Pausa para Bruna Tavares: tudo o que você queria saber sobre a girlboss do mundo beauté

por Aline Santos

Em trocadilho com o nome que leva o título do seu famoso blog de beleza, o Pausa para Feminices, entrevistamos a girlboss por trás do que começou como dicas de make e hoje conta com diversos produtos e linhas de maquiagem. Então a pausa hoje é para saber tudo sobre Bruna Tavares!

A jornalista e musa beauté nos contou tudo pelo que passou durante a transição entre ser blogueira e virar empreendedora, e como a maquiagem esteve presente em sua vida desde pequena. Também revelou sobre como as oportunidades surgiram em sua vida e como foi tudo acontecendo, inclusive as parcerias internacionais.

E se você acha que a Bruna Tavares está empreendendo somente na área de beleza, ela mostra que pode te surpreender e ainda nos adiantou que tem novidades vindo por aí.

A Bru é aquela pessoa alto astral e que nos conta tudo em detalhes na entrevista abaixo, vem ver:

Bruna tavares -     -     -     -


 
Eu sou jornalista formada pela PUC de Campinas e criei o blog assim que me formei em 2009. A ideia veio da faculdade e no último ano eu tive uma matéria chamada "jornalismo online" e fui uma das primeiras pessoas da Puc a receber essa matéria, que era algo muito novo dentro do jornalismo. Fiquei muito apaixonada porque durante o curso a gente teve que montar um blog que existe até hoje, chamado: "Economia para jovens".  Eu percebi ali que ter um blog era uma chance que eu tinha de ser jornalista, independente de um emprego, pois eu teria um local para fazer entrevistas e receber a atenção de pessoas importantes, escrever sobre o tema e estar sendo vista. Agora na internet você pode estar em casa e desempregada, mas você vai estar fazendo o seu trabalho, sendo visto e criando o seu portfólio então para mim foi automático. Eu estava muito focada em fazer um blog de cultura, mas foi muito complicado porque para fazer um blog de cultura eu teria que estar indo a todas as peças de teatro, assistir a todos os filmes e eu não tinha dinheiro para isso. A moda é um reflexo da cultura, então eu comecei a fazer textos no blog explicando para as pessoas de onde vinham as tendências, históricos misturados com moda. Nisso o site Uol tinha o Modices, que era um portal de moda que me viu pelo twitter e me chamou para trabalhar com eles, comecei a fazer coberturas de fashion week e desde então minha carreira decolou. Por causa do blog eu realmente fui vista!"
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"Não imaginava de jeito algum! Eu tinha o plano de deletar o blog quando eu conseguisse esse emprego, mas um trabalho veio e outros também, pois teve uma época que eu estava freelancer em 3 ou 4 empresas diferentes: eu estava no Modices, na Gloss, na Johnson & Johnson e fiz por 4 anos o "Adoro" que é o site da Farm. Eu comecei a fazer um conteúdo de beleza que era uma coisa que eu gostava, mas não via futuro no sentido de matéria, não achava que as pessoas fossem ver minhas pautas sobre beleza e maquiagem de resenha, mas a verdade é que aconteceu quando eu comecei a fazer textos focados em maquiagem. Em 2010 dividiram o backstage da fashion week, um para moda e outro para beleza, eu lembro de estar com jornalistas e assessores comentando que era o primeiro ano que separaram a beleza, pois começou a virar tendência. Desde então começou a ter esse jornalismo e eu comecei a participar disso desde o início. Sempre tive como inspiração e tenho até hoje, a Victoria Ceridono, que na época era jornalista da Vogue, mas para mim foi algo que aconteceu muito naturalmente e bastante assustador quando eu percebi que tinha que escolher porque não dava mais para fazer as duas coisas, mas foi muito doido porque eu peguei essa primeira leva".

