Nem kitten heels, nem sola tratorada: o próximo passo nas tendências de calçados são os sapatos flat — ou seja, modelos com solado quase inexistente, que se aproximam da sensação de andar descalça. E não dá nem para dizer que não vimos isso chegando. Desde a febre das sapatilhas de bailarina da Miu Miu até os loafers ultrafinos da The Row, os calçados começaram a perder altura e ganhar leveza, cada vez mais “com os pés no chão”, quase de forma literal.

os sapatos flat nas passarelas
Desde 2024, ainda de maneira tímida, o solado flat começou a ganhar força nas passarelas. Surgiu na Jacquemus e Simone Rocha, e depois se consolidou em marcas como Prada e Dries Van Noten. Inclusive, Harry Styles é fã declarado dos sapatos da grife belga e dos modelos mais retos, reforçando a estética também fora das passarelas.

Os tênis dessa vez remetem quase a sapatos de boliche, mas sem o solado robusto que garante estabilidade. Ao mesmo tempo, outros modelos roubam a cena: mules, sapatilhas e até versões que lembram as clássicas alpargatas. Calvin Klein e Celine também entram no jogo com interpretações minimalistas que, aos poucos, vêm reconquistando celebridades e fashionistas.
Além da variedade de shapes, os materiais também se destacam. Dos tecidos acetinados aos couros texturizados mais estruturados, o flat surge em múltiplas leituras.

o sapato flat nas celebs
Kendall Jenner, que já é conhecida por seus looks minimalistas e cheios de peças curingas, é uma das adeptas da sapatilha flat preta de bico amendoado — um modelo que funciona praticamente com qualquer produção.
Leia mais: Eu sou apaixonada pelo armário cápsula da Kendall Jenner e seus looks

Na mesma linha de visuais ultracuringas e estilosos, Jennifer Lawrence é fã assumida de conforto e casualidade — e, nos pés, não seria diferente. Os modelos flat entram como extensão natural de seu guarda-roupa descomplicado.

Já Lola Tung é daquelas que não tem medo de ousar. Para equilibrar o minivestido, os tênis flat aparecem como escolha interessante, trazendo um contraste moderno e inesperado.
Leia mais: Lola Tung é uma das it-girls mais descoladas do momento e podemos provar

Por fim, Harry Styles — antes mesmo de migrar para Dries Van Noten — já apostava nos queridinhos Re-Nylon da Prada, deixando todos os radares ligados para a tendência.
como usar no dia a dia
Dos looks neutros às produções mais elaboradas e cheias de cor, os sapatos flat entram como complemento estratégico — ou seja, presentes, mas sem roubar a cena. Da alfaiataria ao paetê, sapatilhas e tênis provam que funcionam perfeitamente nos visuais do dia a dia. E se você já amou a tendência, pode comemorar: logo abaixo separamos os melhores modelos para você roubar.
