Os produtos em refil são o futuro do mercado

por Inaê Ribeiro

As mudanças no mercado de produtos são sempre pautadas pela inovação e atendendo ao que os consumidores pedem e acreditam, como por exemplo, o retorno do básico que invadiu as nossas rotinas de cuidado com a pele nos últimos tempos. Foi justamente por causa dessa influência dos consumidores que por muito tempo, a popularização dos produtos em refil pareceu que não iria acontecer, afinal, os clientes não entendiam como funcionava e nem as empresas estavam de fato investindo no produto. Com o passar do tempo, entendemos a importância e o impacto ambiental que as embalagens possuem e hoje, o refil é uma realidade cada vez mais presente no mercado de beleza.

O chamado do meio ambiente para o reduzo de lixo é urgente. Segundo uma previsão divulgada no Fórum Mundial de Davos de 2016, até 2050 vai haver mais plástico do que peixes nos oceanos. Em 29 anos os nossos oceanos estarão tomados por lixo. As nossas mudanças de hábitos precisam acontecer o mais rápido possível. Existem algumas maneiras de reduzir a produção de lixo e cada pessoa deve procurar encontrar quais se encaixam melhor na sua realidade e rotina. Uma mudança que o mercado já entendeu ser possível e as marcas estão aderindo é, finalmente, o uso de produtos em refil.

produtos em refil - produtos de beleza em refil - produtos em refil - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Rahua (Reprodução/Pinterest)

Os produtos em refil estão diretamente ligados à quantidade de plástico que é produzido. Você sabia que apenas nove por cento de todo o uso de plástico é reciclado e transformado em algo que pode ser usado novamente? Então, se você acredita que está fazendo sua parte colocando o produto para a reciclagem, precisamos te dizer que isso ainda não é o suficiente dentro do cenário atual e tudo o que devemos mudar.

o reuso de uma embalagem é mais sustentável que a reciclagem e a compostagem

Olga Kachook é gerente sênior de uma coligação que luta para que a indústria produza embalagens mais sustentáveis, a Green Blue Sustainable Packaging Coalition, e durante uma entrevista, ela afirmou que o reuso de uma embalagem é mais sustentável que a reciclagem e a compostagem, isso porque a energia e os materiais necessários para produzir uma embalagem acontece apenas uma vez.

_quem está fazendo

No início do mês, a The Body Shop anunciou a instalação de estações de refil em todas suas lojas, uma ação que já acontecia em determinadas regiões, mas que agora abrange globalmente. A ideia é a marca estar mais próxima da sua essência original, já que foi criada em cima de um pilar ecológico. A empresa, que foi comprada pelo grupo Natura & Co., planeja que até o fim do ano 400 estações de recarga sejam instaladas no mundo e no máximo em cinco anos, todas as lojas vão possuir essa estação. 

Os benefícios do produtos em refil não estão apenas na questão ecológica - que na verdade já é um ótimo motivo -, mas também no custo-benefício. Tendo como exemplo a The Body Shop, os consumidores que optarem pela compra nessas estações deverão comprar a embalagem, de 300 ml, por 2,50 euros e o produto que desejar por sete euros. Essa embalagem pode ser reutilizada sem limite de uso.

os benefícios do produtos em refil não estão apenas na questão ecológica, mas também no custo-benefício

Por falar na Natura, ela foi a primeira empresa brasileira a adotar produtos em refil no país. Segundo o site da marca,  este tipo de embalagem evita o descarte de 1,6 mil toneladas de resíduos no planeta por ano e eles realmente encaram o lixo como um problema ambiental que precisa de solução urgente. Outro benefício da embalagem é que a produção dos produtos em refil joga menos de 4,3 mil toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera. Em alguns produtos da marca, as embalagens gastam menos que 86% de plástico do que as embalagens comuns e é constante a busca da empresa em aderir esse tipo de material nas mais diversas linhas e produtos. 

A marca de beleza MAC, possui o programa “Back to MAC”, como uma maneira de ser sustentável. No programa, ao juntar seis embalagens vazias de produtos da marca, e nisso vale embalagens que ainda possuem produto dentro e já venceram, você garante a troca por um batom MAC ou uma sombra nova da linha regular. As embalagens podem ser tanto de vidro quanto de plástico, desde que a parte de plástico não esteja danificada.

_no brasil

No Brasil, o tipo mais comum de produto que possui opção para reabastecer são os sabonetes líquidos, que já é uma ótima opção para começar a aderir aos produtos em refil. Mas é importante lembrar que nós, consumidores, não somos os únicos responsáveis pela redução na produção de plásticos. Esse é também um trabalho das empresas em tornar cada vez mais acessível estes produtos, no maior número de tipos de produtos e claro, das proteções governamentais que criam maneiras eficazes de proteger nossos recursos naturais e garantir a redução da produção de plástico.

Se você ficou animada em aderir aos produtos em refil, separamos algumas opções de produtos que amamos. Essas embalagens são feitas com materiais mais simples, baratos e fáceis de reciclar, já que a composição de plástico é menor, ou seja, após você reutilizá-la várias vezes com o refil, o processo de reciclagem será ainda mais eficiente.

Você também vai gostar