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"Eu sempre gostei de beleza e fazia teatro, então desde criança com uns 7 ou 8 anos a gente se maquiava para os personagens. Eu lembro que uma vez na faculdade eu tive que me maquiar de avareza e taquei um monte de coisa branca na cara, misturei e passei um cinza, então eu já tinha essa alquimia de maquiagem e transformação. Minha mãe também gosta muito de maquiagem e desde criança ela passava blush e batom vermelho em mim. É uma coisa da minha mãe essa ligação com a beleza, porém o teatro trouxe a visão artística e a minha mãe a visão da vaidade mesmo. Em uma época em que as mulheres não usavam muito batom vermelho, minha mãe já usava no dia a dia, então eu sempre tive uma visão muito livre sobre o assunto".
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"Foi muito natural porque quando comecei o blog eu já estava empreendendo, né? Eu peguei uns R$50 investi na compra do domínio e na compra de um pacote de scrapbook para fazer o layout porque eu não tinha dinheiro para pagar um designer, mas não queria fazer o blog de qualquer jeito e queria algo bonitinho, então já foi um investimento. Eu comecei ali na área me virando com um monte de trabalhos, freelas e blog e foram surgindo as oportunidades de fazer as coisas. Essa coisa de multiplicar sempre esteve dentro de mim e em 2011 eu fui chamada para fazer o primeiro batom, que foi o mais vendido e esse primeiro foi muito louco porque eu ainda estava começando na carreira, tanto como blogueira quanto jornalista e essa oportunidade foi como um cartão de visitas. Eu transformei toda a comissão que eu ganhei em mais batons, eu pedi para a Farmaervas não me pagar em dinheiro e com a minha comissão produzir mais batons do "Pausa para Feminices" porque eu já tinha o meu trabalho, não precisava depender desse dinheiro e tudo que eu ganhava do blog colocava na poupança. E aí usei esse batom como cartão de visitas e enviava para as pessoas falando que eu era a Bruna Tavares, jornalista que tinha um blog e também que desenvolvi um batom! Nisso eu fiz muitos contatos porque as pessoas achavam legal e foi isso que aconteceu, o batom acabou sendo muito mais vendido porque eu acabei fazendo esse marketing. Imagina se eu tivesse só pego o dinheiro do primeiro batom e colocado no bolso? Teria acabado, eu tenho certeza que teria morrido ali. Eu tive o batom mais vendido porque eu acertei na cor e divulguei para muita gente e muita gente importante também divulgou, foi uma coisa que deu muito certo".
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"A parte boa é quando você vê a coisa acontecendo, é muito gostoso você ter essa mente de entender porque hoje em dia eu faço um empreendimento que não tem nada a ver com a minha área. Eu busco sempre isso, estar estudando novas coisas e hoje em dia eu invisto em mercado imobiliário nos EUA, que é uma coisa super diferente e nada a ver com maquiagem. A melhor parte é isso de você ver acontecer e de ter seu próprio negócio. A pior parte é a pressão, eu vivo em uma pressão psicológica muito grande, vira e mexe estou desabando, indo em médico e tomando remédio, porque o psicológico da gente fica muito à flor da pele. Eu também acabei abraçando muitas coisas, pois fui crescendo e fui chamando pessoas que eu amo para trabalhar comigo, e as vezes eu penso que se der ruim para mim, dá ruim para muita gente. A pressão que eu vivo hoje não é a mesma do começo porque eu ganhava menos e tinha menos oportunidades, mas eu conseguia tirar férias e muitas coisas que eu não consigo hoje, mas tudo bem porque esse é o caminho que estou e sou grata a ele. Mas a parte boa é você construir algo e isso dá muita autoestima, ver que está construindo algo com o seu nome e seu esforço, claro que tem muita gente junto, mas é algo que você consegue ver na frente. Como empreendedora gente consegue pensar em saltos diferentes e tem sempre um desafio novo!"
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"Eu nunca desisti de empreender e não consigo desistir, eu consigo pensar em empreender em outras áreas. Quero muito não depender da minha imagem, quero pegar o dinheiro que estou ganhando e empreender em algo que não tem nada a ver, tipo quero abrir um Starbucks, meu sonho! Acho que empreender é um caminho sem volta, mas você precisa estar sempre buscando novas possibilidades, que é uma coisa que já tenho feito: empreender no mercado imobiliário americano que me fez muito bem e me dá uma tranquilidade, mas eu quero mais em outras áreas!"

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"A gente não tem tanto conceito de coleção, na verdade tivemos a "Sunflower" agora que foi a primeira nesse conceito e eu quero fazer mais vezes. Sempre defendi isso de ter coleções mais limitadas e temáticas, mas todo mês lançamos novidades e produtos novos na marca".

