Hoje o mundo da moda se despede de um dos seus grandes ícones. Paco Rabanne revolucionou a indústria com sua ousadia, criatividade e inovação. Vestiu grandes celebridades como Audrey Hepburn e Jane Fonda. O estilista também fez sucesso na perfumaria, com perfumes que se tornaram verdadeiros clássicos.
Paco Rabanne nasceu na Espanha como Francisco Rabaneda Cuervo. Ele se mudou para a França com a família durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
Durante a infância, já desenhava e pintava com muita habilidade. Aos 17 anos, Rabanne entrou para a Ecole Nationale des Beaux-Arts, onde estudou arquitetura durante uma década.
Sua veia para a moda foi herdada da mãe, que trabalhou para Cristóbal Balenciaga. Antes de criar sua marca, Paco Rabanne fez trabalhos para grifes como Nina Ricci, Givenchy e a própria Balenciaga.
Estreou nas passarelas em 1964 com a coleção intitulada “Manifesto: vestidos inutilizáveis feitos de materiais contemporâneos”, em tradução livre. O desfile foi controverso, porque as roupas eram feitas de materiais inusitados como plástico, papel e metal, além disso, as modelos desfilaram descalças. Apesar da polêmica, Paco Rabanne deixou sua marca.
A partir disso, suas peças, feitas de materiais incomuns, viraram sua marca registrada. As roupas, inspiradas na era espacial, foram usadas em filmes como Barbarella e Cassino Royale de 1967, o que contribuiu para sua popularização.
Paco Rabanne gostava de materiais não convencionais para criar suas peças. Em 1999, ele apresentou um vestido de chocolate na Feira de Chocolate de Paris. Esse foi mais um dos momentos icônicos de sua vida e carreira, que gerou muitos comentários.
Em 1999, Paco Rabanne se aposentou e fechou sua marca, que retornou apenas em 2011, através da compra pelo grupo Puig. Atualmente, o diretor criativo da grife é o francês Julien Dossena.
Na perfumaria, o primeiro lançamento de Paco Rabanne foi em 1969, com o perfume feminino Calandre. Em 1973 foi lançado o primeiro perfume masculino, intitulado Paco Rabanne Pour Homme. Desde então, a marca produz fragrâncias líderes de vendas, que atendem tanto às gerações mais velhas quanto aos novos consumidores.
Outro aspecto muito importante na vida de Paco Rabanne foi o esoterismo. Por ter sido criado também por sua avó, que era xamã, esse era um assunto que o interessava muito. Ele, inclusive, publicou diversos livros sobre esse tema.
Paco Rabanne se tornou uma grande referência na moda por sua visão futurista e sua transgressão. Seu legado e suas criações viverão eternamente, porque ele foi além e transformou para sempre a indústria da moda.