A categoria mais esperada do Oscar 2023 para quem é fã de moda com certeza é a de Melhor Figurino. Essa premiação valoriza não só a beleza ou estranheza das roupas, é claro, mas mostra sua importância na construção do storytelling, deixando o setor cada vez mais notável. Neste ano, todas as indicadas são mulheres, e os filmes se destacam pela caracterização precisa e cheia de história, onde os detalhes não passam despercebidos.
Em 2022, quem recebeu a estatueta de melhor figurino foi Jenny Beavan, que concorreu por Cruella e que esse ano foi indicada novamente pelo filme Sra. Harris vai a Paris. Antes disso, outros longas premiados foram A Voz Suprema do Blues, Adoráveis Mulheres e Pantera Negra, que também concorre na categoria com a nova sequência do filme.
Embora a premiação da 95ª edição do Oscar só aconteça no dia 12 de março, alguns críticos especializados de fora da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas - quem realmente escolhe o vencedor - já deram seus palpites, e eles acreditam que a corrida será acirrada entre Babilônia e Elvis.
Abaixo, te contamos mais sobre o figurino dos filmes indicados ao Oscar 2023. Qual seu palpite?
babilônia
O filme estrelado por Margot Robbie e Brad Pitt conta sobre a ascensão e queda de astros da antiga Hollywood dos anos 20, quando as obras eram mudas e em preto e branco. O figurino assinado pela estadunidense Mary Zophres, já conhecida pelo trabalho em La La Land: Cantando Estações, traz referências da década com roupas incríveis que roubam a atenção nas polêmicas cenas de balbúrdia que acompanham os personagens do auge ao declínio.
elvis
Em parceria com Miuccia Prada, a figurinista Catherine Martin foi fundamental para ajudar o diretor Baz Luhrmann e o ator Austin Butler a construir o rei do rock de uma forma única. A designer italiana não só desenhou peças exclusivas para o filme, como garimpou nos arquivos de Prada e Miumiu atrás de peças vintage que mostrassem como a estética de Elvis também era parte fundamental para compor o grande astro. Baseadas no trabalho de Bill Belew, figurinista que desenhou as lendárias roupas de Presley, construíram macacões com capas, os ternos coloridos e metalizados e mais peças que capturam a essência da década de 70. O longa pode render a Catherine Martin seu terceiro Oscar, já que possui estatuetas por seu trabalho em Moulin Rouge e O Grande Gatsby.
pantera negra: wakanda para sempre
Ruth E. Carter - que foi a primeira pessoa negra a ganhar um Oscar nessa categoria - já possui uma estatueta no currículo conquistada por Pantera Negra, o primeiro filme da sequência. O que chama atenção nos figurinos dramáticos do longa de super-heróis são as inspirações africanas carregadas de simbolismos, além das referências pré-colombianas que traz nas roupas de Namor e seu povo.
Sra. Harris vai a Paris
Sra. Harris vai a Paris é um filme que possui a moda na sua narrativa, o que já contribuiu para sua indicação de melhor figurino no Oscar 2023. A história que se passa em 1950 conta sobre uma faxineira que se apaixonou em um vestido de Alta-Costura Dior e faz de tudo para adquiri-lo. Junto com a narrativa, a figurinista premiada Jenny Beavan encanta com visuais belos, delicados e que transmitem doçura.
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
O filme queridinho do Oscar 2023 também aparece nessa categoria pelo trabalho de Shirley Kurata, que está concorrendo pela primeira vez. A figurinista, que já é conhecida por ser personal stylist de Billie Eilish cria uma atmosfera que contribui com a carga dramática do longa-metragem, que mistura mundo real e metaverso.