As roupas que usamos contam uma história, e quanto mais nos conhecemos, mais interessante e divertido fica o ato de se vestir. Feche os olhos e pense nos seus personagens favoritos de séries e filmes, como eles estão vestidos? Aposto que tem looks específicos que vem à mente, pense nos seus melhores amigos? Também deve ter itens que vocês conectam à eles. Dá para saber muito da personalidade de cada um ao analisar as peças que eles escolhem usar, a cartela de cores… Como não podemos analisar cada um de vocês, decidimos começar essa coluna para analisar os looks dos nossos personagens favoritos e o que dá para perceber sobre cada um e óbvio, como podemos aproveitar esses insights para nossa vida. E a próxima personagem da lista é ninguém menos que Carrie Bradshaw, de Sex and the City.
Carrie Bradshaw era uma autora de livros e colunista e abertamente apaixonada por moda. A série e a coluna tinham o mesmo tema, sexo e a cidade, mas os looks eram partes fundamentais da trama. Carrie não se levava muito a sério e sempre tinha tiradas inteligentes para animar e provocar em um diálogo, seu estilo pessoal também era assim: mesmo quando o look parecia muito doido, sempre tinha alguma inspiração valiosa para roubar. Sua capacidade de transitar por vários estilos e misturar mil referências sem medo de aventura também era reflexo de uma personalidade expansiva, comunicativa e que passeava tranquilamente por vários grupos de estilo e de amigos, sem abrir mão dos clássicos, assim como nada a separava das suas 3 amigas mais fiéis (e Stanford). A liberdade de experimentar e a capacidade de tirar vantagem desse exercício enriquece os looks e a vida também.
O que você gostaria de usar e não tem coragem? Inspire-se em Carrie e tente já.
1. Tenhas marcas registradas: seja pelo colar com seu nome permanentemente no pescoço ou pela predileção por salto alto, Manolos preferencialmente, Carrie mesmo com seu estilo mutável mantinha pilares que carregavam sua identidade, além da atitude, independentemente da tendência que ela estivesse testando na vez.
2. Vestidos minimalistas: do estilo bodycon ao slip dress, apesar da predileção para composições exageradas, ela sabia o valor de vestidos mais simples para looks fáceis e práticos. Quem não lembra do nude dress que ela usa em seu primeiro date com Mr. Big?
3. O poder dos acessórios: lenços viravam top, enfeitavam a bolsa ou eram amarrados ao pescoço. Chapéus e tiaras apareciam com frequência, broches, colares statement, luvas, qualquer item que pudesse elevar e garantir personalidade e deixar os looks de Carrie Bradshaw ainda mais únicos.
4. Aposte no Hi-lo: ela era a rainha do mix de peças de luxo com outras mais básicas. Possivelmente seu look mais icônico, o da abertura com a saia tutu, é usado com regata super clean e cartela monocromática equilibrando o resultado. Carrie sabia os tesouros disponíveis nos brechós e a figurinista da série, Patricia Field, abusava de peças vintage que eram misturadas com itens atuais e trendy. Casacos de tweed super tradicionais faziam companhia para peças desconstruídas, calças oversized eram usadas com tops mais ajustados, itens de inspiração esportiva surgiam com outras de apelo romântico em um "bagunça" que dava muito certo.
5. Quando o sapato faz ou resolve o look: sua verdadeira devoção à sapatos aparece diversas vezes e ela comprovou inúmeras vezes como as produções mais básicas ficam instantaneamente cool com o sapato certo. Mas ainda mais valiosa, é a quantidade de vezes que ela apela para os sapatos nude para finalizar looks cheios de informação.
6. Nenhum receio de misturar estampas ou cores: apesar de mestra no hi-lo, o maximalismo também era marcante e ela era adepta do ˜tudo ao mesmo tempo agora" tão autêntico que composições que soam absurdas funcionavam justamente pela sua confiança para carregá-los.
7. Alfaiataria reinventada: blazer com com tênis esportivo, camisa masculina com cinto, subverter e ousar era parte essencial de suas produções e sua leitura de peças de alfaiataria sempre ganhavam um update com styling criativo.
8. A arte de se vestir para trabalhar de casa: finalizada em 2004, SATC ainda se mantém relevante, vale lembrar que como escritora, sua rotina era precursora nesses tempos de distanciamento social e home office, que ela já praticava desde a época. Conhecida por ser mega fashionista, é surpreendente a quantidade de inspirações de looks confortáveis indo de camisetas com estampas divertidas até modelos de loungewear, bermudas boyfriend, jardineiras, cardigans oversized…Prato cheio para roubar mil referências e replicar nos nosso próprios looks comfy.
Qual o look da Carrie Bradshaw é o favorito de vocês?