Saia colegial, gola polo e sapatênis: entenda a febre do estilo preppy

por Izabela Suzuki

Se você gosta de Gossip Girl - original ou reboot -, ou já assistiu algum filme com a temática de escolas privadas, então em algum momento você se deparou com o estilo preppy. Mas afinal, sobre o que se trata essa tão reproduzida estética e por que estamos tão obcecadas por ela? Saia colegial, gola polo e gravatas são alguns elementos fortemente presentes nas roupas preppy e seu significado é nada mais, nada menos do que "estilo preparatório", ou seja, todas as roupas são inspiradas em uniformes de escolas privadas mundo afora. 

E apesar das roupas serem inspiradas nessa estética colegial, nos meados dos anos 70, a tribo dos preppies era composta por jovens de famílias ricas de alto nível social ou econômico. E não somente os looks engomados acompanhavam essas pessoas, mas também o comportamento, que valorizava o status quo e o lifestyle. Então, também era muito comum que essas roupas fossem associadas com esportes como tênis, polo e golfe - Tommy Hilfiger que o diga. 

Entretanto houve um período forte de democratização dessa estética e, atualmente, ela está mais relacionada com um estilo de se vestir do que com um status em si. E um dos responsáveis por reviver essa tendência é a Geração Z, que apesar de trazer elementos mais desconstruídos e despojados nos looks, combinando um visual mais "arrumadinho" com o streetwear, ainda mantém a essência das roupas, olha só:

Miquela - tricot Philophy - saia colegial - inverno - sentada em um banco - https://stealthelook.com.br
Foto: Miquela (Reprodução/Instagram)

Com exceção da Tommy Hilfiger que já é fortemente conhecida por suas roupas mais preppies, uma das grifes que anda adotando esse visual é a Philophy. A marca apresentou toda uma coleção de outono e inverno 100% inspirada em uniformes colegiais de décadas passadas. Elementos como patches e broches foram incluídos em todas as roupas e a passarela foi tomada por uma onda de boinas, tricôs, saia colegial e coletes. E, inclusive, Lorenzo Serafini apostou até mesmo na influencer digital Miquela como uma forma de comunicação com as novas gerações. 

Megan Fox - tricot listrado versace e camisa oversized - saia colegial - verão - andando na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Megan Fox (Reprodução/Instagram)

Quem foi vista desfilando por aí com um look mais despojado - porém com elementos da aesthetic preppy -, foi a atriz Megan Fox, que apostou na camisa social oversized com um cardigã da grife Versace por cima. O toque mais engomado do look fica por conta da gola aparente por cima do tricô e o brasão bordado também.

Sofia Coelho - saia colegial xadrez, cardigan e camisa branca - saia colegial - Outono - em pé na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Sofia Coelho (Reprodução/Instagram)

Algumas fashionistas levam a tendência bem a sério e chegam até mesmo a simular uniformes completos, com direito a saia colegial xadrez, mochilas e loafers na mesma paleta de cores, dando a sensação de terem saído diretamente de uma escola privada norte-americana.

Kellie Brown - vestido azul plissado, tiara e cardigan verde - saia colegial - verão - em pé na casa  - https://stealthelook.com.br
Foto: Kellie Brown (Reprodução/Instagram)

Nós apostamos que você já conhece o tradicional vestido de cheerleader e sim, essa peça também pode ser vista em muitos looks preppy. Outras duas características bem fortes dessa estética é o cardigã amarrado nos ombros e a tiara - constantemente vista em Blair Waldorf, personagem símbolo desse visual.

Jihoon Kim - cardigan rosa, saia e mocassim - saia colegial - inverno - em pé na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Jihoon Kim (Reprodução/Instagram)

Uma curiosidade que vale a pena ressaltar é que o estilo preppy é muito similar e compartilha de diversos elementos do old money style - traduzindo de forma literal, dinheiro de herança. Uma trendy que vem crescendo muito nos últimos meses especialmente dentro do TikTok. Essa obsessão que a nova geração traz tem muito a ver com o tipo de conteúdo consumido em plataformas de streaming como The Crown e Bridgerton também. 

TyLynn Nguyen - tricot polo e calça loose - saia colegial - inverno - foto na frente do espelho - https://stealthelook.com.br
Foto: TyLynn Nguyen (Reprodução/Instagram)

E nem só de saia colegial se vive essa estética, as calças também são bem-vindas, porém, ao contrário da estética Y2K que pede por calças wide leg ou destroyeds, aqui, os modelos mais retos - e até mesmo skinny - contemplam o visual. Sem falar, é claro, na tradicional gola polo, que por muitos e muitos anos foi considerada uma peça voltada apenas para esportes ou em ocasiões muito sérias. Hoje, depois da sua explosão nas Olimpíadas, as polos passaram a ter outro significado. 

Kia Marie | @thenotoriouskia - saia tenista, blazer oversized e tenis - saia colegial - Primavera - em pé na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Kia Marie | @thenotoriouskia (Reprodução/Instagram)

Os coletes de tricô ajudam a evidenciar mais ainda o visual e quando combinados em um mesmo look com saia colegial, tênis e meias aparentes, o resultado é uma produção estilosa e fácil de ser usada. O blazer oversized entra como um elemento despojado e com aparência mais cool, já que, normalmente os blazers dessa estética costumam ser mais encorpados e acinturados.

Você também vai gostar