Sempre que surge uma tendência de moda, pode acontecer de você passar a desejar muito uma peça que nem sabia que gostava. Isso porque, ao ver várias pessoas usando algo repetidamente, acabamos nos convencendo de que também precisamos. No entanto, é fato que nem toda trend combina com nosso estilo pessoal, e por isso precisamos estar atentas ao que realmente combina com nossa personalidade e o que é apenas costume de seguir a maioria.
Mas, afinal, como saber se uma tendência de moda não é para você? Bom, há algumas dicas que podem funcionar para te alertar se aquilo tem ou não a ver com seu estilo. Continue lendo para descobrir.
Leia também: Por que a indústria da moda está ficando tão careta?
Se quando você viu essa tendência pela primeira vez estranhou bastante e pensou que nunca usaria aquilo, pode ser um indício forte de que ela não é para você. É claro que às vezes mudamos de opinião, é normal. Mas, se aquilo não conversa de maneira alguma com o seu estilo, provavelmente quando ver pela primeira vez já vai saber. Afinal, quando vemos algo em alta que combina com a gente, já pensamos "essa trend é a minha cara".
Pense em como essa peça em alta se conecta com seu estilo. Que características fazem dela perfeita para a sua expressão pessoal? Se tiver dificuldade em responder, talvez ela não faça sentido com a sua personalidade.
Outra maneira de descobrir se uma tendência de moda não é para você é fazendo um exercício mental: com quais das minhas peças ela combina? Ela se adequa ao que eu já tenho no armário? Ela vai fazer sentido nos meus looks mesmo depois que ninguém mais estiver usando? Nenhuma roupa é descartável — ou, pelo menos, não deveria ser. Então, é preciso entender que aquela peça vai precisar te acompanhar mesmo depois que o hype passar.
Abuse do provador das lojas físicas antes de fazer uma compra online por impulso. É a melhor maneira de você ver como aquela peça fica em você e se você vai realmente gostar. Aproveite para ir vestida com roupas que você acha que combinam e monte um look que você realmente usaria. Isso é um ótimo termômetro para entender se aquela tendência de moda realmente é para você.
Por fim, pense em quantos posts no Instagram, vídeos no TikTok e referências no Pinterest você precisou ver para achar que precisa daquela peça. Você realmente quer tanto assim ou só ficou empolgada por ver sua influencer favorita usando? Em tempos de trends que passam tão rapidamente, vale mais ser fiel a quem você é do que usar peças que no fim do dia não significam nada para você. Lembre-se: são as tendências que devem se encaixar ou não no seu estilo, não você que precisa mudar cada vez que surge uma nova tendência.