Pele descascando por causa do sol: o que fazer no pós-praia

por Karen Merilyn

Nada melhor do que aproveitar o calor do verão na praia, mas se você voltou das férias com a pele descascando por causa do sol, significa que abusou da exposição solar. Quando esse processo acontece é porque a pele foi queimada, aí o corpo acelera a renovação celular para se livrar das partes lesionadas. Ou seja, a descamação é um mecanismo de defesa que precisa ser tratado com muito cuidado. 

Para te ajudar a aliviar o incômodo que a queimadura causa e não piorar a situação, trouxemos algumas dicas que parecem básicas, mas que são fundamentais para manter a pele saudável. E, claro, vale lembrar que em qualquer alteração além do normal, o ideal é procurar um dermatologista. 

Mulher com pele descascando por causa do sol, usando top branco de alças finas, sob céu azul claro, em clima de alerta.
Foto: Como cuidar da pele descascando (Dougal Waters/Getty Images)


como cuidar da pele descascando por causa do sol

1. Pare de fazer qualquer coisa que agrida a pele

Se você está com a pele descascando, evite tomar sol para não queimar ainda mais. Além disso, pare de aplicar produtos com álcool, ácidos, retinol e esfoliantes. Também evite banhos quentes e a utilização de buchas e esponjas.

2. Continue aplicando protetor solar

Mais do que nunca, o protetor solar é imprescindível para a pele. Invista em um com FPS 50 ou mais e reaplique a cada duas horas. “É indispensável evitar nova exposição ao sol, já que a pele descascando está mais sensível e suscetível a manchas e danos mais profundos", explica Tatianne Morais, farmacêutica e bioquímica da Abalô Cosméticos.

3. Acalme a pele antes de hidratar

Para acalmar a inflamação, faça compressas frias de água ou chá de camomila, aplique brumas calmantes ou água termal e tome banhos de água fria. “Prefira banhos rápidos, que ajudam a diminuir a sensação de calor e ardor. A água quente deve ser evitada, pois intensifica o ressecamento e a irritação", diz Tatianne.

4. Hidrate a pele de forma estratégica

A descamação só melhora quando a pele recupera água e lipídios — por isso a hidratação é tão importante. “Opte por hidratantes mais potentes, formulados com ativos que ajudam a restaurar a barreira cutânea, como ureia, pantenol e óleos vegetais, que reduzem o ressecamento e a sensação de repuxamento", esclarece a farmacêutica.

5. Se alimente bem 

Hidratar a pele de dentro para fora é tão importante quanto os outros passos. Por isso, beba muita água e coma alimentos que ajudam na recuperação, como frutas, castanhas e peixes ricos em ômega-3. 
Evite produtos nocivos como álcool e excesso de cafeína, já que eles desidratam a pele. 

Pele descascando por causa do sol destaca tom bronzeado irregular no colo, envolto em toalha bege de algodão felpudo
Foto: GlowLikeHenna (Pinterest)

o que não fazer com a pele descamando

Nunca puxe a pele que está descascando, por mais que seja incômodo. Isso retarda a cicatrização, pode aumentar o risco de infecção e manchas, além de causar feridas. Deixe que ela saia sozinha. 

o que passar quando a pele está descascando?

O ideal é utilizar produtos que hidratem, acalmem e ajudem a reparar a barreira cutânea, favorecendo a recuperação da pele. Algumas dicas da Tatianne são: 

  • Invista em hidratantes com ativos calmantes, reaplicando várias vezes ao dia para reduzir o ressecamento e o desconforto. Aloe Vera, Camomila, Alfa bisabolol, Pantenol, Calêndula e Óleos vegetais devem fazer parte da formulação.
  • Sprays calmantes, como água termal ou água dermatológica, são excelentes aliados para aliviar o ardor e proporcionar sensação imediata de frescor.

quanto tempo demora para descascar a pele queimada de sol?

O tempo varia conforme a intensidade da queimadura, mas o padrão geral é este, segundo a especialista: 

  • 1 a 3 dias após a exposição, a pele fica vermelha, quente e sensível.
  • 3 a 7 dias, começa o ressecamento e a descamação, principalmente em queimaduras moderadas.
  • 7 a 14 dias, ocorre a regeneração da pele, dependendo da gravidade e dos cuidados adotados.

“Importante lembrar que nem toda queimadura descasca, mas toda queimadura solar gera dano celular. Mesmo as leves aceleram o envelhecimento da pele e aumentam o risco de manchas e câncer de pele", explica.