Será que eu devo jogar fora minhas maquiagens vencidas?

por Sofia Stipkovic

É horrível ser uma pessoa que se empolga fácil com produtos de beleza e que simplesmente não consegue usá-los todos os dias. Às vezes, eu esqueço, mas na maioria dos dias eu só não tenho tempo para nada além de escovar os dentes e lavar o rosto. Mães e mulheres cronicamente atrasadas vão me entender. E aí chega aquela temida hora: a de checar a validade dos produtos, e me bate sempre uma dúvida: será que eu devo jogar fora as minhas maquiagens vencidas? E os dermocosméticos então, nem se fala!

Automaticamente, como boa virginiana metódica, o meu instinto me diz que sim. Por outro lado, o meu espírito brasileiro me diz que dá para usar ainda um tiquinho, né, se a cor, a textura e o cheiro não estão esquisitos, por que não? Se você, assim como eu, já se viu (ou se verá, depois deste post) na mesma situação, calma porque eu fui conversar com uma dermatologista, a Dra. Silvia Quaggio, e ela me contou tudo que eu precisava saber.

Into The Gloss - maquiagens vencidas - maquiagens vencidas - Verão - Pinterest - https://stealthelook.com.br
Foto: Into the Gloss (Reprodução/Pinterest)


Primeiro, a pergunta que não quer calar: o que pode acontecer ao usar uma maquiagem vencida? Segundo a Dra. Silvia, irritações na pele, infecções nos olhos e alergias são apenas algumas das consequências possíveis. Isso ocorre porque os produtos vencidos podem ser um "berçário" de bactérias, fungos e outros microorganismos, "podendo agravar patologias como acnes, rosácea, hiperplasia sebáceas."

Portanto, para manter uma pele saudável é melhor começar a avaliar as informações e datas de validade de cada um dos produtos de beleza que você tem em casa.

Chloe - maquiagens vencidas - maquiagens vencidas - Verão - Pinterest - https://stealthelook.com.br
Foto: Chloe (Reprodução/Pinterest)

Eu levantei o questionamento porque estava preocupada com as maquiagens que tenho há anos, e com certeza não estão dentro do prazo. Mas a verdade é que o mesmo pode acontecer com os dermocosméticos da nossa rotina de skincare.

A cautela deveria ser ainda maior com os dermocosméticos. De acordo com a Dra. Silvia, eles podem perder eficácia e, em alguns casos, causar reações adversas na pele, como irritações, alergias ou infecções. "Os ativos podem se deteriorar, comprometendo o real benefício de cada produto", completa ela.

e não são apenas as makes ou produtos de skincare que merecem atenção...

Depois da limpa na sua gaveta de skincare e nécessaire de maquiagem, lembre-se que o cuidado não para por aí. Como você está higienizando os seus acessórios de beleza? "Pincéis sujos acumulam resíduos de maquiagem, podendo também proliferar fungos e bactérias, o que pode levar a irritações e infecções", explica a Dra. Silvia que ainda complementa que o ideal é "lavar os pincéis pelo menos uma vez por semana, utilizando água morna e sabão neutro ou produtos específicos para limpeza de pincéis."

Eu aposto que agora, ao terminar essa leitura, você vai dar uma olhadinha nos seus produtos de beleza e se isso acontecer, minha missão estará cumprida. Afinal, essa matéria pode ter começado com uma dor pessoal minha, mas o meu objetivo é te ajudar também. Então, cuide-se, querida leitora, e não passe hidratante, sérum ou base vencida no seu rostinho!

Você também vai gostar