Os shampoos e condicionadores para cada tipo de cabelo

por Samara Tavares

Já aconteceu de você testar algum produto super famoso e ele deixar a aparência do seu cabelo mega estranha, né? Os fios ficam cheios de frizz, elásticos, armados, sem volume, super oleosos e não tem o que salve o nosso bad hair day. Mas antes de você achar que o problema são as suas madeixas, calma! Provavelmente você só escolheu um produto que não funciona muito bem para a sua estrutura capilar, e é exatamente por isso que é super importante entender se o seu fio é misto, oleoso, seco e se precisa de hidratação, nutrição, reparação ou umectação. 

A partir daí, fica muito mais fácil de escolher produtos certeiros e que realmente fazem a diferença. Os cabelos coloridos, por exemplo, precisam de cuidados totalmente diferentes dos oleosos, assim como os mistos pedem uma atenção especial às pontas mega secas. Se rolar aquela dúvida, procure um profissional que ajude a identificar as suas necessidades capilares. E para facilitar a missão, nós separamos os produtos certos para cada tipo de cabelo. Olha só: 

Bella Hadid
Foto: Bella Hadid
lisos

Geralmente, os fios lisos não necessitam de tantos produtos hidratantes e reconstrutores, como às madeixas cacheadas e crespas. A estrutura capilar permite que a oleosidade natural chegue até as pontas e deixe todo o comprimento hidratado. Porém, é super importante apostar em produtos específicos que evitam o frizz e ainda dão um up no volume.

crespos

A estrutura capilar dos fios crespos e cacheados dificulta que a oleosidade natural chegue até as pontas do cabelo, é por isso que as cacheadas sofrem tanto com pontinhas secas e raiz oleosa. O truque é apostar em muitas umectações, hidratações e shampoos e condicionadores específicos - já que a fórmula errada pode deixar os cachos indefinidos e frisados.

ondulados

O cabelo ondulado é desejo de muita gente, mas o grande problema das onduladas é conseguir a definição perfeita e deixar os fios armados bem longe. A dica é escolher produtos neutros que não pesem muito nas madeixas e nem ressequem tanto os fios. Ah, e vale escolher fórmulas que prometem definição também. 

coloridos

Os fios coloridos pedem atenção mais do que redobrada. Os processos químicos danificam a estrutura capilar, que fica mais sensível, elástica e quebradiça. Por isso, se joga nos produtos que hidratam, reconstroem, devolvem a proteína perdida e ainda ajudam a manter a cor viva por mais tempo - assim, você vai diminuir os retoques.

mistos

O clássico raiz super oleosa e as pontas secas? Nós entendemos o problema. O cabelo misto sofre com o mesmo problema dos cachos: a oleosidade natural não consegue chegar até as pontas e fica muito concentrada na raiz. O segredo é escolher shampoos com fórmulas purificantes que limpam mas não ressecam, e o condicionador pode ser hidratante ou de nutrição - mas aplique só nas pontas, ok? Não chegue perto da raiz, nunca! 

oleosos

Se você precisa lavar os cabelos todos os dias, ou até mais de uma vez por dia, os seus fios são oleosos. Por isso, escolha fórmulas purificadoras e que removam o excesso de óleo da raiz, e vá nos condicionadores mais leves, ok?

secos

O couro cabeludo seco pode causar vários outros probleminhas que incomodam - e muito - qualquer pessoa. São eles as caspas, coceiras e irritações. Se os seus fios e raiz são bem ressecados, escolha produtos bem hidratantes e nutritivos. Eles devolvem a oleosidade natural dos fios e ajudam no fortalecimento capilar. 

Você também vai gostar