Passei um dia inteiro no maior brechó online do Brasil e te conto tudo

por Gabriela Rezende

Fomos convidados para explorar um pouco do maior brechó online do Brasil, e eu, Gabriela Rezende, fui encarregada da missão de capturar cada momento e compartilhar um pouco mais sobre essa incrível experiência. Para quem ainda não conhece, a TROC acredita que a roupa mais sustentável é aquela que já existe, incentivando, assim, a compra e venda de roupas e acessórios usados em ótimo estado - não precisa se preocupar!

O brechó foi fundado em 2016 por Luanna Toniolo e Henrique Domakoski, em Curitiba, e desde 2020 faz parte do Grupo Arezzo & Co. Com uma curadoria inteligente e responsável, a plataforma se especializa na seleção de peças second hand de qualidade, provenientes de marcas de moda premium e luxo. Demais, né? Se você já era fã deles e quer saber um pouco mais dos bastidores, continue lendo comigo um pouco mais abaixo.

Sede da TROC - N/A - brechó online - primavera - a foto mostra uma sala com duas poltronas pretas, uma parede de vidro com 'TROC' escrito em preto - https://stealthelook.com.br
Foto: Entrada da TROC (Reprodução)


Ao chegar lá, posso adiantar que foi incrível conhecer todos os processos. A Lu, co-fundadora da TROC, é muito transparente e humana. Ela me contou que, certa vez, estavam crescendo tanto que ela foi até o galpão (onde fica o escritório e onde tudo acontece) e não reconheceu um dos funcionários, o que a fez sentir-se mal. Portanto, é muito importante para ela conhecer as pessoas que fazem tudo acontecer, saber de suas histórias e compreender o papel de cada um dentro da empresa.

Além disso, eles não estão exatamente em Curitiba, mas sim em uma cidade pequena logo ao lado, Quatro Barras, com aproximadamente 22 mil habitantes, onde a TROC é uma das maiores responsáveis pela economia local! A maioria dos funcionários é dessa cidade, tornando o ambiente bastante familiar. A Luanna também proporciona oportunidades para pessoas que não encontram mais espaço no mercado de trabalho.

TROC - N/A - brechó online - primavera - bolsas do acervo da TROC - https://stealthelook.com.br
Foto: A variedade de looks e acessórios é impressionante (Reprodução)

No galpão, que, a propósito é muito bem organizado com mais de 100 mil peças, é possível acompanhar todos os processos da peça, desde o momento em que ela chega até a sua venda, e todo o processo é minuciosamente documentado - achei isso muito interessante!

Assim que a peça chega, a primeira etapa consiste em etiquetá-la, gerando um número identificador. No sistema deles, essa informação é automaticamente atualizada, indicando em qual fase a peça se encontra, quem a manipulou (por exemplo, na fase de controle de qualidade, será registrado o horário exato em que a peça chegou), o funcionário responsável, suas anotações e o momento em que avançou para a próxima fase).

Processo de checagem da peça - N/A - brechó online - primavera - a foto mostra uma pessoa manuseando uma bolsa de luxo com luvas pretas - https://stealthelook.com.br
Foto: Todas as peças passam por um processo de verificação de autenticidade (Reprodução)

Além disso, em todos os processos, há câmeras instaladas, proporcionando segurança tanto para o cliente quanto para a TROC. Isso é fundamental, por exemplo, quando uma peça não passa no controle de qualidade devido a um furo na manga. Se a cliente alegar que a peça não estava assim quando chegou e que foi a empresa quem a danificou, as câmeras servem como prova, registrando o exato momento em que a peça chegou e sua condição.

As peças de luxo, como as bolsas, passam por um minucioso processo de verificação de autenticidade. Na foto acima, é possível observar que esse aparelho possui a capacidade de ampliar a imagem em cerca de 60 vezes! Isso proporciona total confiança para quem deseja adquirir um item da Saint Laurent, por exemplo.

Processos da TROC - N/A - brechó online - primavera - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Um pouco dos processos do brechó (Reprodução)

etiquetagem:

Funciona da maneira que eu expliquei acima. Todo documentado, com câmeras e atualizações no sistema interno deles.

curadoria:

As profissionais basicamente avaliam se a peça pertence a uma das marcas aceitas pela TROC (a título de curiosidade, marcas como C&A, Renner, Shein e fast fashions desse estilo não são incluídas) e realizam o controle de qualidade. Elas se certificam de que as peças atendem aos padrões estabelecidos, verificando a ausência de furos, manchas, rasgos, entre outros critérios.

higienização:

Em agosto deste ano, eles desenvolveram o HigiTroc - um sistema de higienização que dispensa o uso de água e é altamente sustentável. As profissionais compartilharam conosco um briefing detalhado sobre esse processo, contendo informações abrangentes sobre o funcionamento do sistema e os números que evidenciam a significativa economia de água alcançada por meio dessa inovação.

precificação:

O time faz a pesquisa no banco deles e/ou na internet para entender quanto que a peça vale e precifica cada uma delas de acordo com esses dados.

fotografia:

Ser o maior brechó online do Brasil tem suas vantagens, não é mesmo? Por isso, eles possuem vários estúdios e fotografam todas as peças no próprio local. Um estúdio é dedicado a partes inferiores, outro a partes superiores e um terceiro é reservado para as peças da Arezzo!

E pronto! Depois de passar por tudo isso, a peça vai pro site e assim que é comprada, a equipe já agiliza para enviar o mais rápido possível.

Envio da TROC - N/A - brechó online - primavera - a foto mostra um caminhão carregando peças em caixas para envio pelos corrios - https://stealthelook.com.br
Foto: Você sabia que a TROC coleta suas peças de graça na sua casa? (Reprodução)

Ah, a praticidade do serviço de coleta gratuito das peças na casa do cliente é realmente muito legal! Basta embalar as peças em uma caixa e solicitar a coleta pelo site, tornando o processo extremamente conveniente. Outro ponto muito interessante sobre a TROC, é a dinâmica constante no site, com a entrada de novas peças todos os dias, às 12h.

Cada dia apresenta uma estratégia diferente em relação às peças a serem destacadas, proporcionando uma variedade sem fim de opções aos clientes - a gente adora isso, rs. 

Sede da TROC - N/A - brechó online - primavera - foto de uma sala com duas poltronas pretas um escrito 'TROC' em preto - https://stealthelook.com.br
Foto: Galpão da TROC (Reprodução)

Também preciso destacar a popularidade de marcas como a Farm, que têm uma alta demanda e suas peças são rapidamente adquiridas pelos clientes. E quando uma peça não é vendida e permanece por um período mais longo no site (creio que até 60 dias, se não me engano), as profissionais oferecem duas opções ao cliente: a devolução da peça (com custo do correio a cargo do cliente) ou a doação para uma instituição local, onde a TROC desempenha um papel crucial, enviando peças para serem vendidas em um bazar que arrecada recursos significativos.

para ver mais:

Se você ficou curiosa para conhecer a curadoria do maior brechó online do Brasil e já está pensando em garimpar achados incríveis, clique aqui para visitar o site da TROC. Assim como eu, aproveite a oportunidade para arrematar looks incríveis, afinal, nada melhor do que contribuir para a moda circular, não é mesmo? Além disso, confira também nosso vídeo no TikTok abaixo!

@stealthelook

um dia visitando o maior brechó online do brasil 😱✨ #tiktokfashion #brecho #troc #arezzo

♬ som original - Steal The Look - Steal The Look
Você também vai gostar