Pergunta honesta: você usa máscara de cílios todo dia? Ou quando foi a última vez que você passou o produto para realçar o olhar? Eu posso dizer que não faz muito tempo que testei uma máscara — ou, como é popularmente chamado por aí, rímel —, mas garanto que esse item de maquiagem não se fazia presente no meu dia a dia há anos.
E eu não sou a única. Segundo dados do perfil Data But Make it Fashion, há uma queda de 47% na popularidade das máscaras de cílios na última semana e os tutoriais de "no mascara makeup" têm vivido um boom nas redes sociais, sobretudo no TikTok.
No entanto, não podemos negar a ascensão e a popularização de estéticas como a gótica e a dark siren que utilizam a máscara como um dos elementos que cria o olhar dramático e intenso tão característico.
Charli XCX e Gabbriette são dois ícones desse estilo que provam que esse item de beleza não está tão fora quanto parece.
Além disso, Dries Van Noten chamou atenção na última temporada de semanas de moda com os cílios ultra coloridos das modelos que cruzaram a sua passarela.
Agora fica a pergunta: a máscara de cílios é ou não é uma tendência de beleza em 2025?
mas antes, a história da máscara de cílios
A origem da máscara de cílios remonta ao século XIX, quando Eugène Rimmel, um perfumista francês, desenvolveu uma fórmula que misturava carvão em pó e vaselina para criar um produto que realçava os cílios. Rimmel popularizou tanto a ideia que seu nome se tornou sinônimo de máscara de cílios em várias línguas. Já no início do século XX, T.L. Williams, o fundador da Maybelline, aperfeiçoou a fórmula criando uma versão mais prática para o uso cotidiano, lançando assim um dos primeiros produtos de beleza comercializados em massa, de acordo com informações da "The History of Mascara".
Embora a máscara tenha sido inicialmente concebida para realçar os cílios superiores, foi na década de 1960 que o uso nos cílios inferiores virou uma febre. Essa tendência foi impulsionada pela estética mod da época, popularizada por ícones como a modelo britânica Twiggy.
Ela ficou eternizada por um visual marcante, com cílios inferiores bem definidos que pareciam desenhados. Virou sinônimo de modernidade e ousadia.
a tendência da máscara nos cílios inferiores
E se o futuro da máscara de cílios está exatamente nesse jeito não tão novo, mas que traz leveza e graciosidade à beleza? Em 2025, as apostas são para o "rímel" nos cílios inferiores.
Com a máscara ganhando protagonismo nessa área, as possibilidades de criar looks marcantes e delicados ao mesmo tempo são infinitas. Mas, para aplicar o produto sem transformar a make em Halloween, algumas dicas ajudam.
Primeiro, antes de aplicar, remova o excesso de produto da escovinha, evitando o acúmulo. Incline levemente o rosto para baixo e olhe para cima enquanto segura o aplicador na horizontal, deslizando-o suavemente da raiz às pontas. Para evitar manchas, use um cartão, colher ou até mesmo um pedaço de papel como apoio abaixo dos cílios durante a aplicação.
E na hora de tirar, muita cautela para não acabar perdendo cílios inferiores no processos! A forma mais segura é usar um demaquilante bifásico ou à base de óleo, que dissolve o produto sem exigir esforço. Aplique-o em algodão, ou use toalhinhas reutilizáveis, e pressione levemente sobre os cílios por alguns segundos para amolecer a máscara. Depois, deslize suavemente o produto para baixo, evitando esfregar ou puxar os fios. Finalize com água micelar para retirar os resíduos e pronto!
Agora que você já está por dentro da tendência da máscara de cílios para 2025, pode ponderar: essa trend é ou não é para você? Ah! E, se for, garanta a sua para arrasar na make: