Quem é Valentina Sampaio, a brasileira que fez história ao estrear no VSFS

por Gabriela Icó

Estamos encantados com a beleza e a passarela cheia de personalidade da modelo Valentina Sampaio, um dos rostos brasileiros que marcou o comeback do Victoria’s Secret Fashion Show nesta terça-feira (16). Com apenas 27 anos, é uma das primeiras angels transgênero, além de ser um ícone da representatividade LGBTQIAPN+, sendo precursora de vários feitos na indústria da moda. Agora, te contamos porque a ativista e modelo cearense merece estar no seu radar fashion.

Engajada com a representatividade LGBTQIAPN+, Valentina e a norte-americana Alex Consani foram as primeiras modelos transgêneros a desfilarem no VS Fashion Show. Além disso, carrega o posto de primeira modelo trans da VS, contratada em 2014. Mas a nordestina leva seu ativismo para além do mundo da moda, estando relacionada com organizações como a Pride Live, dedicada à causa por meio de promoção a conscientização, advocacia social e engajamento comunitário.

Valentina Sampaio veste blazer preto no pódio da Nasdaq, com painel do Stonewall National Monument ao fundo.
Foto: Valentina Sampaio (Reprodução/Instagram)


Nascida em uma vila de pescadores em Aquiraz, interior do Ceará, a modelo — que já foi rosto de campanhas de grifes como Giorgio Armani — começou a fotografar de forma amadora com os amigos durante a faculdade de moda. Os cliques renderam bons frutos: Valentina foi descoberta pelo Instagram, com um convite para a seleção do filme Berenice Procura, o qual protagonizou. Hoje, além de brilhar em capas de revistas, passarelas e campanhas, estuda Arquitetura.

Capa da Vogue Paris com Valentina Sampaio destaca a diversidade e expressão na beleza.
Foto: Valentina Sampaio (Reprodução/Instagram)

Valentina Sampaio foi a primeira mulher trans a estrelar a capa da Vogue Paris, em 2017, e também da Vogue Brasil, em janeiro deste ano. Em entrevista à versão brasileira da revista, contou que sua trajetória de sucesso também teve momentos difíceis. Entre eles, quando já estava vestida e maquiada para fotografar, mas um cliente percebeu que ela era uma modelo transgênero e cancelou o contrato.
De etimologia relacionada ao adjetivo ‘valente’, seu nome foi escolhido por significar força e resistência.

Uma das características da Valentina que chamou a atenção desta fashion writer é a elegância nas entrevistas e vídeos que publica, além da habilidade de alternar entre imagens de delicadeza e carões com traços fortes e sexys, refletindo sua história e personalidade. 

Valentina Sampaio para Victoria's Secret.
Foto: Valentina Sampaio (Reprodução/Instagram)

"A família Victoria's Secret mostrou ao mundo que ser trans é tão excepcional e bonito como qualquer outra pessoa naquela passarela. A inclusão é crucial para o mundo que estamos construindo, e me sinto honrada por desfilar com orgulho, amor e esperança de inspirar a próxima geração", escreveu em um post no Instagram após o desfile. Com 10 anos de carreira, Valentina Sampaio ostenta não só um poderoso portfólio, mas ativismo e muita representatividade necessárias no mundo da moda.

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar