Precisamos falar sobre as rugas do sono

por Graucianna Santos

Você sabia que dormir sempre na sua posição favorita pode te causar rugas? Sim! As sleep lines (na tradução literal - rugas do sono) são as marcas e linhas que aparecem no rosto e colo devido ao hábito de dormir frequentemente na mesma posição ao longo da vida ou até mesmo por conta da pressão do travesseiro em contato com a pele. 

Junto a isso, se você tem mais de 30 anos, pode somar à equação das rugas do sono a natural diminuição de colágeno a partir dessa idade. Mas, calma, porque ainda assim é possível manter a pele jovem, sem marcas de expressão e saudável com apenas algumas mudanças de hábito.

Entrevistamos uma fonoaudióloga estética, a Laís Abreu, que ensina exercícios e cuidados faciais que realçam a beleza de forma natural através do Sua Beleza Leve. E agora compartilhamos tudo o que sabemos sobre como dormir bem e deixar a pele ainda mais bonita. 

sono  - rotina de sono  - rugas do sono  - sleep line  - rugas  - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)

_o que são as rugas do sono?

L.A.: As rugas do sono são marcas características na pele do rosto, pescoço ou colo, como resultado de dobras causadas por algumas posições enquanto dormimos. Como algumas pessoas tendem a repetir a mesma posição todas as noites, por várias horas seguidas, a ruga se fortalece a cada noite de sono. Em uma analogia, é como se nossa pele fosse uma folha de papel e estivéssemos dobrando no mesmo lugar. Alguns locais comuns de surgirem, principalmente para quem dorme de lado ou com a barriga para baixo: lateral dos lábios, nariz e testa, na vertical, pescoço e colo.

_quais maneiras de evitar?

L.A.: Manter a saúde da pele em dia, já que ela vai se modificando com o passar dos anos, e reduzir o peso do corpo sobre o rosto durante a noite. Caso perceba uma tendência a dormir sempre para o mesmo lado, existem algumas maneiras de mudar. É importante buscar mudanças que mantenham a qualidade do sono, já que ele é fundamental para nossa saúde e beleza. Aquele rostinho de descanso também depende dele, não é?

olheiras  - cuidados com o rosto  - rugas do sono  - rotina de skincare  - sleep line  - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)

_existe maneira correta de dormir?

L.A.: O "sono da beleza" ideal seria de barriga para cima, mas, durante anos trabalhando com exercícios faciais, conheço pouquíssimas pessoas que conseguem. Então a melhor maneira é diminuir o peso sobre o rosto.

Para quem dorme de lado, pode usar um travesseiro para apoiar o antebraço, evitando que o ombro pese para frente, franzindo o colo e exercendo força do rosto contra o travesseiro da cabeça, o que causa a maioria das rugas do sono. Quem dorme de bruços, busque dormir de lado dessa forma acima.

_existe tratamento para o problema?

L.A.: Sim! Massagens e alongamentos no sentido contrário à sleep line - rugas do sono, "desfazendo" a dobrinha logo ao acordar é uma boa dica. Melhorar a qualidade da pele, para que esteja sempre hidratada e maleável, menos vulnerável a ser marcada, ajuda na aparência de uma forma geral. O uso do esparadrapo transparente ou pads de silicone específicos podem auxiliar, porque mantém a região esticada, mas, mesmo com eles, o essencial é buscar mudar a posição. Caso contrário, apenas mudamos a ruga de lugar! Um acompanhamento de Fonoaudiologia Estética pode orientar sobre esses ajustes, que variam a cada caso.

Uma orientação que ajuda muito meus pacientes é entender o motivo que te leva a dormir do mesmo lado, sempre. Algumas vezes dormimos com alguém e viramos para a pessoa, outras vezes; caso a cama seja próxima da parede, viramos para o lado oposto; uma fonte de luz também pode ser o motivo de te fazer virar. É um grande exercício de auto observação e conhecimento, que pode ter auxílio profissional ou não.

_quais produtos podemos usar para previnir?

- Manter o skincare em dia, atualizado para suas necessidades, de preferência com acompanhamento dermatológico; 

- Massageadores para auxiliar na vascularização da região que, algumas vezes fica comprimida, marcada e sem vitalidade; 

- Travesseiro confortável para a cabeça e um rolinho/almofada/travesseiro para apoiar o antebraço;

- O esparadrapo transparente e pads de silicone devem ser sob orientação.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar