Recordar é viver e buscar nos arquivos das grifes, inspiração para o próximo look para o tapete vermelho é cada vez mais a alternativa favorita de stylists e celebridades. Esses looks vintage, ou melhor, esse olhar para trás resgata criações incríveis de coleções passadas e, para além de ser um deleite para quem é aficcionado por moda, é uma maneira muito legal de apresentar o DNA dessas maisons para pessoas que nunca tiveram esse interesse - e acabam maravilhadas, não tem jeito.
Do Oscar às premières mais recentes de grandes lançamentos, como Duna: Parte II, vimos Zendaya trazendo à vida novamente o "robot suit" de 1995 de Thierry Mugler; Cardi B buscando o seu vestido para a festa da Vanity Fair nos arquivos da Versace do início dos anos 2000; Myley Cyrus resgatando um Bob Mackie deslumbrante no Grammy; e até Carey Mulligan desfilando no Oscar com um Balenciaga alta-costura inspirado em um modelo clássico de 1951, criado pelo próprio Cristóbal.
Pausa para o suspiro! Que coisa linda, que arte! Agora vamos a uma lista contemporânea de looks vintage usados pelas celebridades no tapete vermelho:
Já que demos esse teaser sobre o longo da Carey no Oscar, vamos começar por ele. A atriz conseguiu acessar os arquivos da Balenciaga - e eu digo acessar, pois mesmo a série da Disney+ que conta a história de Cristóbal não teve tanta abertura às peças originais para desenvolver o figurino da produção - e escolheu um vestido impecável, que corre junto às curvas do corpo e se abre no final da silhueta, relevando um tule branco.
É a definição de chique no dicionário. O vestido não é exatamente o original de 1951, mas uma recriação da Balenciaga. O que é compreensível porque essas peças eram sempre feitas metodicamente sob medida para cada cliente, ou modelo que desfilava, e da mesma forma esta foi produzida para Carey.
A parceria de Law Roach e Zendaya é uma das mais bem sucedidas de todos os tempos entre um stylist e uma celebridade. Look atrás de look, é só elogio! E não foi diferente em uma das premières de Duna: Parte II, onde a atriz usou o famoso "robot suit" de Thierry Mugler. A criação é, originalmente, de 1995.
Zendaya e Law também foram buscar um look vintage para a atriz usar no NAACP Image Awards, em 2022. Esse visual merece lugar na lista porque é muito fora da curva, ela usou um Balmain de 1956!
Dá para arriscar dizer que Miley Cyrus vive atualmente uma era disco, com um pé no final dos anos 70 e outro nos 80. No palco do Grammy 2024, quando cantou "Flowers", a música que a fez ganhar o seu primeiro prêmio no evento, Miley usava um Bob Mackie de 2002, escolhido por ela e seu stylist, Bradley Kenneth.
Cardi B é outra celebridade que, frequentemente, recorre ao arquivos das grifes. Como esquecer do look vintage de 1995, da alta-costura de Thierry Mugler, que a rapper usou no Grammy de 2019?
Em 2024, Cardi B renovou a carteirinha de celebridades que amam looks vintage ao escolher um vestido todo bordado da Atelier Versace, coleção primavera-verão 2003, para a festa pós-Oscar da Vanity Fair.
O visual usado por Jennifer Lawrence nessa mesma festa da Vanity Fair esse ano não foi uma unanimidade entre críticos do tapete vermelho, mas é vintage e por isso está aqui nesta lista. A atriz buscou nos arquivos de alta-costura de 1996 da Givenchy, o seu vestido romântico à la Bridgerton.
Por falar em polêmica, não podemos não mencionar Kim Kardashian e o vestido de Marilyn Monroe no Met Gala 2022. O longo super delicado, em tom bege e com aplicações por toda a extensão, é assinado por Bob Mackie e Kim, como sabemos, literalmente tirou-o do museu para usar nas escadarias do The Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque.
Outra irmã do clã Kardashian-Jenner que adora resgatar belos vestidos vintage é Kylie Jenner. A empresária usou um Thierry Mugler de 1999 para o CFDA Awards.
Apesar de ser musa da Geração Z, Olivia Rodrigo recorreu a uma criação millennial para o Grammy. Brincadeiras à parte, a cantora usou um Versace de 1995 desfilado por Linda Evangelista na época.
Olivia também apostou em um Saint Laurent, da coleção outono-inverno 1997, no Annual Governors Awards em janeiro.
Outra celebridade que não poderia faltar aqui é Margot Robbie. Durante a turnê de divulgação de Barbie, a atriz, junto com o seu stylist Andrew Mukamal, recriou inúmeros looks vintage da boneca mais famosa do mundo. Mas aqui, vamos citar o vintage Vivienne Westwood, da coleção de primavera-verão 1998, que Margot usou em fevereiro.
Laverne Cox também busca looks com frequência nos arquivos das maisons e o resultado é sempre incrível. No Oscar, a atriz usou um Mugler de 1995.
Já no Grammy, um Comme des Garçons da coleção primavera-verão 2015.
Em 2020, Jennifer Aniston foi ao SAG Awards com um longo angelical de seda Dior de 1999, dos tempos em que o polêmico John Galliano era o diretor criativo à frente da maison.
Eu poderia ficar aqui por dias, semanas, meses, anos falando sobre looks vintage usados pelas celebridades nos tapetes vermelhos, e fora deles também! Mas talvez esse seja o motivo para uma parte dois dessa matéria? Me conta depois se você gostou e se gostaria de ver mais vestidos de arquivo sendo usados atualmente.