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"A ideia vem de alguma coisa nada a ver quando estou passeando em um momento de lazer e quando estou com a mente em outra coisa, mas automaticamente minha cabeça pensa em maquiagem. Eu estava voltando de viagem com o meu marido e quando o avião estava descendo ele virou e disse: - "olha a janela!", porque meu marido até ja sabe como sou e estava uma cor linda virando amarelo, azul e roxo, e já estava eu pensando em uma coleção! Esses dias eu estava na Disney da Califórnia e vi uma flor que eu acho que é malva, mas não tenho certeza, então já parei tudo o que estava fazendo peguei o aplicativo da Pantone, tirei foto das flores e puxei várias cores, e daí surgiu uma ideia de criar uma coleção inspirada nessa flor! Eu quero sempre ter coleções inspiradas em cada tipo de flor e agora começamos com a Girassol. A ideia surge do nada e essa coleção Girassol eu também tive a ideia dentro da Disney da Califórnia, eu estava em uma mesa de mármore que parece muito o miolo de um girassol e já estava obcecada pela cor mostarda porque eu estava vendo muito ela em bolsas e casacos, e quando eu vejo que uma cor está muito presente em acessórios eu sei que vai chegar na maquiagem. E de repente na mesa tinha uma flor parecida com girassol, então eu já mandei mensagem para a minha gerente de produto e falei que a gente tinha que criar uma coleção inspirada nisso. E aí para convencer os investidores montei uma apresentação de 57 páginas porque eu sabia que era algo muito diferente, fiz a simulação com o meu design para mostrar para eles. Foi muito trabalhoso, mas no caso dessa coleção, a gente fez em 6 meses: uma paleta e 4 batons". 

Bruna tavares -     -     -     -

"Eu já realizei muitos sonhos porque já vi muita gente importante usando a minha marca tipo a Taís Araujo que usou e me mandou whatsapp mostrando que estava testando todos os meus batons. A Giovanna Ewbank e Bruna Marquezine já usaram e eu fiquei muito feliz, tem muitas pessoas incríveis que usam a marca e que eu fico de cara, mas eu tenho aquele sonho de ver uma estrela internacional usando ou quem sabe a Xuxa, que eu amo e sou super fã, eu sei que ela é vegana e a maioria dos produtos também são. Eu gosto muito da Marina Ruy Barbosa, é uma menina linda, maravilhosa e atriz incrível então eu queria muito ver ela usando um dia, quem sabe. A Britney Spears seria o meu sonho de princesa, mas eu acho que é sonhar alto demais, né? (risos). Mas você perguntou então eu acho que seria a Britney e Xuxa os meus ícones!"

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"Os best sellers com certeza são os batons e o Bruna principalmente, ele é um ícone da coleção. A minha marca de cílios tem vendido muito, a Wonder Lash e a gente têm se destacado muito com BT Jelly, que é um gloss com tratamento. O iluminador também faz muito sucesso, ele é enriquecido de vitamina E e o BT Powder, que é um pó que você coloca em baixo da água e ele é super resistente, a galera ama fazer vídeos dele. Mas hoje o meu produto mais vendido é a paleta Sunflower, que inclusive ficou em primeiro lugar quando lançou nas lojas da Sephora, tanto loja física quanto online, foi algo inédito. Temos vários planos e meu objetivo agora é uma expansão internacional". 

Bruna tavares -     -     -     -
A da Quem disse Berenice me marcou muito e foi a primeira campanha nacional que fiz. Ter sido convidada para ser embaixadora do Too Faced me marcou muito também e eu conheci Los Angeles por causa deles, sempre fui apaixonada pela marca. Na sequência eu fechei com a Jequiti e foi muito grande, imagina eu lá no SBT com uma equipe incrível e ver a minha carinha no catálogo. E eu tenho que falar da Kiss New York porque foi o primeiro contrato de licenciamento internacional que fechei e lancei uma linha de unhas postiças, renovei com eles já e vou lançar mais produtos e quero levar a minha linha lá fora com a Kiss. Com a Cacau Show também foi uma coisa super diferente lançar chocolate em uma campanha que ninguém esperava algo assim e foi outra coisa que me abriu muito a mente. Eu gosto de surpreender, eu gosto das pessoas não estarem esperando uma campanha de chocolate com carnaval, maquiagem e Bruna de repente lança e é um sucesso".
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Sempre estou com algum batom na minha bolsa, um gloss e com algum produto que tenha um espelhinho, então sempre carrego na minha bolsa o BT Powder. Hoje em dia, sendo bem sincera, eu saio com muitos produtos da minha linha porque eu não posso ver um cenário bonito que já estou tirando foto. Se você ver a #BTpelomundo que é uma # em que têm várias postagens, tem foto minha porque estou em qualquer lugar colocando o meu produtinho lá. 

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