Precisa aliviar o estresse? Essas são as nossas dicas infalíveis para isso

por Sofia Stipkovic

Você já parou para pensar quantas vezes o estresse bate à sua porta diariamente? Se a resposta foi "muitas", saiba que não está sozinha, cara leitora. Em meio ao ritmo acelerado da vida moderna, encontrar maneiras de relaxar e recarregar as energias é essencial para manter a sanidade.

Parece brincadeira quando falamos assim, mas o assunto é sério. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisa de Saúde (INPS), o estresse crônico pode contribuir para o aumento da pressão arterial, elevando os riscos de problemas cardiovasculares. Além disso, estudos conduzidos pelo Hospital Sírio-Libanês apontam uma associação entre o estresse e distúrbios do sono, impactando negativamente na qualidade de vida. E ainda segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse prolongado pode desencadear transtornos mentais, como a ansiedade e a depressão.

Se você sente que estresse está causando algum problema dessa ordem, é fundamental a busca por um especialista. Mas, enquanto isso, consultamos o time de look stealers para reunir as dicas práticas que nos ajudam a aliviar o estresse e, quem sabe, possam te dar conforto nesse momento. Preparada para respirar fundo e testar - se fizer sentido para você, claro - os nossos conselhos?

Pinterest - aliviar o estresse - aliviar o estresse - Verão - Pinterest - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)


Nada que "um banho bem relaxante, com luz de velas e música calminha" não resolva para a Carol Hossni, analista de branded content aqui no Steal The Look. E acredite, tem fundamento científico a dica da Carol! Estudos conduzidos pela Universidade de São Paulo (USP) destacam que a exposição à luz suave estimula a produção de melatonina, hormônio responsável pela regulação do sono e relaxamento. Além disso, a luminosidade reduzida também ajuda a diminuir a atividade do sistema nervoso simpático, responsável pela resposta ao estresse. 

Karen Merilyn - aliviar o estresse - aliviar o estresse - Verão - Volta Redonda - https://stealthelook.com.br
Foto: Karen Merilyn (Reprodução/Instagram)

Já a Karen, também do nosso time de conteúdo, é do time das endorfinadas para combater e aliviar o estresse no dia a dia. "Não existe ansiedade quando a gente está correndo", brinca ela. Mas não é bem uma brincadeira, sabia? De acordo com pesquisas realizadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), durante a corrida, o corpo libera endorfinas, neurotransmissores conhecidos por promoverem sensações de bem-estar e redução da dor.

E tem mais: a atividade física aeróbica estimula a produção de serotonina, neurotransmissor associado ao humor positivo. O ato de correr proporciona, então, uma pausa mental, permitindo que os praticantes se desconectem temporariamente das fontes de estresse do cotidiano. 

Izabela Suzuki - aliviar o estresse - aliviar o estresse - Verão - Rio de Janeiro - https://stealthelook.com.br
Foto: Izabela Suzuki (Reprodução/Instagram)

A Izabela Suzuki, look stealer analista de conteúdo, não é adepta da corrida, mas usa a caminhada ao ar livre para espairecer como forma de aliviar o estresse e as tensões cotidianas. "É isso ou escutar música", diz, "ou acabo reprimindo tudo 'comendo', o que está errado, eu sei." Assim como aquela corridinha diária, uma boa caminhada, em especial ao ar livre, é super benéfica para a nossa saúde física e mental.

A prática de caminhar em ambientes naturais contribui significativamente para a redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, segundo a Universidade de Essex. Além disso, a exposição à luz natural e à paisagem verde estimula a produção de vitamina D, associada a uma melhoria do humor. A interação com a natureza também promove uma sensação de relaxamento, ajudando a diminuir a ansiedade e a pressão arterial. 

Jenna - aliviar o estresse - aliviar o estresse - Verão - Pinterest - https://stealthelook.com.br
Foto: Jenna (Reprodução/Pinterest)

Para a nossa editora de Beleza Inaê Ribeiro, a chave para desestressar é a música e a dança. "Eu tenho uma playlist agitada que coloco e começo a dançar no escuro", confessa aos risos, "mas só quando estou em casa". A música, há muito tempo, é reconhecida como uma aliada eficaz no alívio do estresse. Estudos conduzidos pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos indicam que ouvir aquela música que a gente ama pode desencadear a liberação de dopamina, neurotransmissor associado ao prazer e à redução do estresse.

A música também influencia positivamente o sistema nervoso autônomo, promovendo a diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca. Então, por que não criar a sua trilha sonora para o relaxamento, como a Ina fez?

Sofia Stipkovic - aliviar o estresse - aliviar o estresse - Verão - Amsterdam - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofia Stipkovic (Reprodução/Instagram)

Eu, que escrevo este texto para você, também encontrei uma forma eficaz de aliviar o estresse no dia a dia. Eu simplesmente me desconecto. Saio das redes sociais, desligo os aparelhos eletrônicos à minha volta e fico um tempo - coisa de cinco minutinhos já ajuda, eu juro - deitada com os meus cachorros.

E não é só impressão minha que se desconectar ajuda a combater o estresse. Estudos realizados pela Universidade de Harvard destacam que o uso excessivo das redes sociais está associado a níveis elevados de ansiedade e depressão. O constante bombardeio de informações e a pressão por comparação social podem aumentar a carga de estresse. Ao se desconectar, há uma redução do estímulo constante, permitindo um espaço para o descanso mental. 

Como você, leitora, consegue driblar os efeitos do estresse? Compartilhe com a gente e não se esqueça de dividir esta matéria com quem precisa ler esse conteúdo. 

Você também vai gostar