Tem um certo sapato polêmico ganhando força nas redes sociais, você consegue adivinhar qual é? Não, não estamos falando das sapatilhas e nem das Tabi boots. O assunto da vez não é exatamente um modelo específico, mas um detalhe incomum: o bico quadrado. Isso mesmo, em vez do acabamento arredondado padrão, os sapatos das fashionistas estão mudando a sua geometria, por assim dizer.
Claro que o bico quadrado não é, necessariamente, uma novidade no mundo da moda. Embora a sua história seja meio nebulosa, acredita-se que ele tenha se tornado popular no Ocidente por que Henrique VIII, rei da Inglaterra, usava o modelo. Muitos anos depois, no século 19, esse formato de calçado passou a ser associado aos dançarinos, especialmente bailarinos; na década de 40, ganhou tração nos pés das mulheres que saíram ao trabalho durante a Segunda Guerra Mundial enquanto os homens estavam no campo de batalha; e nos anos seguintes, tanto 50's quanto 60's, o bico quadrado se manteve em alta como símbolo feminista, de um sapato marcante e pesado nos pés femininos.
Avançando mais na história, chegamos aos tempos atuais, onde esse sapato polêmico ganhou ares fashionistas nas passarelas de Jacquemus e da Prada, e nos lançamentos hit da Acne Studios e da Nodaleto, para citar algumas marcas que apostaram - e acertaram em cheio - no acabamento recentemente. Isso sem contar as Tabi, sensação do universo fashion e que ainda têm um quê de estranheza a mais, os dedos divididos.
Mas será que essa tendência polêmica fura a bolha conceitual e chega ao nosso look do dia? É isso o que nos perguntamos também, por isso pesquisamos e trazemos agora algumas produções para você ponderar, se inspirar e dar o seu veredicto ao final da matéria.
Assim como no século 19 a referência para essa tendência polêmica era o balé, a dança também é inspiração principal para a sapatilha rosa de bico quadrado do look acima. Para acentuar a delicadeza do sapato, a influenciadora apostou em mais detalhes coquette, como a meia rendada com babados.
Leia mais: Os laços prometem ser a tendência ultrafeminina que vai bombar em 2024
Por falar em Jacquemus, aqui está o sapato polêmico da marca francesa em ação, ou melhor, nas ruas. A combinação é mais romântica; repare na silhueta bufante da blusa e nos acessórios em formato de cerejas, bem girly.
E essa tendência polêmica não se restringe às sapatilhas. As botas também ganham o bico quadrado, como nesse look onde o tom do sapato se confunde com o da calça, criando a sensação de silhueta alongada.
Um dos modelos que mais se valem do bico quadrado é o Mary Jane, aquele tipo de sapatilha com uma tira no peito do pé. É um jeito de tirar esse calçado romântico da zona de conforto, deixando-o mais moderno.
Leia mais: Por que o sapato Mary Jane é polêmico?
Os loafers ou mocassins também são grandes aliados do bico quadrado. O acabamento incomum deixa o sapato clássico mais interessante e, por consequência, o look todo.
A bota biker da Acne Studios virou febre entre as fashionistas desde a meia-estação até o inverno agora no hemisfério Norte. O seu visual pesado, com ferragens prata, é um contraponto muito legal com peças mais fluidas, como a saia midi branca no caso deste look.
E aí, gostou dessa tendência polêmica? Qual é o seu veredicto? Seja qual for, separamos aqui mais opções de sapatos com o bico quadrado para apostar desde já: