Rotina de skincare para Crianças e Adolescentes: o que é permitido?

por Inaê Ribeiro

Há alguns meses o TikTok foi tomado por crianças e adolescentes mostrando suas rotinas de skincare repleta de passos e ativos extremamente fortes ou desnecessários para a idade. Por aqui, nós até trouxemos a discussão, analisando tudo sobre o fenômeno.

Durante a nossa conversa, falamos que, além dos possíveis males à pele jovem, não podemos ignorar o desejo dessas meninas em ter uma rotina de skincare. Então, seguindo nosso pensamento, convidamos o dermatologista Dr. Daniel Dziabas, especialista em beleza natural e envelhecimento saudável, para pontuar quais são as reais necessidades da pele infantil e quais ativos são bem-vindos nas rotinas de cuidados dessas jovens mulheres.

@therealdoll.sky - pele-negra-jovem-criança - rotina de skincare - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @therealdoll.sky (Reprodução/ Instagram)


Existe uma idade certa para iniciar uma rotina de skincare?

D.S.: O cuidado com a pele de uma criança começa desde o nascimento, através da higienização e hidratação. No entanto, uma rotina de produtos não é necessária, a menos que a criança tenha alguma condição como dermatite atópica, em que, mesmo antes dos 12 meses, ela já precisará seguir uma rotina de cuidados com bastante hidratante e alguma pomada para tratar a condição.

@skinbylottie - cuidados-pele-skincare - rotina de skincare - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @skinbylottie (Reprodução/ Instagram)

Quais cuidados com a pele crianças e adolescentes podem manter?

D.S.: Além da higienização e hidratação, após os seis meses de idade, o uso de protetor solar é necessário e deve ser incorporado na rotina de skincare de adolescentes e crianças. Caso haja uma grande exposição solar, pode-se associar o uso do fotoprotetor à vitamina C potencializando o efeito antioxidativo. Não é necessário introduzir um novo produto, mas sim buscar por filtros solares que contenham esse ativo em sua fórmula.

Melodie Perez - skincare-beleza-criança-adolescente - rotina de skincare - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Melodie Perez (Reprodução/ Instagram)

O que fazer quando essas meninas começam a interessar por esse universo?

D.S.: Mais do que evitar comprar produtos porque seus filhos estão sendo influenciados na internet, é importante explicar a função de uma rotina de skincare, identificar as necessidades das crianças e pré-adolescentes através de consultas com dermatologistas e comprar apenas os produtos recomendados pelo médico, como sabonete, hidratante e protetores solares.

@glamwithdarcey - beleza-criança-adolescente - rotina de skincare - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @glamwithdarcey (Reprodução/ Instagram)

Quando a rotina deve começar a ter mais ativos e produtos?

D.S.: A partir dos 20 anos, começamos a ter perda de colágeno e qualidade da pele. Portanto, nessa idade, pode-se iniciar o uso de produtos para amenizar falta de viço e outras características causadas pelo envelhecimento natural. Antes disso, pode-se utilizar ácidos em adolescentes somente sob prescrição médica para tratar cravos e espinhas.

Você, que nos lê agora, é mãe ou convive com alguma mulher jovem? Compartilhe este conteúdo. E se você for essa jovem, conta pra gente como é a sua rotina de cuidados com a pele. Vamos adorar saber!

Você também vai gostar