Protetor solar com cor: 16 opções para você escolher o seu

por Sofia Chel

Sempre tive uma certa dificuldade em adotar o protetor solar para minha vida e fazer disso um hábito diário. Testei diferentes tipos e propostas de protetores e, em uma dessas tentativas, encontrei a solução perfeita para mim, que pode também servir para você: o protetor solar com cor

sofia chel - moletom preto - protetor solar com cor - outono - Brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofia Chel (Reprodução/Instagram)


Além de proteger contra os raios solares UVA, UVB e luz visível, o protetor solar com cor previne o envelhecimento precoce, hidrata a pele e garante a cobertura de manchas e pequenas imperfeições. Devido à presença de pigmento em sua fórmula, ele cria uma barreira contra os raios solares que estimulam a produção de melanina, a principal causadora da hiperpigmentação da pele, tornando-se o maior aliado de quem possui manchas e para os adeptos de produtos multifuncionais.

Abaixo, uma seleção completa feita por nós dos melhores protetores solares com cor. 

protetor solar com cor para pele normal

Para a pele normal, o melhor protetor solar com cor é aquele que proporciona proteção e eficácia contra os raios solares, mantendo a pele saudável e protegida. Escolha uma textura leve e de rápida absorção para conforto diário.

Além disso, é fundamental selecionar um produto com o fator de proteção solar (FPS) adequado ao seu tipo de pele e às condições de exposição ao sol. Por exemplo, peles mais claras tendem a queimar mais facilmente, por isso os FPS devem ser mais altos, enquanto as peles mais escuras possuem uma resistência maior às radiações solares. No entanto, independentemente do tom de pele, o mínimo de FPS recomendado é de 15, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas o que é uma pele normal?

Apesar de soar estranho, afinal, todas as peles são normais, o termo é usado para referir-se à peles que têm um bom equilíbrio entre água e sebo, e poros pequenos e pouco evidentes. O que não significa que não seja uma cútis que necessite de cuidados, vale lembrar. Para identificar e classificar a categoria da sua pele, procure um(a) dermatologista.

Jung Ho-yeon - básica - protetor solar com cor - outono - Brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pele normal (Reprodução/Pinterest)

pele seca

Para a pele seca, o produto ideal é um protetor solar com alto poder de hidratação e cobertura média em textura cremosa, porém não oleosa. Procure por filtros com fórmulas ricas em ingredientes hidratantes, como ácido hialurônico, para além de proporcionar proteção contra os raios solares, hidratar intensamente.

Essas dicas também valem para a pele madura, que apresenta características semelhantes.

Agora, quais são as características da pele seca?

Este tipo de cútis tem deficiência de duas coisas: água e sebo, o que a torna opaca e com tendência àquela aparência de ressecamento. A falta de oleosidade e a perda de água em excesso pode também ocasionar em coceira e vermelhidão, entre outros fatores, mais facilmente. 

E quais são as da pele madura?

Já as peles maduras são aquelas que, como resultado de mudanças fisiológicas, hormonais e metabólicas, sofrem alterações em relação à sua aparência e necessidades. Para identificar se o seu tipo de pele é madura ou seca, não hesite em buscar um(a) dermatologista. 

mulher - básica - protetor solar com cor - outono - Brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pele seca (Reprodução/Pinterest)

pele oleosa

Para peles oleosas, opte por protetores que possuem a indicação de oil free, em tradução livre, sem óleo. Dessa maneira, dê preferência para produtos à base de água, pois proporcionam um toque leve sem causar a sensação pegajosa na pele. 

Outro ponto importante para se levar em consideração na hora da escolha é o toque seco e o produto ser "anti-acne". Mas em teoria, o que seria? Em resumo, toque seco garante que o filtro solar não deixará a pele gordurosa e será absorvido rapidamente. Já "anti-acne" indica a presença de ativos na fórmula, como ácido salicílico, que controlam a oleosidade e reduzem as imperfeições.

O que caracteriza a pele oleosa?

Este tipo de pele produz sebo em excesso, o que cria um aspecto brilhoso e, geralmente, facilita o aparecimento de acne. Os poros são dilatados e evidentes, especialmente na zona T do rosto, entre a testa, o queixo e o nariz. É um dos tipos de pele mais comuns no Brasil, mas antes de se autoidentificar e criar uma rotina de skincare especializada, consulte um(a) dermatologista.

Leia também: Esse sabonete vai salvar sua pele oleosa

mulher negra - básica - protetor solar com cor - verão - Brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pele oleosa (Reprodução/Refy Beauty)

protetor solar com cor para pele acneica

Para peles acneicas, o uso de protetor solar com cor é o mais indicado, ele pode suavizar e uniformizar a textura da pele, proporcionar um acabamento natural e disfarçar manchas. Filtros que são oil free e possuem ação secativa, anti-inflamatória e cicatrizante são altamente recomendados. Além de controlar a oleosidade característica desse tipo de pele, eles também reduzem a inflamação e previnem o surgimento de novas espinhas.

O que seria a pele acneica? 

A pele acneica pode ser caracterizada pelo desenvolvimento acentuado de acne, que nada mais é do que a inflamação das glândulas sebáceas, resultando em cravos, espinhas e cistos. Esse tipo de pele pode apresentar textura irregular, poros dilatados e aspecto gorduroso. Não hesite em buscar por um(a) profissional dermatologista para tirar todas as dúvidas necessárias.

mulher - básica - protetor solar com cor - outono - Brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pele acneica (Reprodução/Pinterest)

pele sensível

O protetor solar mais indicado para peles sensíveis é aquele livre de ingredientes que possam gerar alergia ou irritação. Opte por filtros hipoalergênicos, sem fragrância e formulados especificamente para peles sensíveis. Verifique se em sua fórmula contém dióxido de titânio ou óxido de zinco, esses ingredientes são menos propensos a causar irritação.

Como posso identificar uma pele sensível?

A pele sensível é aquela mais propensa a vermelhidão, coceira, ardência, descamação e a sensação de "repuxar". Esse tipo de pele reage de uma forma acentuada a estímulo externos ou internos como alimentação, produtos cosméticos, estresse emocional ou mudanças climáticas. Para identificar se caso você se encaixa com esse tipo de pele, busque por um(a) profissional dermatologista.

mulher - básica - protetor solar com cor - outono - Brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pele sensível (Reprodução/Pinterest)

pele mista

E por fim, a pele mista enfrenta o desafio de lidar com duas questões: 1) excesso de oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e 2) as outras regiões da face serem mais secas.

A dica é optar pelo protetor solar com cor que indica em sua fórmula oil-free. Além disso, filtros solares com textura gel-creme são perfeitos para peles mistas e oleosas, pois absorvem rapidamente e não pesam no rosto, sendo ótimos aliados na rotina de skincare.

O que é uma pele mista?

A pele mista possui características divergentes. Especialmente na zona T, ela tem aspecto oleoso e é propensa à acne, enquanto nas bochechas e extremidades do rosto, a aparência é de ressecamento. É necessário ter cuidado para atender às necessidades tão diferentes.

mulher sarda - básica - protetor solar com cor - verão - Brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Pele mista (Reprodução/Pinterest)

Agora que você já tem uma lista de alguns dos melhores protetores solares com cor em mãos, nos conte: qual entrará em sua wishlist, ou melhor, no seu nécessaire?

Você também vai gostar