Entre os produtos multifuncionais queridinhos para pele, cabelo e corpo estão os óleos. E se você ama esse ativo já deve ter se perguntado para que serve óleo de girassol, já que ele é um dos mais amados na beleza. Por isso, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre esse item e porque adicioná-lo na rotina de cuidados.
o que é o óleo de girassol?
O óleo de girassol, como o nome já diz, é extraído das sementes de girassol. Apesar de ser super conhecido na culinária, ele também é um ativo poderoso para cuidar do rosto, corpo e cabelo. O ativo é rico em Vitamina E, ácidos graxos essenciais, fitonutrientes e Vitaminas A e D, por isso é um poderoso antioxidante e tem ação anti-inflamatória.
para que serve óleo de girassol e quais os benefícios?
O óleo tem várias funções que são super benéficas para o corpo. As principais são:
- Ação hidratante: forma uma barreira protetora que evita a perda de água;
- Ação anti-inflamatória calmante: ideal para reduzir a vermelhidão e irritação, além de auxiliar a recuperação da barreira cutânea
- Proteção antioxidante: ajuda a prevenir o envelhecimento precoce
- Tratamento capilar: é ótimo para umectação, controle do frizz e brilho
- Alimentação: ajuda no controle de colesterol e contribui para a saúde cardiovascular

como usar óleo de girassol
Por conta de seus vários benefícios, o óleo de girassol pode ser usado de diversas formas. Saiba como usá-lo em cada parte do corpo.
óleo de girassol na pele
Primeiro, é importante ressaltar que o óleo de girassol para o rosto e corpo deve ser 100% vegetal, prensado a frio e sem fragrância ou aditivos. Nunca use o óleo de girassol de cozinha na pele.
A melhor maneira de usá-lo no rosto ou no corpo vai depender do seu objetivo:
- Para hidratação corporal: use à noite ou no pós banho. Aplique poucas gotas do produto na pele levemente úmida, massageando até absorver.
- Em áreas ressecadas, como cotovelos, pés e mãos: passe diretamente sobre a área, massageando de leve. Se quiser, cubra a região com um pano ou meia.
- Para o rosto: aplique duas gotas como último passo na rotina de skincare. Use apenas se o produto for não comedogênico e evite se você tiver pele oleosa ou acneica.
- Como óleo de massagem: funciona bem para relaxar os músculos, então pode ser usado em regiões de tensão.
- Como demaquilante natural: quem tem a pele seca ou sensível pode usar o produto para tirar a maquiagem, aplicando algumas gotas sobre o rosto e massageando até “derreter” a make.
Leia também: Skincare básico: o que usar e como montar a rotina de cuidados ideal

óleo de girassol no cabelo
O produto é ideal para cabelos ressecados e com frizz, sendo um ótimo aliado na rotina capilar. Saiba quais são as melhores maneiras de usar:
- Umectação capilar
Para fazer umectação capilar, aplique o óleo nos fios secos, do comprimento até as pontas, evitando a raiz. Massageie para espalhar bem e fique de 1 a 4 horas, ou durma com o produto, se preferir. Por fim, é só lavar o cabelo com shampoo e finalizar como de costume. Isso faz com que os fios fiquem mais nutridos.
- Pré-shampoo
Passe algumas gotas no comprimento do cabelo seco ou úmido. Depois de 30 minutos é só lavar com shampoo e condicionador. O resultado são fios menos ásperos e mais macios após a lavagem.
- Finalização
Coloque uma ou duas gotas na mão e espalhe nas pontas ou em áreas de maior frizz. Aqui, é importante usar pequenas quantidades para não pesar o cabelo.
- Misturado na máscara
Se você quer potencializar sua máscara capilar, basta adicionar de 3 a 5 gotas na quantidade que você costuma usar de produto. Aí é só deixar o tratamento agir normalmente. Assim, seu cabelo fica macio e selado.
óleo de girassol para feridas
O óleo de girassol auxilia em feridas leves e superficiais, por conta das propriedades regeneradoras. No entanto, é necessário ter cuidado em que tipo de feridas ele pode ser aplicado.
Quando o óleo de girassol pode ser usado nas feridas?
Quando são leves, como assaduras e irritações na pele, pequenas escoriações, na pele ressecada ao redor de lesões ou para prevenção de rachaduras e inflamações.
Para isso, higienize a área, seque suavemente e aplique de uma a três gotas de óleo. Depois, a área pode ficar descoberta para arejar ou ser coberta com uma gaze limpa, caso seja em uma região de atrito.
óleo de girassol na tatuagem
O óleo de girassol também pode ser usado para ajudar na cicatrização de tatuagens, mas são necessários alguns cuidados e, claro, seguir as recomendações do seu tatuador.
Ele não é recomendado para as primeiras 48 a 72 horas, pois não pode ser aplicado se a tatuagem ainda estiver na fase inicial, com sangramento e sensibilidade. Depois desse período, a indicação é usá-lo com a área limpa e seca, aplicando uma ou duas gotas e espalhando suavemente.
Outro ponto importante é que ele seja 100% puro, sem nenhum aditivo ou perfume.
Leia também: Para que serve óleo de rosa mosqueta? Como usar no rosto, corpo e cabelo

como escolher o melhor óleo de girassol?
Algumas dicas são essenciais para garantir que você vai ter o óleo de girassol correto, sendo elas:
- Escolha um óleo de girassol 100% puro, apenas com um ingrediente. Não use produtos com perfume, conservantes, óleo mineral ou corantes.
- O óleo de girassol deve ser prensado a frio. Isso conserva a Vitamina E e os ácidos graxos essenciais, que mantêm as propriedades hidratantes e cicatrizantes.
- Prefira versões dermatológicas ou cosméticas. Elas possuem grau de pureza superior que é ideal para aplicar na pele e cabelo.
- Preste atenção na embalagem. Frascos âmbar ou escuros são os ideais porque protegem da luz. Além disso, devem ser de vidro ou plástico BPA Free.
- Confira as certificações e a procedência. Versões com selo vegano e cruelty free são ideais. Também preste atenção na indicação de lote e validade.
