Pierpaolo Piccioli deixa a direção criativa da Valentino após 25 anos

por Karen Merilyn

Pierpaolo Piccioli anunciou sua saída da direção criativa da Valentino, após 25 anos na marca. Ele começou na grife em 1999 para desenvolver a linha de acessórios da maison, trabalhou em conjunto com Maria Grazia Chiuri por anos e estava na direção criativa sozinho desde 2016, sendo um dos grandes responsáveis por rejuvenescer a marca. 

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Foto: Pierpaolo Piccioli (Getty Images)


Através do Instagram, Pierpaolo Piccioli agradeceu pelo tempo que esteve na Valentino. “Nem todas as histórias têm começo e fim, algumas vivem uma espécie de presente eterno que brilha com uma luz intensa, tão forte que não deixa sombras. Estou nesta empresa há 25 anos, e há 25 anos existi e convivi com as pessoas que comigo teceram os fios dessa linda história que é minha e nossa. Tudo existiu e existe graças às pessoas que conheci, com quem trabalhei, com quem compartilhei sonhos e criei beleza, com quem construí algo que é de todos e que permanece imutável e tangível. Carrego comigo esta herança de amor, de sonho, de beleza e de humanidade, hoje e para sempre", escreveu. 

O CEO da Valentino, Jacopo Ventiruni, também agradeceu a Piccioli pela sua contribuição na marca. “Estou grato a Pierpaolo pelo seu papel como Diretor Criativo e pela sua visão, compromisso e criatividade que trouxeram a Maison Valentino ao que ela representa hoje”, disse. 

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Foto: Valentino (Reprodução/Vogue Runway)

Pierpaolo Piccioli teve uma trajetória de grande sucesso na Valentino. Ele começou na linha de acessórios junto a Maria Grazia Chiuri, com quem também assumiu a direção criativa da marca anos mais tarde. A parceria deu muito certo e durou até 2016, quando Maria Grazia foi para a Dior. 

Depois disso, assumiu a direção criativa sozinho e seu primeiro desfile solo, na coleção de alta-costura de primavera-verão 2018, foi ovacionado, o que rendeu a ele um prêmio de designer do ano na The Fashion Awards. 

Suas criações foram inovadoras, ao mesmo tempo que mantinham a essência da marca. Um dos seus desfiles mais marcantes dos últimos anos foi definitivamente a coleção de inverno 2022 da Valentino, que trouxe seu próprio tom de rosa, o Pink PP, e foi o pontapé inicial para a febre do Barbiecore. 

O designer ainda não divulgou seus próximos passos na indústria e ainda não há previsão de quem pode substituí-lo na Valentino, mas uma coisa é certa: vamos sentir saudade! 

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