Pierpaolo Piccioli anunciou sua saída da direção criativa da Valentino, após 25 anos na marca. Ele começou na grife em 1999 para desenvolver a linha de acessórios da maison, trabalhou em conjunto com Maria Grazia Chiuri por anos e estava na direção criativa sozinho desde 2016, sendo um dos grandes responsáveis por rejuvenescer a marca.
Através do Instagram, Pierpaolo Piccioli agradeceu pelo tempo que esteve na Valentino. “Nem todas as histórias têm começo e fim, algumas vivem uma espécie de presente eterno que brilha com uma luz intensa, tão forte que não deixa sombras. Estou nesta empresa há 25 anos, e há 25 anos existi e convivi com as pessoas que comigo teceram os fios dessa linda história que é minha e nossa. Tudo existiu e existe graças às pessoas que conheci, com quem trabalhei, com quem compartilhei sonhos e criei beleza, com quem construí algo que é de todos e que permanece imutável e tangível. Carrego comigo esta herança de amor, de sonho, de beleza e de humanidade, hoje e para sempre", escreveu.
O CEO da Valentino, Jacopo Ventiruni, também agradeceu a Piccioli pela sua contribuição na marca. “Estou grato a Pierpaolo pelo seu papel como Diretor Criativo e pela sua visão, compromisso e criatividade que trouxeram a Maison Valentino ao que ela representa hoje”, disse.
Pierpaolo Piccioli teve uma trajetória de grande sucesso na Valentino. Ele começou na linha de acessórios junto a Maria Grazia Chiuri, com quem também assumiu a direção criativa da marca anos mais tarde. A parceria deu muito certo e durou até 2016, quando Maria Grazia foi para a Dior.
Depois disso, assumiu a direção criativa sozinho e seu primeiro desfile solo, na coleção de alta-costura de primavera-verão 2018, foi ovacionado, o que rendeu a ele um prêmio de designer do ano na The Fashion Awards.
Suas criações foram inovadoras, ao mesmo tempo que mantinham a essência da marca. Um dos seus desfiles mais marcantes dos últimos anos foi definitivamente a coleção de inverno 2022 da Valentino, que trouxe seu próprio tom de rosa, o Pink PP, e foi o pontapé inicial para a febre do Barbiecore.
O designer ainda não divulgou seus próximos passos na indústria e ainda não há previsão de quem pode substituí-lo na Valentino, mas uma coisa é certa: vamos sentir saudade!