Todo ano tem uma década que rouba a cena e vira referência, e desta vez os eleitos são os anos 20. Já celebrados nas passarelas do Inverno 2024, a temporada de Verão 2025 confirmou o sucesso da moda dos anos 20. Mas o que vem à mente quando pensamos em cem anos atrás? Melindrosas com corte chanel e looks franjados, a criação do pretinho básico em 1926 pelas mãos de Coco Chanel, a silhueta drop waist, colares longos e sobrepostos, o movimento art déco, todos partes indissociáveis do visual da década que influenciam o mood atual.
O contexto otimista dos anos 1920, marcado pelo fim da Primeira Guerra Mundial e da gripe espanhola, também trouxe um novo momento para as mulheres. Essa transição deu origem à estética La Garçonne, popularizada por estilistas como Jeanne Lanvin e Coco Chanel. Sem os espartilhos, as formas femininas foram liberadas, abrindo espaço para peças mais fluidas e confortáveis. O desejo era por conforto, praticidade, mas também glamour, resultando tanto nos vestidos tubinho, especialmente em preto, como nos colares de pérolas, que passaram a ser reproduzidos artificialmente como bijuterias, tornando o acessório acessível a todas as classes sociais.
Mas como os antigos anos 20 estão sendo reinterpretados nos atuais? Como tudo se transforma, as traduções não são literais e as marcas propõem maneiras de reinventar o mood da época em leituras variadas.
nas passarelas, a moda dos anos 20 é o momento
Na Burberry, vestidos com franjas que são a cara do período ganharam a companhia dos casacos esportivos tipo parka, lançando mão do styling hi-lo.
O segredo para renovar a silhueta foi o mix de lingerie e transparências, além do styling com sapatos pesados que ajudam a modernizar o look, como visto na Erdem.
Uma cartela de tons alegres foi o truque da Missoni para deixar o vestido de franjas alinhado ao seu DNA.
Na Fendi, os calçados mais pesados e as estampas art déco criaram contraste interessante homenageando a época sem cair na nostalgia.
Na Moschino, irreverência é ingrediente que não pode faltar. O vestido preto customizado com camadas de pérolas é update magistral do espírito 20s.
Na Chanel, a década é emblemática e surge como referência em todas as coleções, independentemente da temporada. Na coleção especial para a temporada de neve, apresentada nas últimas semanas, a sobreposição de colares de pérolas foi o toque eleito para homenagear os 20s.
como aderir ao estilo marcante da década
Nas ruas, a tendência também já pegou, a saia plissada, outro item típico da época, se torna fresh de novo com styling com tênis e jaqueta de couro.
A proliferação dos vestidos drop waist que vem dominando nos últimos meses também tem ligação.
Entre outros elementos chaves do período estão as meias trabalhadas e os sapatos Mary Jane, ambos queridinhos do street style em 2024.
quem já está usando
As celebridades também já vem aderindo: Selena Gomez apareceu com look de peças bordadas que lembram o espírito festivo — sinônimo com o período — em uma opulência sofisticada e decadente.
Kristen Wiig apostou em um black tie nada convencional em forma do vestido de franjas com poá maxi da Moschino.
Por fim, quer explorar mais o universo dos anos 20? O romance O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, é uma ótima inspiração, assim como suas adaptações cinematográficas.