Pretxs na Moda: conheça a plataforma que trabalha pela igualdade racial na indústria
A Pretxs na Moda é uma plataforma que tem como objetivo deixar a moda nacional mais preta. Por lá, tem posts informativos, conteúdo de história da moda, divulgação de vagas e inscrições para cursos de moda e beleza. É um lugar de muita troca, com um trabalho incrível e que tenta levar o acesso à indústria da moda para pessoas que, muitas vezes, são excluídas desse mercado.
Nós conversamos com a Sarah Evelin, fundadora da Pretxs na Moda, sobre o projeto, os impactos das ações e os objetivos futuros. Hoje, a plataforma idealizada por ela conta com mais duas pessoas que ajudam a produzir os conteúdos e aumentar o alcance dos projetos. Confira um pouco mais desse trabalho:
A Pretxs na Moda surgiu em 2020, quando a Sarah, que já tinha experiência com comunicação de moda, decidiu que queria fazer alguma coisa para tornar a indústria da moda e beleza mais inclusiva. “A ideia central era se tornar uma plataforma que oferecesse conhecimento, para ser um canal de troca, apoio e produção de conteúdo, proporcionando oportunidades para que outros pretos pudessem ingressar na moda ou beleza, exercendo a profissão que escolhessem”, contou.
O projeto começou no Instagram com dicas de livros sobre moda, guia de profissões na área, dados sobre a indústria, e vários conteúdos informativos para quem sonhava em trabalhar com moda, mas ainda não sabia por onde começar. E foi no começo do ano passado que se iniciou um dos projetos de maior sucesso da plataforma: a divulgação de cursos gratuitos ou com preços acessíveis. Entre eles, houve um curso de moda e arte que foi tão compartilhado que resultou em mil inscrições para cinquenta vagas. Por conta disso, a instituição abriu várias outras turmas, gerando mais oportunidades.
E esse é o maior objetivo da Sarah com a Pretxs na Moda. “A educação me abriu portas que nunca imaginei, por meio de bolsas que consegui em cursos livres e, por isso, sei que compartilhar é muito importante para que outras pessoas possam complementar seus currículos e obterem mais chances de ingressar no mercado de trabalho”, disse.
Além desse trabalho, a plataforma também leva pessoas pretas para os eventos de moda nacionais. Há um grupo no WhatsApp com participantes da comunidade que acompanha a Pretxs na Moda e quando surgem os convites, eles são distribuídos para algumas dessas pessoas. Ainda é algo limitado, que só é possível por conta dos contatos que Sarah tem com profissionais que acreditam na importância da presença de pessoas negras nos desfiles. Mas já tem um impacto muito grande.
“Reconheço o quão significativo é para pessoas pretas terem a oportunidade de participar desses eventos, que para muitos parece um sonho distante. Tornar essa possibilidade uma realidade, faz com que essas pessoas possam vislumbrar um futuro em que também possam desfilar suas próprias coleções”, explicou.
Sarah quer ir além e também levar pessoas negras para trabalhar nesses eventos e na indústria no geral. “Ainda falta ter pretos trabalhando nos bastidores desses eventos como estilistas, maquiadores e assessores dos desfiles. Sabemos que existe uma falta de representatividade negra em posições de decisão e influência nas marcas de moda e beleza. Ao observar as publicações no LinkedIn, muitas vezes vemos apenas pessoas brancas nas fotos dessas empresas, e isso me fortalece ainda mais em continuar lutando para promover mudanças nessa realidade”, disse.
No futuro, Sarah espera impactar ainda mais a indústria da moda e beleza, trazendo cada vez mais pessoas da comunidade negra para esses espaços, que ainda são majoritariamente brancos. “Espero que o @pretxsnamoda se torne uma plataforma onde talentos pretos possam ter acesso a informações sobre moda, cursos gratuitos e acessíveis, bolsas de estudos, e, principalmente, que possa servir como ponte entre esses talentos e grandes empresas que estejam comprometidas em promover mudanças nesse cenário", explica, "a inclusão dessas pessoas é fundamental, pois, muitas vezes, elas precisam apenas da oportunidade para mostrarem suas habilidades e contribuírem para tornar o mercado de trabalho das áreas de moda e beleza mais diversificadas e representativas, em linha com o público brasileiro atual".