Pele na menopausa: como cuidar e quais produtos usar

por The Look Stealers

A nossa pele passa por diversas transformações ao longo da vida. É normal ter momentos em que a cútis está mais oleosa e em outros, mais seca, por exemplo. Em nós, mulheres, essa mudança é ainda maior muitas vezes, já que por volta dos 50 anos vivemos a menopausa, fase na qual paramos de menstruar e deixamos de ovular. O processo é repleto de alterações hormonais, influenciando do humor a mudanças na pele.

A pele na menopausa, comumente, fica mais ressecada, sem elasticidade e sensível, além disso, há o surgimento de manchas e o aumento de rugas. Apesar do processo ser natural, às vezes ele gera incômodo, por isso muitas buscam maneiras de reduzir esses efeitos e essa busca deve ser sempre acompanhada por profissionais, como um dermatologista, que lhe indicará quais adaptações devem ser feitas na sua rotina de skincare.

Pensando nisso, nos unimos com a Época Cosméticos e convidamos a dermatologista Dra. Silvia Quaggio para ensinar como cuidar da sua pele na menopausa e garantir uma cútis hidratada e iluminada. Vem aprender:

Joani Johnson - pele-madura-skincare-antissinais-antienvelhecimento - pele na menopausa - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Joani Johnson (Reprodução/Instagram)

os efeitos da pele na menopausa

Como falamos, passamos por várias alterações hormonais durante a menopausa e a diminuição da produção de estrógeno é uma delas. Essa é a principal causa das mudanças na textura da pele, pois, uma vez que o nível de estrógeno está baixo, há perda da elasticidade e do colágeno, proteína responsável por assegurar firmeza à pele. 

A velocidade do processo de diminuição do colágeno varia de mulher para mulher e estilo de vida que cada uma possui. Por exemplo, a exposição à poluição e raios solares, a má alimentação, os fatores genéticos e o metabolismo podem tornar o processo mais rápido.

Segundo a Dra. Silvia, o envelhecimento causa a formação de rugas e perda de volume, caracterizado pela flacidez. Somado a isso, ainda temos a diminuição da luminosidade da pele, o que resulta em uma cútis sem brilho e viço. Durante esse processo, a pele sensível da região dos olhos é a primeira a sentir os efeitos do envelhecimento. Com o passar do tempo, a dermatologista relata que vivemos a chamada sete quedas faciais que são: queda das sobrancelhas, flacidez das pálpebras, aumento das olheiras e acentuação do bigode chinês. Seguidas da queda das linhas de marionete, jowl - gordura acumulada próxima à marionete - e queda da ponta nasal.

Grece Ghanem - pele-madura-skincare-antissinais-antienvelhecimento - pele na menopausa - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Grece Ghanem (Reprodução/Instagram)

adaptando a rotina de skincare

Com as mudanças na pele, é necessário então adaptar a rotina de cuidados. A pele na menopausa, segundo a Dra. Silvia, necessita de hidratação, por isso é necessário evitar o contato com água quente e investir em produtos que possuem o intuito de promover uma renovação celular. 

A hidratação deve ocorrer tanto por meio do skincare como de dentro para fora, então beba muita água, pois, o turgor da nova pele é 67% água. Além disso, adote hábitos de vida saudáveis, evitando o consumo de açúcar, o tabagismo, as bebidas alcoólicas e investindo em um sono de qualidade. Esses hábitos aceleram o processo de envelhecimento, por isso é tão importante reduzi-los. 

Katebell - pele-madura-mulher-loira - pele na menopausa - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Katebell (Reprodução/Instagram)

os ativos e ingredientes

Ao adaptar a rotina de skincare, a Dra. Silvia recomenda procurar por produtos que tenham ativos hidratantes como a madecassoside, ácido hialurônico, ceramidas e aquaporinas. Algumas mulheres, que não possuem pele sensível, podem investir em ativos como ácido glicólico e ácido retinóico, já que eles acelerarão a renovação celular, mas podem causar irritabilidade e ressecamento em algumas pessoas.

LEIA MAIS:

Mas afinal, o que é a menopausa?

7 produtos de maquiagem e skincare indicados pelas nossas mães

Vale sempre lembrar que o processo de envelhecimento é natural e não devemos nos cobrar por isso. Aceitar nossas rugas e linhas de expressão é saber que vivemos grandes histórias, mas podemos tornar o processo mais leve quando cuidamos da nossa pele e dedicamos tempo para nosso autocuidado.

Os produtos dessa pauta são feitos a partir de uma curadoria do time Steal The Look, baseado nas informações do especialista consultado. 

Você também vai gostar