É como se acordássemos um dia e ela simplesmente está lá. Uma simples espinha que dura poucos dias pode deixar de lembrança uma mancha que dura meses pra sair, ou então, quando geramos uma vida e junto com ela os locais mais escuros que o normal nascem em algum canto do rosto/corpo. Esses e outros problemas comuns na pele escura, talvez isso não seja um problema, não seja uma questão, mas uma causa que precisamos falar é a hiperpigmentação em pele negra.
Existem tratamentos, cuidados domésticos e outras formas de cuidados solucionadores, porém é importante saber que você precisa ser orientado por um profissional dermatologista e entender sobre o que é. Por isso, continue aqui e vamos juntos nessa descoberta!
_o que é hiperpigmentação?
Você já deve ter percebido uma área mais escura que o restante na sua pele, certo? Isso pode ter ocorrido por muitos motivos e apesar de afetar muitos tons, na pele mais pigmentada pode durar muito mais tempo, pois é encontrado uma quantidade maior de melanina que pode levar a chamada hiperpigmentação em pele negra.
A melanina é um pigmento que dá cor à nossa pele, olhos, cabelos, e o seu aumento pode ocorrer devido a exposição excessiva ao sol, hormônios, idade, lesões na pele e até inflamação causando a hiperpigmentação.
_como cuidar em casa
Por ser algo multifatorial, um tratamento que seja baseado em cuidados domiciliares com clínicos, tende a trazer bons resultados, reduzindo muito as manchas. No entanto, é trabalhoso e um tanto desafiador, muitas vezes apenas diminuindo a hiperpigmentação em pele negra. Por isso, o tratamento exige grandes cuidados e disciplina, principalmente quando se trata de exposição ao sol.
_proteção solar diária
Especialistas indicam o uso de bloqueadores solares acima de 30 fps para que a hiperpigmentação não se desenvolva em contato com os raios UV.
Para que você saia de casa segura e protegida, planeje a aplicação 30 minutos antes de sair, independente da temperatura externa e carregue o bloqueador para uma reaplicação a cada 2 horas em todas as regiões descobertas por roupas e expostas ao tempo.
_esfoliantes
Os esfoliantes químicos e físicos também ajudam no tratamento da hiperpigmentação em pele negra pois renovam as células da pele - fazendo com que a pele hiperpigmentada seja substituída por uma nova - assim como os cremes que possuem vitamina C ou ácido glicólico também ajudam na renovação da pele.
_procedimentos químicos
Os procedimentos químicos precisam ser feitos por dermatologistas e esteticistas especializados, pois são tratamentos mais avançados que exigem uma prescrição individual.
Por último, além do que já citamos acima, sua paciência, tempo e expectativa alinhada para começar um tratamento será fundamental para um resultado eficaz e bem sucedido. E não se esqueça, a hiperpigmentação em pele negra não te define.