O estilo boho voltou com tudo em 2024, e para quem viveu o início do milênio, é impossível pensar na tendência sem lembrar da principal musa da era: Sienna Miller. Momento flashback para quem ainda não era nascido ou não tem idade suficiente para lembrar: o ano é 2004, a moda Y2K começa a perder espaço e uma nova tendência emerge, impulsionada pelo estilo pessoal de uma jovem atriz britânica surgindo em Hollywood. Com looks boêmios compostos por um mix de influências 70s, referências multiculturais, elementos artesanais, tons terrosos, mescla de texturas, muitos acessórios e um tempero rock’n’roll, Sienna foi a personificação do boho chic, tornando-se uma das maiores it girls do período.
Apesar da evolução do seu estilo, o boho continua sendo indissociável de seu visual, e a gente separou alguns dos nossos looks favoritos usados por Sienna ao longo dos anos.
Importante dizer que Miller não foi responsável por inventar a estética, que é inspirada em ícones dos anos 60 e 70 do universo da música e do showbiz, como Jane Birkin, Marianne Faithfull e Anita Pallenberg, que continuam sendo referência até hoje. Porém, ela conseguiu modernizar a vibe, incorporando os códigos e deixando-os com a sua cara. Trazendo um olhar diferente e fresco, Sienna transformou o boho em algo acessível e desejável, misturando com maestria itens de luxo, peças únicas encontradas em viagens e itens vintage garimpados em brechós ou que pertenciam à sua mãe. O resultado foi um estilo autêntico que impactou uma geração inteira.
O filme “Alfie, o Sedutor” foi sua introdução ao grande público, e o figurino tinha tudo a ver com a tendência que se tornaria sua marca registrada. Do corte de cabelo com franjas estilo Bardot às roupas, o longa apresentou uma versão mais glamorosa do boho.
Perseguida por paparazzis que registravam todos os seus passos (ela inclusive ganhou uma ação judicial contra tabloides britânicos para que diminuíssem o assédio constante), seus looks do dia a dia nos anos 2000 ainda são bem relevantes e contam com peças hit atualmente, como a bota cowboy.
Presença confirmada em festivais como o britânico Glastonbury, suas produções são inesquecíveis, especialmente a composição inusitada de vestido preto mini, cinto vintage e óculos amarelos, usada na edição de 2006.
O lado mais romântico do boho aparece nas escolhas de vestidos do tipo slip, normalmente com babados e estampas delicadas.
Ela sempre foi fã de contrastar elementos pesados com a leveza do boho, seja através de acessórios de couro ou alfaiataria, deixando o look mais interessante.
Combinar estampas diferentes é uma de suas táticas favoritas.
Nos últimos anos, seu gosto se tornou mais preppy, mas sem perder o charme, e existem inúmeros elementos que ainda remetem ao seu espírito boêmio, como jaquetas especiais.
Recentemente, a atriz tem se reconectado com o estilo, apelando para uma versão mais refinada da tendência, normalmente a bordo de Chloé. Desde a estreia de Chemena Kamali na direção criativa, a marca reviveu a estética feminina boho que é sinônimo com a grife. Por isso mesmo, não é nenhuma surpresa que Sienna seja uma das musas da atual fase da Chloé.
Na versão atual, não podem faltar peças fluídas, toques românticos com renda, cartela de brancos e alguns detalhes rústicos para dar emoção.
Para ir além da inspiração, nós separamos algumas peças que têm tudo a ver com o estilo da rainha do boho, Sienna Miller: