As roupas que usamos contam uma história, e quanto mais nos conhecemos, mais interessante e divertido fica o ato de se vestir. Feche os olhos e pense nos seus personagens favoritos de séries e filmes, como eles estão vestidos? Aposto que tem looks específicos que vem à mente, pense nos seus melhores amigos? Também deve ter itens que vocês conectam à eles. Dá para saber muito da personalidade de cada um ao analisar as peças que eles escolhem usar, a cartela de cores…como não podemos analisar cada um de vocês, decidimos começar essa coluna para analisar os looks dos nossos personagens favoritos e o que dá para perceber sobre cada um e óbvio, como podemos aproveitar esses insights para nossa vida. Para comemorar os 25 anos do lançamento de Clueless, nossas pautas da vez são as melhores amigas, Cher e Dionne, interpretadas por Alicia Silverstone e Stacey Dash. Vamos relembrar o legado fashion dessa obra atemporal que gera desejo até hoje.
Apesar de ter todas as características dos típicos filmes de High school americana, a história é uma adaptação livre do livro “Emma”, clássico de Jane Austen, mas que inovou ao trazer a trama, originalmente escrita e ambientada em 1800, para os tempos modernos com roupagem atualizada, linguagem conectada e muitas referências da cultura pop. Irreverente, inteligente e desafiando esteriótipos, não se deixe enganar pela aparente leveza do roteiro.
Se Cher tem muito a evoluir em diversos quesitos - quando a conhecemos ela é mimada e completamente clueless, como já anunciado no título- seus looks, já de início, são impecáveis. Dionne é ainda mais ousada, mas igualmente estilosa, e seus estilos são complementares: ambos divertidos, femininos e com bastante personalidade.
Sabemos que a moda é cíclica, mas é realmente impressionante constatar tantas tendências do filme que continuam incrivelmente relevantes: Do estilo preppy ao xadrez, passando por alfaiataria, minimalismo adaptado, acessórios de cabelo, bolsas mini (será que Jacquemus usou como referência para criar sua bolsa hit, a "Le Chiquito"?), são inúmeras as produções que remetem aos tempos atuais.
As duas melhores amigas são tão inseparáveis que não tivemos coragem de escolher uma só para analisar. A seguir 9 lições de estilo para roubar da dupla de Clueless já:
O conjunto tartan amarelo usado por Cher é um dos looks mais icônicos da história do cinema, acompanhado pelo modelo preto e branco de Dionne, elas demonstram que apesar do apelo mais “certinho”, com styling dá para transformá-lo em item de desejo independentemente do seu estilo.
Um dos melhores looks do filme é o vestido de veludo vinho de Dionne usado com camisa branca por baixo, mas a peça também faz parte de vários outros looks: com colete e saia mini, transparente, de manga curta, abotoada até em cima com blazer e meia 7/8. Para relembrar como o item pode ser aproveitado de mil formas diferentes.
Boinas, tiaras, chapéu tipo pescador, grampos enfeitados, scrunchie, bandana, as possibilidade são infinitas e dá para lotar a pasta de inspirações do Pinterest com a quantidade de itens para o cabelo que aparecem no filme. Eles são instrumentos poderosos para levantar qualquer produção.
Golinha polo, saia plissada, colete, suéters, na descrição tudo soa meio sem graça, ou muito colegial, mas as bffs combinavam as peças de apelo conservador com maquiagens divertidas, acessórios especiais e muita atitude.
Dionne adorava peças marcantes, sua saia vermelha de verniz poderia estar nas araras de uma loja agora. O conjuntinho de cetim preto é outro highlight. Ousar na escolha de tecido e experimentar misturar texturas diferentes é maneira certeira de adicionar dimensão aos looks.
Cher está longe de ser exemplo de estilo clean e minimal, mas sabe reconhecer o valor de peças de linha simples e caimento perfeito. Os vestidos escolhidos para dates com Christian, como o inesquecível Calvin Klein branco, são provas irrefutáveis.
Bermuda de ciclista, bandana, sobreposição, macaquinho, o filme é recheado de ideias ótimas para dar um toque pessoal à moda athleisure.
Sobreposições são onipresentes nas composições das amigas e ficam ainda mais interessantes quando aliadas à peças de tecido transparente, como as camisas usadas por cima de regata de tiras fininhas (o crucifixo empresta um ar gótica glam) ou por baixo de coletes.
A peça é tradicional, mas a sua forma de usar não precisa ser. Em cor vibrante e usada com jeans baggy (Dionne) ou com detalhe de pelúcia na manga (Cher) sobra inspiração para fugir do óbvio e incluir o item no guarda roupa.