As roupas que usamos contam uma história. Feche os olhos e pense nos seus personagens favoritos de séries e filmes, como eles estão vestidos? Aposto que tem looks específicos que vem à mente. Pense nos seus melhores amigos? Também devem ter itens que vocês conectam à eles. Dá para saber muito da personalidade de cada um ao observar as peças que eles escolhem usar, a cartela de cores, os acessórios… Nessa coluna, a cada edição, analisamos o estilo de alguns dos nossos preferidos da ficção, investigando quais mensagens eles passam através de suas produções e óbvio, como podemos aproveitar esses insights para nossas vidas e guarda-roupa. Nossa pauta da vez é Rachel de Friends, personagem de Jennifer Aniston na saudosa série dos anos 90 que, inclusive, tem todas temporadas disponíveis na Netflix.
Friends saiu do ar há mais de 15 anos, mas dispensa apresentações, ao longo de suas 10 temporadas era campeã de audiência, deu start na carreira dos 6 protagonistas os transformando nos atores mais bem pagos da TV na época (eles chegaram a ganhar 1 milhão de dólares por episódio!). Nos últimos tempos, voltou a ter destaque, já que toda um geração descobriu a série pela primeira vez através das plataformas de streaming. O programa faz parte da cultura pop e aposto que vocês já se depararam com memes e gifs das situações hilárias em que os personagens se metiam. Longe de ser perfeita, o conteúdo das piadas muitas vezes era problemático e a falta de representação latente, tem um fator que é indiscutível, o estilo irresistível e mega acessível das 3 mulheres com o jeito hippie/irreverente/direto dos anos 70 de Phoebe, bem 90’s e mais clássico de Monica e o bom gosto trendy de Rachel que passou por uma evolução, começando a história como uma garota tentando descobrir o que queria fazer da vida (sua primeira aparição é a bordo do vestido de noiva!), até virar executiva fashion da Ralph Lauren. Seus looks acompanharam essas fases e hoje vamos explorar como.
Jennifer Aniston foi alçada ao posto de estrela durante o período e a personagem era ícone de moda, o corte de cabelo de Rachel de Friends foi febre nos anos 90 e o fato que a personagem é referência até os dias de hoje prova o quão inspiradores eram seus looks. Ela passa uma boa parte do tempo em um processo de autoconhecimento e isso é refletido em suas escolhas, as mudanças na época também são evidentes e é uma ótima forma de acompanhar o cenário de moda da década. Nas primeiras temporadas a influência grunge aparece com frequência, no início dos anos 2000 conferimos a cintura baixa, a calças cargo, além de assistirmos o crescimento dela que vai de um mood mais jovial até aderir à alfaiataria e composições sofisticadas. Abaixo 8 lições inspiradoras para roubar de seu estilo:
Nas primeiras temporadas ela adora o comprimento mais curto usado com cardigans e coletes e opta pela peça em opções diversas, do estilo College xadrez com meia branca ou tênis baixinho. Sua predileção continua ao decorrer do tempo e a bota de cano longo vira a companhia favorita.
Truque de styling super 90s que ela amava fazer, das camisas amarradas por cima da regata, até slip dress com camiseta, chegando à vestido por cima da calça e peças transparentes sobrepostas com lingerie.
Uma das peças que ela mais usava em situações relax, o modelo em jeans surgia com frequência em versão calça, short, calça e em cores variadas. O ápice do conforto nos looks da personagem Rachel de Friends.
Estilo sobretudo em couro, de pele fake colorida ou em tecido mais leve, o comprimento deixa a roupas instantaneamente mais sofisticada.
Parte essencial do seu guarda-roupa, blusas do tipo a acompanharam durante toda a série, das opções sem manga coloridas até as suéteres justinhos ou em materiais como veludo.
Moletons com carinha vintage, camisetas com frases, calças largas de material confortável, joggers, leggings, seus looks nos momentos livres eram super cool e ótimos para inspirar na hora de eleger roupas que priorizam o conforto.
Com shapes clássicos, mas explorando a cartela de cores, ela desfilou uma quantidade alta de opções com corte impecável, mas que tinham detalhe especiais sejam uma fenda, tons diferentes como verde menta ou vermelho… dá vontade de roubar todos.
Quando virou executiva na Ralph Lauren, seu estilo passou por um upgrade e resultou em várias ideias ótimas para quem trabalha em ambiente que exige looks mais sérios. Calças cropped com sapato masculino, blazer alongado, blusas com estampas ou texturas, ela sempre trazia elementos para enriquecer. Um dos seus truques favoritos era não abotoar e nem dobrar a manga da camisa social o que resulta em um detalhe que traz personalidade à composição.