Quem é Valentina Sampaio, a brasileira que fez história ao estrear no VSFS

por Gabriela Icó

Estamos encantados com a beleza e a passarela cheia de personalidade da modelo Valentina Sampaio, um dos rostos brasileiros que marcou o comeback do Victoria’s Secret Fashion Show nesta terça-feira (16). Com apenas 27 anos, é uma das primeiras angels transgênero, além de ser um ícone da representatividade LGBTQIAPN+, sendo precursora de vários feitos na indústria da moda. Agora, te contamos porque a ativista e modelo cearense merece estar no seu radar fashion.

Engajada com a representatividade LGBTQIAPN+, Valentina e a norte-americana Alex Consani foram as primeiras modelos transgêneros a desfilarem no VS Fashion Show. Além disso, carrega o posto de primeira modelo trans da VS, contratada em 2014. Mas a nordestina leva seu ativismo para além do mundo da moda, estando relacionada com organizações como a Pride Live, dedicada à causa por meio de promoção a conscientização, advocacia social e engajamento comunitário.

Valentina Sampaio veste blazer preto no pódio da Nasdaq, com painel do Stonewall National Monument ao fundo.
Foto: Valentina Sampaio (Reprodução/Instagram)


Nascida em uma vila de pescadores em Aquiraz, interior do Ceará, a modelo — que já foi rosto de campanhas de grifes como Giorgio Armani — começou a fotografar de forma amadora com os amigos durante a faculdade de moda. Os cliques renderam bons frutos: Valentina foi descoberta pelo Instagram, com um convite para a seleção do filme Berenice Procura, o qual protagonizou. Hoje, além de brilhar em capas de revistas, passarelas e campanhas, estuda Arquitetura.

Capa da Vogue Paris com Valentina Sampaio destaca a diversidade e expressão na beleza.
Foto: Valentina Sampaio (Reprodução/Instagram)

Valentina Sampaio foi a primeira mulher trans a estrelar a capa da Vogue Paris, em 2017, e também da Vogue Brasil, em janeiro deste ano. Em entrevista à versão brasileira da revista, contou que sua trajetória de sucesso também teve momentos difíceis. Entre eles, quando já estava vestida e maquiada para fotografar, mas um cliente percebeu que ela era uma modelo transgênero e cancelou o contrato.
De etimologia relacionada ao adjetivo ‘valente’, seu nome foi escolhido por significar força e resistência.

Uma das características da Valentina que chamou a atenção desta fashion writer é a elegância nas entrevistas e vídeos que publica, além da habilidade de alternar entre imagens de delicadeza e carões com traços fortes e sexys, refletindo sua história e personalidade. 

Valentina Sampaio para Victoria's Secret.
Foto: Valentina Sampaio (Reprodução/Instagram)

"A família Victoria's Secret mostrou ao mundo que ser trans é tão excepcional e bonito como qualquer outra pessoa naquela passarela. A inclusão é crucial para o mundo que estamos construindo, e me sinto honrada por desfilar com orgulho, amor e esperança de inspirar a próxima geração", escreveu em um post no Instagram após o desfile. Com 10 anos de carreira, Valentina Sampaio ostenta não só um poderoso portfólio, mas ativismo e muita representatividade necessárias no mundo da moda.

Você também vai gostar