção do multifacetado artista para a Maison francesa.
Pharrell sucede Virgil Abloh, que faleceu aos 41 anos de idade em novembro de 2021, vítima de um tipo raro de câncer. A escolha do grupo LVMH é uma homenagem ao desejo do próprio designer, expresso em uma entrevista concedida ao podcast do cantor, chamado OTHERtone. Durante a conversa sobre criatividade e criações, Abloh afirmou que "o que mais me impressionaria seria se o próximo candidato a assumir uma casa, o próximo Diretor Criativo, tivesse uma formação multidisciplinar, que não viesse de uma escola de moda e pensasse em uma dimensão diferente." Portanto, quem melhor do que Pharrell Williams para essa posição?
Abaixo, te contamos mais um pouco sobre a trajetória do cantor na moda e o que vimos no desfile de hoje:
pharrell antes da vuitton
Pharrell também construiu uma relação profunda com a Chanel, tanto que foi um dos poucos embaixadores homens da marca. Em 2017, em uma colaboração tripla com a Adidas, eles se uniram para o lançamento do tênis "Originals Hu NMD". Com apenas 500 pares produzidos, o calçado teve uma extensa lista de espera, com mais de 100 mil nomes.
No entanto, a parceria não parou por aí. Ao longo dos anos, Williams estrelou campanhas históricas da Chanel, visitou o ateliê em Paris, desfilou em sua passarela e até mesmo escreveu uma música para a casa de moda. O artista era um queridinho, por assim dizer, de Largerfeld. Em 2019, os terninhos em tweed da marca abriram espaço para peças do streetwear, em uma coleção cápsula conhecida como "Chanel Pharrell".
pharrell x nigo
Em uma história de corações e mentes, Pharrell Williams e NIGO, atual Diretor Criativo da Kenzo, ajudaram a moldar a história contemporânea da moda e do design. O encontro desses dois artistas ocorreu durante a primeira viagem de Pharrell ao Japão, nos antigos escritórios do Nowhere em Tóquio, em 2003. NIGO tinha uma profunda admiração pelo artista, e juntos foram além do imaginado. Eles fundaram a Billionaire Boys Club, marca que funde o streetwear japonês com a cultura do hip-hop e skate, formaram parcerias com Louis Vuitton, Uniqlo e Adidas. Nas próprias palavras do cantor: "A coisa mais memorável para mim é a cultura que NIGO me apresentou", lembra ele. "Aprendi muitas coisas novas que são importantes para quem sou hoje. Conheci alguém que acreditou em mim e me introduziu a novas artes, design, moda, comida... algumas das melhores comidas de todos os tempos - comecei a comer sushi por causa de NIGO."
O encontro com a Maison francesa não é recente. Pharrell colaborou pela primeira vez com a Vuitton quase duas décadas atrás, criando a coleção de óculos 'Millionaire Sunglasses' em 2004, em parceria com Nigo e o então diretor criativo, Marc Jacobs. Quatro anos depois, em 2008, Williams e a consultora de joias da grife, Camille Miceli, lideraram a coleção de anéis 'Blason', cujo nome vem do francês "Blazon" e significa brasão de armas.
pharrell na CDFA
Em 2015, o artista se uniu a grandes nomes do mundo da moda ao ser homenageado como ícone fashion daquele ano pelo Conselho de Designers de Moda da América. Ao aceitar o prêmio, ele declarou que não se considerava um ícone de estilo, mas sim alguém inspirado pelo mundo da moda.
o desfile
Empolgante e apaixonante, é assim que podemos começar a descrever o desfile apresentado agora há pouco. E não esperávamos menos, afinal, ele está sendo planejado desde quando Pharrell foi anunciado na Louis Vuitton, no dia 14 de fevereiro, ou seja, no Dia de São Valentim - o Dia dos Namorados nos Estados Unidos.
Com uma trilha sonora variada, que começou com uma batida tensa e misteriosa que foi se desdobrando em algo mais emocionante com o pianista Lang Lang, uma orquestra e o coro gospel do seu estado natal, o show contou com 73 looks com uma cartela predominantemente neutra, com foco nos tons de verde, marrom, preto e jeans.
As peças carregaram muito dos códigos da Louis Vuitton e, ao mesmo tempo, mostraram o núcleo mais intrínseco de Pharrell. O cantor trouxe muitos de seus acessórios irreverentes, como os óculos redondos e outros formatos icônicos, estampas quadriculadas, algumas mais tradicionais e outras pixeladas, como se tivessem saído de um jogo online dos anos 90.
Pharrell prometeu um espetáculo com integração, diversidade e amor. O amor ficou por conta do logotipo "LV" e o adicional do tema do desfile "lovers" em alguns destaques, como uma jaqueta bomber, um casaco longo e algumas bolsas. A integração e a diversidade foi percebida no casting que contou com corpos e etnias diferentes. Por fim, o espetáculo é a junção de tudo o que aconteceu, desde a escolha da música até o ambiente e, claro, as roupas.
Seu início foi de tirar o fôlego e com certeza marca um novo capítulo inesquecível na história da Maison. E você, conte para nós o que achou da estreia de Pharrell.