Na última sexta-feira (12), estivemos presentes na segunda edição do Futuro Day 2024, um workshop anual que reúne nomes criativos em São Paulo para falar sobre tendências, futuro, moda e comportamento. Organizado pelo jornalista, mentor e consultor estratégico Jorge Grimberg, o evento contou com a presença de nomes como Sasha Meneghel, Manu Gavassi, Malu Borges, Isa Isaac Silva, Caio Braz e Thai de Melo Bufrem. Os talks foram divididos por temas como “Macrotendências Comportamentais”, “Construção de Marcas e Negócios Disruptivos”, “O Futuro da Moda”, “Realidade Digital”, “Novas Fronteiras de Consumo” e “O Poder da Reinvenção”.
Diante de tantos assuntos interessantes e mentes criativas do mercado, listamos os principais aprendizados do Futuro Day 2024 que gostaríamos de compartilhar com quem não pôde estar presente. Aqui vão os destaques:
1. use a tecnologia ao seu favor
Um ponto em comum entre todos os palestrantes do Futuro Day 2024, incluindo Jorge Grimberg, foi a ênfase no uso da inteligência artificial (IA) como uma ferramenta extremamente poderosa. Segundo dados apresentados no workshop, retirados de uma entrevista com Nina Schick — consultora e líder em IA para Yahoo Finance Live — 90% do conteúdo online poderá ser produzido por IA até 2025 — sim, já no próximo ano. Diante dessa informação, percebemos que o futuro é agora, e saber utilizar essa tecnologia ao nosso favor é fundamental. A IA pode facilitar o trabalho, sendo uma grande aliada, mas não deve substituir totalmente o esforço humano.
2. descubra o que você faz de melhor e aprofunde-se
3. acredite no seu potencial
4. seja disruptivo
Pensar fora da caixa é necessário para se destacar, e, muitas vezes, a referência nasce de um lugar inesperado. Em alguns casos, as melhores ideias surgem nos momentos mais desafiadores, sendo um terreno fértil para grandes inspirações e formatos inovadores, como os conteúdos criativos de Malu Borges e a série de vídeos de Manu Gavassi para o BBB 20. Cientistas como Dmitri Mendeleev, Friedrich August Kekulé e Albert Einstein tiveram enormes descobertas enquanto não estavam trabalhando. Isso comprova que períodos difíceis ou de relaxamento podem gerar ótimos insights. Aproveite esses momentos, por mais que não seja fácil, para construir algo que tenha um pouco de você, seja autêntico e disruptivo.
5. una-se à pessoas que são excelentes em fazer o que você não faz
6. entenda para quem você fala
Entre palestras, talks e conexões que saíram do digital e foram para o físico, foi um dia de intensa imersão. Já estamos preparadas para o próximo Futuro Day.
Para quem se interessou por todos os temas abordados, vai adorar os conteúdos de Jorge Grimberg, especialmente seu icônico formato "3 Minutos de Moda". Fica a dica!